27 de janeiro de 2011

Dica para o programa de música - livrinhos com partituras

No programa de leitura de Doman é recomendado aos pais que "leiam uma história diária para as crianças, de pelo menos duas ou três páginas se houver muito texto em cada página. Devem cobrir as imagens e ir ensinando com o dedo cada palara que leem, chamando a atenção da crianças para que a olhem."

No Programa de Música podemos fazer algo análogo. Existem alguns CDs que vem com livrinhos de partituras das músicas contidas nele. Enquanto ouve a música, com a criança em seu colo e a partitura aberta diante de vocês, você pode ir cantando e apontando a nota correspondente da melodia. É divertido e ajudará a ir formando um hábito de leitura musical que será útil no estudo de qualquer instrumento.

Exemplos de alguns CDs com livros de partitura (a melodia gravada garante que você ensinará a nota corretamente):

- Os da coleção Turminha Querubim, da editora Luz e Vida (há até partituras para baixar no site). Quer fazer uma experiência? Baixe o arquivo a seguir: tem músicas, playbacks e partituras.
Musicalizando com a Turminha Querubim.Depois COMPRE, que o livrinho é lindo e sua criança vai amar folheá-lo.

- Os Boxes com 10 CDs da Ciranda cultural,só com cantigas de roda. Pra ter uma idéia da qualidade (vale a pena comprar) você pode baixar online um deles: Músicas - Partituras

- Sem grana? O site Jangada Brasil tem um arquivo com várias cantigas de roda apresentadas com arquivo midi e partitura. Mas pra usar esse você tem que ter certeza que é afinado, hein? Ouvir a melodia e cantar errado não vale! (Depois que baixar o arquivo extraia tudo para um pasta e abra o arquivo .pdf)

Se eu lembrar de mais venho aqui postar. E você sabe de mais algum?

E lembre da regra principal: divirta-se com seu filho!

6 comentários:

  1. Luciana, estou adorando as dicas. Ainda não tenho filhos, mas estou tentando engravidar. Venho sempre aqui.

    Lene

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,Lene!
    Comentários como o seu me incentivam a continuar partilhando idéias. Beijos e boa sorte nas tentativas: me avise quando conseguir, engravidar é sempre uma festa para ser comemorada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, obrigada por compartilhar, eu adoro musica mas sou negada à instrumentaçao, tentei aprender varios instrumentos e nao levei avante nenhum, mas me deu vontade agora de voltar a tocar violao, pelos menos para tocar aquelas musiquinhas faceis com poucos acodes.

    ResponderExcluir
  4. Menina, tu me disseste que ías ficar uma semana sem blogar, e de repente, me deparo com todas essas novidades...

    ResponderExcluir
  5. Júlia, eu acabei vindo postar porque a escola que eu te disse que me fez a proposta acabou me despachando quando eu falei que tinha um bebê... eles preferiram contratar um professor pra o qual não teriam que dar uma bolsa-berçário por um dia, hehehe

    tudo bem, me sobra mais tempo pra aperfeiçoar o método, aplicar com meus filhos e postar kkkkk

    Roby, eu tb tenho que estudar violão, sou uma péssima intrumentista kkkk vou postar mais coisas sobre o assunto para a gente não deixar nossos filhos como nós, né? kkkk Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. As coisas que Deus tem preparado para você são muito mais do que você sonhou ou pediu a Ele.

    ResponderExcluir