18 de dezembro de 2010

Brinquedos de madeira

Em dúvida sobre o que comprar de presente para o natal?

Que tal experimentar brinquedos de madeira? Eles são despretensiosos, aparentemente simples, mas ao longo de milênios despertam interesse, criatividade e alegria nos pequenos. E pra quem acha que só brinquedos caros, com alta tecnologia ou muito elaborados são "bons brinquedos", eu convido a lembrar a própria infância e investigar se, entre os brinquedos favoritos, não estava aquele brinquedinhos meio velho e "sem graça" de pano, madeira, sucata. Pois são justamente esses que conquistam fácil o afeto da criança.

Crianças adoram experimentar, explorar, por isso apertar botoezinhos que fazem tudo por ela pode ser muito limitador (hoje os brinquedos falam, cantam, andam, choram, riem, fazem coco, tem diferentes expressões faciais... o que resta para a criança imaginar?). Isso pode ser especialmente enfadonho para uma criança mais inclinada a tocar que ouvir passivamente: quem já não ouviu ou passou pela experiência de dar um brinquedo caríssimo a uma criança para vê-lo ser desprezado em pouco tempo, ou mesmo ser preterido em favor da caixa de papelão em que veio? Ah, sim, eu já passei por isso. E descobri que errei por ter comprado o brinquedo para mim e não para o meu filho. Pior, há quem compre brinquedos para os outros (verem a marca).

Além disso há um importante dado ambiental: "Se cada criança abaixo dos seis anos recebesse hoje uma versão de madeira de qualidade de um brinquedo de plás­tico que pudesse passar para uma criança mais nova no ano seguinte, o resultado poderia ser uma diminuição de uns 7,7 milhões de plástico enviado para os aterros, por cada ano em que o brinquedo é reutilizado." (Do site Dinheiro e reciclagem)

Soma-se a isso o fato dos brinquedos de madeira não serem tóxicos como o plástico (os bebês podem levar à boca sem problema), não dependerem de pilhas ou baterias, serem mais seguros e duradouros e terem preços acessíveis. São normalmente feitos por mãos, ao menos em algum momento da fabricação, e não só por máquinas. Proporcionam o contato com o orgânico, o natural, e por isso mesmo têm a propriedade de estimular o tato e serem mais agradáveis ao toque que os de plástico (faça a experiência você mesmo! Coloque brinquedos de plástico num saco opaco e de madeira, pano, em outro. A seguir pergunte a uma criança que não sabe o que tem ali dentro qual o melhor de pegar.)

Há pelo menos duas filosofias educacionais que defendem o uso de materiais orgânicos - madeira é um deles - para compôr os brinquedos das crianças.

Montessori
Para a pedagoga cada brinquedo deveria ter uma função educativa e ser estrategicamente deixado ao seu alcance no ambiente a explorar. Assim, os brinquedos fornecem uma imagem concreta dos conceitos - do sistema decimal à estrutura da linguagem -, facilitando a compreensão e desenvolvendo um raciocínio e aprendizado mais agradável. A madeira confere solidez a estas peças de brinquedo.
São formados por caixas para abrir, fechar e encaixar; coleções de cores com vários gradientes; caixinhas de sons; cilindros com diferentes profundidades para encaixar; torres com blocos de múltiplos tamanhos para erguer do maior para o menor; barras com vários comprimentos para pôr em ordem, da mais grossa à mais fina, da mais curta para a mais comprida; outros permitem brincar com pesos, as texturas, formas geométricas, os números e as letras.

Waldorf
Não utiliza materiais artificiais como plástico e aço e evita trabalhar com produtos acabados. Prefere dar à criança um pedaço de madeira para que ela o transforme em brinquedo em vez de comprar um já feito pela fábrica. A criança é quem dá significado ao brinquedo, daí a importância de oferecer brinquedos o mais simples possível para que ela possa exercitar sua capacidade do pensar criativo e formar seu próprio mundo interior, a partir de vivências que tragam em si verdades e conhecimento sobre o mundo. Vale a pena pesquisar sobre a concepção de brinquedo nessa filosofia, onde o brincar é levado muito a sério e procura humanizar o mundo que cerca a criança.


Onde encontrar?
Os materiais específicos dessas pedagogias você vai encontrar com preço saldadinho. Mas basta se informar e procurar, mandar fazer ou fazer você mesmo similares.
É comum achar brinquedos de madeira em centros de artesanato. Aqui pelo Nordeste é o que mais tem em feirinhas para turistas.
Mas se você prefere opções online, tem a La malle magique, A Brinq Mania, a Kits & Gifts, e a Jogos de Minas. Não estou ganhando jabá pra fazer propaganda não, mas se uma dessas lojas quisesse me mandar uns brinquedinhos por indicação, eu aceitaria de muito bom grado kkkkkkkkkkk Sou fã de carteirinha de todas quatro.

Leia mais
Sobre a história cultural do brinquedo.

7 comentários:

  1. Menina, teu blogue tá ficando cada vez melhor. A barra lateral tá linda, com essas dicas de livros e de sites. Adorei! Ah, só pude enviar hoje o teu CD. Espero que não te importes.

    Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog e esse post ficou fantástico, adorei!

    Sempre que posso eu compro brinquedos de madeira para meus priminhos, é ótimo!

    E vou dar uma dica, tem uma loja virtual que eu sempre compro e nesse mês os brinquedos de madeira estão na promoção!!! Tem uns iguais a esse da foto do seu post! Vale a pena conferir, pois adoro aquela loja de brinquedos e livros

    http://www.pirlimpimpimbrinquedos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda!
    Obrigada pelo elogio e pela dica. O site já está nos meus preferidos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tem uma loja nova (on line) de brinquedos artesanais e de madeira com preços bem acessíveis.
    Essa semana tem sorteio de um brinquedo. Vale a pena conferir!

    www.reinokids.com.br
    www.facebook.com/reinokidslojavirtual

    ResponderExcluir
  5. A www.turmadopililito.com.br também trabalha com linhas exclusivas de brinquedos educativos ... todos em madeira e produção nacional, certificados pelo Inmetro. Vale a pena conferir! =D

    ResponderExcluir
  6. visitem a pagina da brinqueco no facebook. Nós trabalhamos na fabricação de brinquedos em MDF. em formato de cartelas para a criança montar e brincar. vem com adesivos, roupinhas de papel, acessorios e receita de tinta caseira.
    produção nacional, dentro das normas da unesco e certificado do inmemtro.

    ResponderExcluir
  7. visitem a pagina da brinqueco no facebook. Nós trabalhamos na fabricação de brinquedos em MDF. em formato de cartelas para a criança montar e brincar. vem com adesivos, roupinhas de papel, acessorios e receita de tinta caseira.
    produção nacional, dentro das normas da unesco e certificado do inmemtro.

    ResponderExcluir