18 de janeiro de 2011

Programa de leitura - 4° passo - Frases mais longas

(Traduzido de "LOS MÉTODOS PARA EL DESARROLLO DE LA INTELIGENCIA DE
LOS INSTITUTOS PARA EL DESARROLLO DEL POTENCIAL HUMANO DEL
DR. GLENN DOMAN APLICADOS A LA ESCUELA")

4º. PASSO - FRASES MAIS LONGAS

Este passo é similar ao anterior, mas agora nos cartões de frases e nos livros:

- diminua o tamanho das letras
- aumente o número de palavras
- e passe a escrever as palavras na cor preta ao invés de vermelho

Faça-o gradualmente e tendo o cuidado de não fazer mais de uma mudança por vez. Por exemplo, você pode estabelecer os seguintes níveis:

1. Faça frases de três palavas e letas de 5 cm vermelhas;
2. Faça frases de quatro palavras e letas de 5 cm vermelhas;
3. Faça frases de cinco palavras e letras de 5 cm vermelhas;
4. Faça frases de cinco palavras e letras de 3,5 cm vermelhas;
5. Faça frases de cinco palavras e letas de 2,5 cm vermelhas;
6. Faça frases de seis palavras e letras de 2,5 cm vermelhas;
7. Faça frases de seis palavras e letras de 2,5 cm pretas;
8. Faça frases de seis palavras e letras de 2,2 cm pretas;
9. Faça frases de sete palavras e letras de 2,2 cm pretas;

E assim sucessivamente até chegar ao tamanho normal de letra de livro. Você pode ir reduzindo os tamanhos das letras bem pouco a pouco, por exemplo, entre 5cm e 3,5 cm passe pelos tamanhos 4,5 e 4 cm.

Assegure-se de que todas as crianças distinguem bem as palavras após cada nova mudanças, pois o normal é que tenham diferentes níveis de maturação do canal visual. Se notar ue alguma perde a atenção ou não acerta quando você pede para escolher entre dois cartões, volte ao nível anterior.

Tanto nos livros como das frases use cartolinas coma largura necessária para que a frase caiba numa só linha.

As palavras de união (conjunções, preposições, artigos etc.) não precisam ser ensinadas como palavras soltas pois as crianças as aprenderão nas frases.

Não esqueça de formar frases divertidas e absurdas para que as crianças riam e se divirtam.

Jogue o jogo de formar frases aumentando gradualmente o número de palavras. Para isso você precisará fazer uns cartões com as palavras de união a 7,5 cm que não é necessário que sejam ensinadas previamente. Quando houver esgotados todas as possibilidades de formar orações com o vocabulário básico ou quando as crianças se aborrecerem de usar sempre as mesmas palavras, você pode escolher palavras sotlas já ensinadas para adicionar ao jogo de formar frases.

RESUMO: Programa diário do 4º passo




· 5 grupos de 5 palavras soltas cada um, 3 vezes ao dia durante 5 dias


· 1 grupo de 5 frases, 3 vezes ao dia, durante 5 dias


· 1 capítulo de livro, 3 vezes ao dia, durante 5 dias


· jogo de formar frases, 1 vez por dia, pelo menos 2 vezes por semana


· momento para deixar as crianças lerem os livros já ensinados, várias vezes na semana, dependendo do número de livros que houver.




Neste passo também se pode ir reduzindo o tamanho das palavra soltas e passar à cor preta desde que as crianças continuem prestando a mesma atenção e aprendendo as palavras com a mesma facilidade.



DICA
Você pode encontrar maneiras criativas de jogar o jogo de formar frases. Uma delas é fazer um dominó de frases como o da figura abaixo. Se acha que a criança já é capaz de entender a regra do jogo de dominó, escolha suas palavras preferidas e faça seu jogo personalizado seguindo as instruções quando ao tamanho, fonte e cor das letras.

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