11 de dezembro de 2010

Bits de inteligência - Categorias

Uma categoria é um conjunto de Bits com características comuns, por exemplo, raças de cachorros. Hão de ser o mais concretas possível. Assim, por exemplo, ao invés de "mamíferos", é preferível "mamíferos herbívoros da África".

O agrupamento dos Bits em categorias favorece a formação de conexões neurológicas, redes de informação no cérebro, que constroem a inteligência e desenvolvem o pensamento e a criatividade.

Ensinar os Bits por categorias acostuma as crianças a serem ordenadas e precisas, a fixarem-se nas características que diferenciam umas coisas das outras para podê-las identificar e agrupar ou separar.

As categorias se classificam segundo o ramo de conhecimento a que pertencem:

- Zoologia
- Botânica
- Fisiologia
- Tecnologia
- Física e Química
- Matemáticas
- Geografia
- História
- Arte
- Literatura
- Música

Dentro de cada um desses ramos é preferível eleger as unidades básicas de informação que as crianças vão precisar na Educação Infantil, Fundamental e Médio para prevenir um excessivo esforço de memorização. Agora seu cérebro possue uma gande capacidade de memorização que irá diminuindo com o tempo.

Além disso, ao escolher as categorias você pode levar em conta:

- O interesse das crianças
- O interesse dos professores
- O ambiente ao redor: tipos de árvores, flores, animais, raças de animais, monumentos, etc. do lugar em que vivem.
- O material e o tempo dos que se dispõem a preparar os Bits.

Nota: Se você usa Bits comprados ou baixados de outra pessoa, o melhor é refazer as categorias para que sejam mais específicas para a sua realidade.

EXEMPLOS

Idéias para fazer categorias das diferentes matérias de conhecimento e para fazer Bits das mesmas:

Zoologia:

- Categorias de animais por famílias. Ex.: raças de gatos, cachorros, cavalos, tartarugas, mariposas, etc., peixes marinhos, peixes de água doce, insetos.
- Categorias de animais por continentes: animais típicos da América do Norte, América do Sul, África, ÁSia, Europa, Oceania, ANtártida. Pode-se tornar estas categorias mais concretas especificando se são aves, mamíferos carnívoros, mamíferos herbívoros, marsupiais, répteis ou peixes.
- Categorias de características de animais: filhotes, tipos de ovos, bicos, asas, garras, patas, etc.

Botânica:

- Categorias de plantas: plantas de hortaliças (ainda que a hortaliça seja conhecida a maioria das crianças não conhecem a planta), plantas de legumes, plantas medicinais, etc.
- Categorias de árvores: frutíferas, ornamentais, etc.
- Categorias de plantas e árvores agrupadas com critérios geográficos (por continentes ou países), ou botânicos (ordem, família, classe, etc.)
- Categorias de características das plantas e árvores: hortaliças (não conhecidas pelas crianças), frutos carnosos (não conhecidos), frutos secos (não conhecidos), legumes (não conhecidos), folhas, flores, etc.

Fisiologia:

- Sistemas do corpo humano
- Órgãos
- Ossos
- Músculos
- Células
- Anatomia animal

Tecnologia:

- Ferramentas
- Barcos
- Aviões
- Foguetes
- Invenções (não conhecidas)
- Inventores
- Alfabeto morse

Geologia:

- Minerais
- Rochas

Química:

- Elementos do Sistema Periódico por grupos
- Os símbolos dos elementos
- Químicos

Física:

- Unidades de medida e seus símbolos
- Físicos

Astrologia:

- Elementos do universo
- Tipos de galáxias
- Galáxias
- Constelações
- Sistemas planetários
- Planetas do Sistema Solar
- Satélites dos planetas

Matemática:

- Números
- Símbolos dos números
- Operações
- Séries
- Figuras geométricas: planas, volumétricas, etc.
- Elementos de cada figura geométrica, áreas, volúmes
- Matemáticos

Geografia:

- Continentes: O contorno de cada continente sem maiores detalhes sobre fundo braço, coloridos de vermelho ou cada continente de uma cor usando, por exemplo, os aros olímpicos.
- Países de cada continente: contorno de cada país colorido de vermelho ou da cor que se coloriu o continente no mapa mundi. Atividade complementar: jogar um quebra-cabeças das nações do continente e reconhecer os países pelo tato, tocando seus contornos.
- Comunidades autônomas
- Estados de um país
- Planisfério
- Oceanos do mundo: seus contornos coloridos de azul no planisfério terrestre
- Rios brasileiros: pintados de vermelho no mapa do Brasil ou se apresenta simplesmente a linha do rio sem nenhum outro contexto.
- Afluentes de cada rio
- Formas de relevo (acidentes geográficos: montanha, vale, deserto, etc.)
- Formas de relevo do Brasil
- Mares do mundo
- Principais rios do mundo ou de cada continente
- Desertos del mundo ou de cada continente: localização ou imagem
- Cordilheiras do mundo ou de cada continente: localização ou imagem
- Vales: Localizacção ou imagem
- Vulcões
- Lugares pitorescos de cada continente ou país: imagens de montanhas, desertos, vales, florestas, cataratas, vulcões rios, etc.
- Bandeiras e símbolos.
- Brasões de países, estados, cidades.

História:

- Personagens importantes do Brasil e do mundo: reis, presidentes, ministros, militares, nobres, etc.
- Heróis
- Descobridores
- Conquistadores
- Quadros de importantes feitos históricos
- Vestígios de grandes civilizações: Pérsia, Grécia, Roma, China, Astecas, Maias, etc.
- Povos da Terra (pigmeus, bosquímanos, beduínos, etc.) e seus objetos.
- Trajes regionais, trajes de época, uniformes, etc.

Arte:

- Arquitetura: igrejas, catedrais, castelos, arcos, pontes
- Esculturas: de um artista determinado, de uma época, de um estilo
- Pinturas: preferencialmente de um mesmo autor ao invés de épocas ou estilos
- Monumentos de uma cidade
- Retratos de artistas: arquitetos, escultores, pintores (não autoretratos)
- Autores , diretores, atores e atrizes de Teatro e Cinema

Literatura:

- Escritores brasileiros: de cada época o estilo
- Escritores estrangeiros: de cada país
- Poetas brasileiros e estrangeiros
- Autores de literatura infantil
- Grandes personagens da literatura universal
- Personagens e cenas da literatua através das pinturas e esculturas do grandes gênios
- Mitologia

Música:

- Símbolos musicais (pentagrama, clave de sol, de fá, mínima, semínima, etc.), notas musicais, pausas, escalas e arpejos, etc.
- Instrumentos musicais: visuais (bits) y sonoros (2 bem diferentes por semana)
- Compositores brasileiros e estrangeiros, de cada umdos estilos, regentes de orquestras, intérpretes, etc.
- Músicos e intérpretes de ópera, jazz, rock, folk, etc.
- Teatros de ópera, auditórios.
- No programa de leitura: palavras próprias da linguagem musical e os nomes vistos nos Bits de música.

Nota: partindo de outros pessupostos teóricos acho importante que todos os bits musicais sejam exemplificados sonoramente quando possível. Por exemplo, não é possível ouvir o conceito de clave de Sol, mas de um crescendo sim. A criança deve ter o máximo de experiência sonora para compor um bom repertório intelectual, não apenas de conhecimento cultural para analisar e contextualizar músicas, mas de vivência que a possibilite criar e expressar-se musicalmente. (nota de minha autoria)

Esportes:

- Esportes e seus objetos característicos (bola, chuteira, trave, campo)
- Desportistas
- Estádios olímpicos, etc.

Obs.: Perceba que enquanto o programa de leitura dá preferência a palavras e categorias conhecidas da criança, o programa de Bits de Inteligência privilegia categorias ainda não conhecidas, justamente para aumentar sua cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário