21 de janeiro de 2011

Programa de Música - Método Doman - Parte 1

Traduzido de: ESTALAYO, Víctor e; VEGA, Rosario. Los Métodos para el Desarrollo de la Inteligencia de los Institutos para el Desarrollo del PotencialHumano del Dr. Glenn Doman aplicados a la Escuela. in: Curso práctico de Estimulación Infantil - Método Doman, 2007, Madrid (Espanha). Madrid: Instituto para el Desarrollo Infantil VEGAKIDS, 2007, 58p.

PROGRAMA DE MÚSICA

A experiência sonora naprimeira infância (inclusive desde os cinco meses de vida intrauterina) é determinante parao desenvolvimento das habilidades musicais.

O mestre japonês Shinichi Suzuki temensinado e demonstrado que todas as crianças podem chegar a desenvolver circuitos neurológicos específicos para a linguagem musical.

Portanto, essa capacidadenão é excepcional comosepensacomofrequência. Por exemplo,pode-se educar um pássaro silvestre em seu primeiro mês de vida. de modo que cante bem. fazendo-o viver com outro adulto e bomc antor que seja seu exemplo.

Se durante a primeira infância abundantes sons musicais são percebidos, especialmente se são composições geniais interpretadas magistralmente, a criança poderá adquirir um bom ouvido musical.

PARA EDUCAR O OUVIDO

Escolha uma peça musical com duração entre 3 a 8 minutos aproximadamente de um compositor clássico, por exemplo, e faça com que as crianças escutem 3 vezes ao dia durante 5 dias.

Por exemplo, pode-se trabalhar com um compositor cada mês e dizer, antes de colocar apeça musical, o nome desta, o nome do compositor e a cada dia pode-se adicionar novos dados, como sua data de nascimento e morte, estilo musical a que pertence, o século e ano em que foi composta, os instrumentos que a executam, etc.

Pode-se trabalhar também os instrumentos musicais que soem bem diferentes entre si a cada 5 dias: escolher uma peça de cerca de 5 minutos para cada um desses instrumentos e escutá-la 3 vezes ao dia durante 5 dias.

Os símbolos musicais são ensinados no programa de Bits de Inteligência, na área de Música.

Para mais informação, leia "Educação é amor", do mestre Shinichi Suzuki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário