10 de dezembro de 2010

Livrinhos método fônico

Afora toda a discussão sobre qual a melhor forma de se alfabetizar crianças, o método fônico tem sido usado em associação por muitas pessoas que usam o método Doman, e isso tem dado bons resultados. Na realidade hoje raramente uma professora utiliza apenas um ou outro método. O Construtivismo tem muito a colaborar com o ensino/aprendizagem, e acredito ser totalmente viável utilizar o método fônico dentro de uma orientação construtivista, ou seja, levar em consideração a realidade da criança e o seu prazer em construir o conhecimento. Um pouco de flexibilidade, para mim, encerra a questão.

Para quem já se decidiu pelo método fônico os livrinhos abaixo podem ser bastante úteis. Não precisa ler tudo, nem todos os dias, mas de vez em quando imprimir um e dar para criança pintar, ler e brincar, pode ser uma interessante ferramente didática. São histórias curtas, com frases pequenas e alguns símbolos, que podem ser pinçadas a propósito de um novo bit de inteligênica (por exemplo, ler o livro "Arara azul" na semana do bit de aves brasileiras).

Uma coisa é certa: fui alfabetizada pelo método fônico e ele de forma alguma me tirou o prazer de ler, justamente pelo contrário...

BAIXAR AQUI
122MB
senha: estimulandomeusfilhos

8 comentários:

  1. Oi, Luciana.

    Nossa seu Blog está ficando muito rico de informações. Fiquei impressionada. Olha, é verdade, muitas mães não confessam, mas apelaram para a Fonética, para complementar o método Doman. É o que tenho percebido. Aliás, o método fonético tem se mostrado mais eficaz que o método da palavração. Mesmo com criancinhas de 2 anos. Também fui alfabetizada pelo método fonético. Sempre fui uma leitora compulsiva.
    Agora preciso ir, pois estou louca para baixar os livrinhos do método fônico.

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Eu n sei direito usar o 4shared. Eu fiz o download do arquivo, mas não sei como faço p visuali-lo. Já tenho a conta no 4shared, mas n consta nenhum arquivo lá, eu ainda tenho q pegá-lo com vc, eu n costumo mexer nisso e n exatamente como funciona.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanda!
    Não entendi muito a sua dúvida, mas vamos lá. Se vc já baixou o arquivo, se ele está aí no seu computador (não é necessário ter conta no 4shared para baixá-lo), deve ser algo que termina com a extensão .rar
    Para abrí-lo vc tem que usar um programa chamado Winrar, que você baixa aqui:
    http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm
    Depois de instalá-lo é só clicar duas vezes no arquivo que ele vai abrir a pasta e você só precisa extrair par ao local que achar melhor no seu computador.
    Se ainda assim não conseguir visualizar ou der algum problema no arquivo, volte aqui e me diga o erro e tento ajudar com o maior prazer. Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria muito de ter esses livros mas não consigo baixar. Acho q já estão corrompidos.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida adoro seu blog, olha fiquei muito interessada nesses livros, porém não consegui baixar, solicita atualizar o tablet o que faço? Grata desde já.

    ResponderExcluir
  6. Olá querida adoro seu blog, olha fiquei muito interessada nesses livros, porém não consegui baixar, solicita atualizar o tablet o que faço? Grata desde já.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Andrea e Erica,
    Testei o link e está funcionando normalmente. Para baixar é só colocar a senha mencionada abaixo do link e depois clicar no botão que tem escrito "baixar" com uma nuvenzinha e uma seta para baixo azul. Depois aguarde 20 segundos e vai baixar automaticamente. Você precisa fazer login ou se cadastrar no 4shared para conseguir. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Luciana, estou adorando seu blog e amei esse post. Tentei baixar o livros mas parece que o link está com problemas. está dando o seguinte erro: 'Minilivros para alfabetização.rar' is unavailable.O link para o arquivo que você solicitou não é válido.

    ResponderExcluir