18 de janeiro de 2011

Programa de leitura - 3° passo - Frases simples

(Traduzido de "LOS MÉTODOS PARA EL DESARROLLO DE LA INTELIGENCIA DE
LOS INSTITUTOS PARA EL DESARROLLO DEL POTENCIAL HUMANO DEL
DR. GLENN DOMAN APLICADOS A LA ESCUELA", Adaptado de "Como Multiplicar a inteligência do seu bebê", de Glenn Doman, cap. 17 "Como ensinar seu bebê a ler")

3º. PASSO: FRASES SIMPLES

Continue ensinando novas palavras como no primerio passo. Forme orações de 2 palavras (nome - verbo, verbo -advérbio) ou 3 palavras (sujeito - verbo de ligação - verbo no gerúndio) comas palavras do vocabulário báscio e as escreva em cartões do tamanho do passo anterior, mas com letras de 5 cm de altura.

Agrupe as frases em 5 orações cada uma e ensine um grupo 3 vezes ao dia durantes 5 dias.

Exemplo:

Corre muito
Anda devagar
Mamãe está bebendo
Papai come
Rafael dormiu

Faça livros de frases simples usando o vocabulário básico. Leia um capítulo do livro 3 vezes ao dia, durante cinco dias.

Os livros são feitos da seguinte maneira:

- As páginas são cartolinas de 20 cm por 45 cm (ou mais largas se for necessário para que em cada folha só haja uma linha de texto), presas com argolas ou espiral de encadernação.

- Só se utiliza a face posterior de cada folha.

- Em uma página se escreve uma frase simples dtirada do vocabulário básico com letras vermelhas de 5 cm, e na página seguinte se coloca a ilustração ou foto correspondente à referida frase.

- O livro terá um ou vários capítulos. E cada capítulo terá 10 páginas (5 de frases e 5 de ilustrações). Uma forma muito fácil de fazer esses livros é fazer fotos de cada uma das crianças fazendo o que indicam os verbos do vocabulário básico."Uma boa idéia é fazer do seu primeiro livro um simples diário de suas atividades" (Glenn Doman)

- Anuncie cada livro com grande alegria e entusiasmo. Depois deixe-os à mão para que as crianças possam voltar a lê-los sozinhas.

Jogue o jogo de formar orações simples: como s verbos do vocabulário básico faça cartões de 7,5 cm na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Faça grupos com estes verbos e outro com os nomes do vocabulário básico (os nomes das crianças, mamãe, papai, etc) que possam ser sujeitos na frase. Forme diante das crianças 3 a 5 frases simples usando uma palavra de cada grupo e leia-as.
Incentive as crianças a formarem suas próprias frases manipulando eles mesmos os cartões. Se as crianças quiserem, você pode repetir o jogo tantas vezes quantas queiram.

Outro jogo possível é o proposto por Glenn Doman na pág. 227 de "Como multiplicar a inteligência do seu bebê". Faça um grupo com os nomes das pessoas ou animais, outro grupo com frases no gerúndio (comendo, dormindo, sorrindo, correndo, etc.) e um grupo com vários verbos de ligação "está". Então é só escolher e formar frases como "Ana está subindo", "Juca está descendo", etc.

RESUMO: Programa diário do 3º passo



· 5 grupos de 5 palavras novas cada um, 3 vezes ao dia, durante 5 dias

· 1 grupo de 5 frases simples, 3 vezes ao dia, durante 5 dias

· 1 capítulo de um livro, 3 vezes ao dia, durante 5 dias

· jogo de formar frases simples, pelo menos uma vez por dia

· momento para deixar as crianças lerem os livros já ensinados, várias vezes na semana, dependendo do número de livros que houver.


Ao invés de 1 grupo de cinco frases e 1 capítulo de livro você pode fazer:
- 2 capítulos de livro ou
- 2 grupos de 5 frases ou
- 3 grupos de 3 orações

Se as crianças se aborrecem no 4º ou 5º día porque já sabem as frases, retíre-as no 3° ou 4° dia ou ensine-as somente 2 vezes durante os 5 dias da semana.

Faça primeiro todas as frases simples que utilizando apenas palavas do vocabulário básico para dar segurança às crianças. Se precisar ficar mais tempo nosegundo passo e já fez todas as combinaçõe spossíveis com as palavras do vocabulário báscio ou se as crianças se aborrecerem por usarem sempre essas mesmas palavras, então use outras palavras que você já ensinou, de preferência as últimas, ou ensine as palavras soltas que queira usar nas frases.

2 comentários:

  1. olá !
    estou ensinando minha filha a ler com o metodo "doman",mas ela só quer ver os cartões ou mesmo power point com son e imagems no maximo 3 dias,se eu insistir no quarto dia ela não aceita mais!só se for uma nova apresentação, então eu acabo fazendo uma nova apresentação,ela tem 1 ano e 5 meses,será que realmente esta aprendendo a ler em tão pouco tempo(3dias)ou apenas se divertindo com as novidades?o que você acha?

    ResponderExcluir
  2. Olá, anônima!
    Crianças adoram mesmo novidade, e isso é um fator bem importante no aprendizado delas. Uma sugestão: no quarto dia, tente apresentar as mesmas palavras de outra forma. Imprima as palavras do power point e mostre a elas "ao vivo", deixe ela pegar os cartões. Cole-os na parede e aponte, mostre objetos concretos (se for possível, como cores, animais de brinquedo, peças de roupa, etc), peça para ela pular em cima das palavras, emfim, crie novas formas de apresentar as mesmas palavras. No material Doman dos Institutos na Espanha, eles recomendam que para algumas crianças 4 dias é suficiente. Mas se vc criar novas formas de apresentar, elas podem querer ver por mais dias as mesmas palavras. TEnte e depois me diga se funcionou!Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir