18 de janeiro de 2011

Programa de leitura - 2° Passo - Pares de palavras

(Traduzido de "LOS MÉTODOS PARA EL DESARROLLO DE LA INTELIGENCIA DE
LOS INSTITUTOS PARA EL DESARROLLO DEL POTENCIAL HUMANO DEL
DR. GLENN DOMAN APLICADOS A LA ESCUELA")

2º. PASSO: PARES DE PALAVRAS:

Logo que houver ensinado as palavras do vocabulário básico, comece este segundo passo ao mesmo tempo que continua ensinando nova spalavras como no primeiro passo.

É melhor usar palavras que se refiram à realidade em torno das crianças, que evoquem imediatamente a imagem correspondente na mente deles e que provoquem neles emoção, imaginação e interesse.Para tanto, há de se levar em conta os gostos e fixações das crianças [todas as mães sabem que de tempos em tempo eles ficam obcecados por umpersonagem ou um tema - N.T.]. Não obstante, não é necessário que conheçam o significado de todas as palavras.

Forme pares de palavras (substantivo - adjetivo) com as palavras do vocabulário básico e as esvreva em cartões, da mesma forma que fez com as palavras soltas, mas agora as cartolinas devem ser mais largas:60 cm ou a largura necessária para que caiba o par masi largo do grupo.

Agrupe os pares de palavras em grupos de cinco pares cada um e ensine dois grupos 3 vezes ao dia durante 5 dias.

Exemplo:

1ª semana

primeiro grupo:
nariz grande
perna fina
cabelo preto
mão suja
olhos verdes

segundo grupo:
blusa branca
vestido roxo
sapato cinza
luva rosa
elefante amarelo


2ª semana

primeiro grupo:
boneca bonita
cabelo comprido
boca grande
papai alto
leite quente

segundo grupo:
boneca feia
cabelo curto
boca pequena
papai baixo
leite frio

Se observar que cinco pares parece muito cansativo para as crianças, faça 3 grupos de 3 pares cada um.

Para captar a atenção das crianças, você pode usar pares absurdos que divirtam-nas, por exemplo: Elefante amarelo.

Pode ser que as crianças se aborreçam ao 4° ou 5° dia de ver estes cartões. Neste caso, retire os cartões no 3° ou 4° dia e os ensine só duas vezes durante os cinco dias da semana.

Você também pode ensinar expressões de duas palavras, por exemplo, "Bom dia", "Por favor", "Até logo", "Muito obrigado", "De nada", "Que divertido!", "Olá, Maria", "Adeus, Davi". Ensine da mesma forma que os pares substantivo - adjetivo. Utilize expressões que as crianças gostem como "Que bonito!". Ensine antes, nas palavras soltas, os substantivos, adjetivos e, advérbios que as formam.

As preposições, conjunções, artigos e demais palavras de união não precisam ser ensinadas no primeiro passo. São usadas diretamente.

Em todos os passos os cartões (palavras, pares e frases) são escritos corretamente desde o princípio com acentos, maiúsculas, sinais de pontuação, exclamação, interrogação, etc. correspondentes. Você não precisa dar explicações à criança pois ele poderá ver seu uso prático em muitos exemplos e sozinho deduzirá a função de cada um.

Jogo de formar pares:

Com as palavras soltas do vocabulário básico faça dois grupos: um de substantivos e outro de adjetivos. Forme diante das crianças um par e o leia. Forme de 2 a 5 pares e incentive as crianças a formarem pares escolhendo uma palavra de cada grupo. Pare o jogo antes que elas queiram parar. Desta forma sempre desejarão jogar.

Jogue com as crianças o jogo dos pares pelo menos uma vez por dia (alémd e ensinar as palavras e pares correspondentes desse dia). Se as crianças desejarem você pode repetir o jogo tantas vezes quanto elas queiram.


RESUMO: Programa diário do 2º passo

· 5 grupos de 5 palavras soltas novas cada um, 3 vezes ao dia durante 5 dias
· 2 grupos de 5 pares ou expressões, 3 vez ao dia durante 5 dias
· jogo de formar pares, pelo menos 1 vez por dia

3 comentários:

  1. olá!
    amo o seu blog !!parabens!
    li todo o livro ,mas tenho uma duvida que é a seguinte:estou ensinado 3 grupos de palavras soltas,tenho que repetir o primeiro grupo na sequencia até acabar as 3vezes para depois mostrar o segundo grupo?ou não precisa seguir uma ordem?
    e com os numeros também tem que ser assim?na mesma ordem?desculpe tantas perguntas é por que minha nenm tem 1 ano e 4 meses e enjoa muito rapido desta repetição!se puder me responder agradeço!bjão!

    ResponderExcluir
  2. olá!
    vi estes blogs que você deixa o link ao lado, voc~e sabe me informar se tem como copiar estes slides prontos de portugal?

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida! Esqueceu de deixar seu nome :-)
    Obrigada por comentar. Vamos por partes:

    1 - O grupo não precisa ser repetido 3 vezes imediatamente. Recomenda-se inclusive que você faça um intervalo de meia hora entre uma repetição e outra. Então você pode fazer assim: grupo1 + grupo 2+ grupo 3 seguidos, e depois de um tempinho repete essa sequencia, mais um intervalo e repete novamente. Aqui em casa eu faço tudo de uma vez, repetindo 3 vezes o mesmo grupo (o último é misturado), mas porque meu filho aceita bem. Se o seu está dando mostras de impaciência, tente dar um intervalo e mostrar o mais rápido que vc puder. NEsse post tem umas dicas de mostrar palavras:
    http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com/2011/01/programa-de-leitura-como-mostrar-as.html

    2 - Com os números é do mesmo jeito. A terceira vez é misturada, mas vc pode dar intervalos. Tem os bits (pontinhos) prontos aqui: http://contenidos.educarex.es/mci/2007/09/

    3 - Você pode baixar o arquivo flash em português (e outros) aqui:
    http://cprmerida.juntaextremadura.net/index.php?option=com_remository&Itemid=9&func=select&id=8 é só clicar em "descargar"

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir