24 de janeiro de 2011

Como colocar voz nas palavras e Bits do método Doman (Power Point)

Essa é uma dica legal para quem está fazendo o programa de palavras ou Bits deInteliência utilizando o power point. às vezes nos deparamos com palavras técnicas que são escritas em lígua estrangeira (a Música, por exemplo,utiliza muito o italiano), ou queremos ensinar o programa de idiomas mas não estamos muito seguros de nossa pronúncia, ou simplesmente queremos colocar a voz em português mesmo, para que seja possível aplicar o power point na velocidade correta mesmo quando não estejamos presentes.

Seus problemas acabaram kkkkkkk

Essa dica, criada a partir da minha experiência com os ppts, vai te ajudar a colocar a voz nas palavras ou Bits sem necessidade de microfone com a certeza da pronúncia correta, é rápido e fácil. Vamos a passo-a-passo:

1 - Você terá que baixar e instalar o navegador Firefox

2 - Você vai ter que baixar e isntalar um plugin do Firefox chamado FlashGot

3 - Pronto, você fez a parte mais difícil, que só será feita uma vez. Agora abra o site do VOKI. Clique em create your own Voki. No balão "Give it a voice", clique na teclinha cinza com a letra T. Abrirá um pequeno editor de texto. Escreva a palavra ou frase que você deseja, a seguir escolha abaixo a linguagem e o tipo de voz que você deseja. Em português-brasileiro eu gosto muito da voz da Raquel.



4 - Aperte no botão de play para ouvir se está do jeito que você quer e depois clique em "Done".

5 - Clique no botão de play embaixo do desenho animado que você criou. Assim que o desenho terminar de falar sua palavra, vai piscar um ícone embaixo e à direita do seu navegador, um desenho em forma de filme fotográfico. Clique em cima dele.

6 - Na janela que vai aparecer selecione o local onde quer salvar o arquivo .mp3 com o áudio da palavra que você criou. O arquivo será salvo com um número estrambólico como "67d6acd362e3dd2a2878dad39d0e3f41" - é só renomear (F2).


7 - No Power Point: Inserir > filmes e sons > som do arquivo (escolha o local onde salvou o mp3). Selecione "Automaticamente" para o modo como deseja que o arquivo seja iniciado na apresentação do slide. Se não deseja que o ícone de som apareça é só escondê-lo num cantinho fora do slide.

Se você quiser ainda pode se divertir criando personagens no Voki, escolhendo o fundo, acessórios ou aplicando efeitos na voz.

7 comentários:

  1. Lu, que descoberta maravilhosa, eu tinha abaixado um programa chamado sound record, e usava o microfone para gravar a voz, vou experimentar usar este programa que vc indicou.
    Muitissimo obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei bem mais fácil desse jeito, e fica tudo padronizado também. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. olá
    queria gravar as falas em ingles pra minha filhinha e ensinar com imagens como no metodo de leitura ,já que não fala ingles,mas não estou conseguindo!como faço pra salvar?

    ResponderExcluir
  4. Olá, anônimo. O Voki gera um arquivo mp3, e eu salvo como descrevi acima, usando o navegador firefox e o plugin flashgot. Mas com outro navegador ou programa não sei como fazer. Se você me disse onde especificament está encontrando dificuldade talvez eu possa te ajudar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. olá !obridada por responder, não aprece a opção salvar, apenas publicar!este icone tipo filme que você fala acima ,não aprece quando o bicho acaba de falar a palavra!

    ResponderExcluir
  6. O ícone só vai aparecer depois que você instalar o firefox e o flashgot (veja passos 1 e 2). Depois de instalar, abra o endereço da página do Voki no navegador Firefox, clique na aba CREATE e siga os passos 3 a 6. O site do Voki sozinho não salva o mp3.

    ResponderExcluir
  7. ah tá entendi!eu tenho firefox instalado, mas ete outro eu vou instalar !obrigada!bjosss

    ResponderExcluir