7 de dezembro de 2010

Programa de leitura - categorias de palavras e vocabulário básico

Uma categoria é um conjunto de palavras com significados relacionados:

1 - Substantivos:

- Familiares: mamãe, papai, avô, avó, irmão, etc.
- Os nomes das crinças da sala de aula e dos professores
- Partes do corpo
- Roupa
- Brinquedos
- Outras coisas da criança
- Móveis
- Animais
- Outros substantivos de significado conhecido das crinaças (por exemplo, os de uma categoria de bits já vista, profissões, esportes, etc.)
- Palavras pelas quais estejam especialmente interessadas (por exemplo, desenhos animados ou séries de televisão, cantores, etc.)

2 - verbos no gerúndio e no infinitivo flexionado, a fim de formar frases no segundo passo (Ex.:"Maria está comendo", "João canta", "Mamãe dormiu", etc)

3 - adjetivos:
- Cores básicas
- Termos opostos
- Outros adjetivos de significado relacionado

4 - adverbios

etc.

Dentro de cada categoria as palavras se agrupam de 5 em 5 (igual aos Bits), atendendo a critérios semânticos sempre que possível (exceto para eleger as palavras do vocabulário básico, que serão eleitas das palavras de uso mais frequente pelas crianças), Por exemplo:

- Na categoria de verbos (andando, passeando, caminhando, correndo, saltando)

- Na categoria de adjetivos (alegre, cansado, atento, distraído). No caso dos termos opostos o grupo pode constar de 4 a 6 palavras em lugar de 5 (por exemplo, alto - baixo, largo - estreito)

VOCABULÁRIO BÁSICO

O vocabulário básico consta dos nomes das crianças e mais 50 a 75 palavras que se usam masi frequentemente por eles (substantivos, adjetivos, verbos e advérbios). Na escolha dessas palavras há que se levar em conta que:

- De cada categoria (exceto a dos adjetivos que sejam termos contrários) há que se eescolher um número de palavras que seja múltiplo de 5, pois os grupos são formados tomando-se 5 palavras.

- Essas palavras serão usadas depois para formar os pares de palavras e frases


Para mais sugestões, veja o post sobre categorias de bits de inteligência.

Para saber como organizar as categorias, olhe o post sobre como elaborar uma planilha.

5 comentários:

  1. tou amando a animacao, me inspira amiga, pois estao tao desanimada nesse negocio de ensinar os pequenos. e' a falta de sono, eu acho.

    ResponderExcluir
  2. ola,luciana gostaria desaber se vc tem uma pagina so com as categorias, pois ja fiz bastante bem umas 450 palavras nao posso colocar palavras mais complexas meu filho acabou de fazer 3 anos gostaria muito da sua ajuda. danielacyriaco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. gostaria de ter um contato mais pessoal com vc ,pois sou sua fã. te admiro muito.
    danielacyriaco

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dani, mandei sua resposta por email mas vou colocar aqui também pois pode ajudar outras pessoas. Muito obrigada pelo carinho! Abraços!

    "Nossa, vocês fez muitas palavras mesmo, hein? Mas olha, não precisa mais que isso. Na verdade Doman manda passar para a próxima fase, de pares de palavras, logo que a criança vir 200 palavras. Então você vai usar as mesmas palavras da primeira frases para fazer uma "revisão", só que juntando pares, por exemplo "macaco marrom" (animal e cores). Como seu filho já tem 3 anos, aconselho a não demorar muito mesmo nas primeiras fases, e tão rápido quanto possível, passe para as frases: a melhor forma é pegar as frases de um livrinho que vc quer que ele leia, e começar a trabalhar com o vocabulário desse livro. Ele não terá muita paciência para ficar na fase de palavras por muito tempo!

    De qualquer forma, há uma lista de categorias aqui: http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2010/12/bits-de-inteligencia-categorias.html"

    ResponderExcluir
  5. Cara colega sou mãe de 2 meninas uma de cinco e outra de 2 anos e nove meses, a sofia de cinco já lê, gostaria de saber o que eu ensino para ela, ela anda sem vontade de estudar, como estimula-la.
    Já, Paola a de dois anos como fazer com ela, estou meio perdida pois estou começando a estudar agora o método e não estou conseguindo abaixar as suas tabelas par pegar exemplos, vou fazer quantas vezes no dia e quantos minutos vou levar para cada uma delas pela idade. dricabianco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir