18 de janeiro de 2011

Programa de Leitura - Construindo uma planilha

Este post é uma resposta à Roberta, que durante as férias me pediu dicas para fazer uma planilha para usar com sua filhinha. Bem, nas férias não fiz nada com os meus meninos; o próprio Doman desaconselha fazê-lo já que férias e viagens não combinam com rotina. Mas aproveitei para ler bastante e fazer material. Espero que este post ajude à Roberta e a outros pais que estão começando com o método.


Minha primeira preocupação ao começar o programa de leitura foi organizar uma planilha com os temas das palavras a serem trabalhadas. Acredito que isso ajuda bastante na hora de preprar o material (cartões ou power points), pois sitematiza o trabalho e dá uma idéia do universo semântico que seu filho vai adentrar. Não acho que essa planilha deva ser algo rígido demais, pois a idéia é usar palavras que sejam interessantes para a criança, e ainda que eu tenha programado mostrar palavras sobre botânica em determinada semana, pode ser que meu filho esteja mais interessado em dinossauros, por exemplo. De qualquer jeito, ter material previamente preparado é uma mão na roda, mesmo que se façam adaptações. E, provavelmente ao longo do ano, ao se familiarizar mais com o método, você fará. Glenn Domam no livro "Como multiplicar a inteligência do seu bebê", na pág. 208 aconselha a ter pelo menos 200 palavras prontas antes de começar a ensinar seu filho, e ficar sempre na frente, oraganizar-se e até parar se for necessário fazer mais materiais para não cair na tentação demostrar materiais antigos e acabar com o inteesse da criança.

Então vamos lá. Como organizar uma planilha?

Optei por começar definindo meus objetivos. Nomeu caso, eles são voltados para o ambiente escolar, então fiz meu plano tendo em vista um ano letivo de 40 semanas de aula. Sendo assim:

1° semestre

1ª semana - 1 categoria = 5 palavras
2ª semana - 2 categorias = 10 palavras
3ª e 4ª semana - 3 categorias = 30 palavras
5ª a 10ª semana - 4 categorias = 120 palavras
11ª semana - 4 categorias + par de palavras = 20 palavras + 5 pares de palavras
12ª a 20ª semana - 4 categorias + 2 conj. de pares de palavras + 1 conj. frases simples = 180 palavras + 45 pares de palavras + 45 frases simples

TOTAL 1° SEMESTRE
365 palavras
50 pares de palavras
45 frases simples (nas quais estão contidas frases de livros a serem confeccionados)

2° semestre

1ª semana - 1 categoria + Saudações (pares de palavras) = 5 palavras + 5 saudações
2ª semana - 2 categorias + 2 conj. de saudações = 10 palavras + 10 saudações
3ª e 4ª semana - 4 categorias + 2 palavras compostas/expressões/títulos (pares de palavras) = 40 palavras + 20 Pc/Exp./Tit.
5ª a 10ª semana - 5 categorias + 2 conj. de Pc/Exp./Tit. + 1 conj. de frases = 150 palavras + 60 Pc/Exp./Tit. + 30 frases
11ª semana a 20ª semana - 5 categorias + 2 conj. de Pc/Exp./Tit. + 2 conj. de frases = 250 palavras + 100 Pc/Exp./Tit. + 100 frases

TOTAL 2° SEMESTRE
455 palavras
15 saudações
180 palavras compostas/Expressões/Títulos e nomes (pares de palavras)
130 frases de 3 a 7 palavras por frase (nas quais estão contidas frases de livros a serem confeccionados)

Mas que categorias trabalhar com a criança?

Para exemplificar a elaboração da planilha, vou fazer a do 1º semestre com base nas sugestões de Glenn Doman no livro "Como multiplicar a inteligência do bebê". Fiz adaptações conforme os objetivos propostos, mas a linha de pensamento é a mesma.

Se temos de ter 365 palavras, dividi assim:

- As primeiras 15 palavras são as "Palavras gostosas", aquelas mais usadas pelas crianças e que remetem a coisas que elas gostam, que lhes causam prazer. Aí podem entrar substantivos, adjetivos, verbos, o que for, a única regra é elas gostarem das palavras. Por exemplo: papai, mamãe, biscoito, passear, leite, amigo, etc.

- 1ª categoria - Partes do corpo - 30 palavras
- 2ª categoria - Objetos da casa (divididos em quarto, cozinha, banheiro, sala, jardim) e Escola - 60 palavras
- 3ª categoria - Objetos de posse da criança/brinquedos - 35 palavras
- 4ª categoria - Alimentos (frutas, doces, comidas gerais) - 45 palavras
- 5ª categoria - Animais (domésticos e selvagens) - 30 palavras
- 6ª categoria - Ações - 50 verbos no gerúndio (terminam em -ando, indo, endo) e infinitivo flexionado (come, bebe, dormiu, rasgou)
- 7ª categoria - Cores - 20 palavras
- 8ª categoria - Adjetivos opostos - 30 palavras em pares (grande - pequeno, cheio - vazio)
- 9ª categoria - Adjetivos gerais - 30 palavras (você vai precisar de muitos adjetivos para formar os pares depalavras)
- 10ª categoria - Advérbios - 30 palavras

- Para conseguir os pares de palavras você vai utilizar todas as palavras acima já vistas, apenas juntando. Não siga a uma lógica estreita, experimente juntar palavras absurdas (cachorro verde), as crianças adoram! Utilize:
1.Palavras conhecidas
2. Saudações
3. Palavras compostas
4. Expressões
5. Títulos de obras de arte, esculturas, compositores, pintores, lugares turísticos, datas comemorativas, etc

- Para conseguir as frases usar as palavras já vistas e acrescentar "está" + verbo ("Mamãe está dançando", "Rafael dormiu")
1. Utilize cartões para a própria criança juntar e formar frases
2. Quanto as sentenças maiores, de 4 a 7 palavras, os outros elementos da frase (artigos definidos e indefinidos, conectivos) não precisam ser mostrados separadamente, pois a criança vai inferindo seu sentido e significado à medida que os lê ("O cachorro verde comeu a bolacha", "Rafael dormiu com o urso")
3. Livros com frases simples já podem ser cosntruídos. Faça em papel cartão de 20 por 45 cm e utilize frases que falem sobre o dia-a-dia das crianças.

Agora vamos à planilha em si:

Construa uma tabela (eu só uso o word e mal, se você souber usar o excel melhor ainda). Utilize 21 linhas e 3 colunas. Na primeira coluna está a semana letiva, na segunda coluna os grupos de palavras soltas agrupados por categorias, na terceira coluna, os pares de palavras ou frases. Cada linha corresponde a uma semana (lembre que estamos fazendo a planilha para o 1° semestre apenas).




As categorias do segundo semestre e anos seguintes serão mais amplas, você pode utilizar qualquer assunto que sua criança goste, e pode ir introduzindo o programa de Bits, ensinando-a palavras e coisas novas. Na verdade elas amarão conhecer novidades. Modifique essa planilha sempre que lembrar de alguns temas que seriam mais apreciados por seus ilhos, por estarem mais dentro de sua realidade, coisas que eles mostrem interesse em conhecer, e utilize sempre temas bem específicos. No meu caso, "Rios e Mares" eu substituí por "Rios do Nordeste": é mais específico e dentro da realidade deles. Também diminuí a quantidade de palavras em cada categoria para apenas 15, assim as crianças poderão ver mais assuntos diferentes,e temas diferentes chamarão sempre sua atenção. No começo tive dificuldade para pensar em categorias, mas à medida que você vai fazendo a planilha vão aparecendo mais e mais idéias, e eu já tenho categorias de sobra para utilizar nos próximos anos do programa.

Deve-se lembrar que o programa de palavras é um caso particular de bits de inteligência, já que relaciona estímulos visuais e sonoros que se repetem com a mesma frequencia que os bits. Portanto podemos utilizar qualquer categoria dos bits de inteligência para usar no programa de palavras. Veja o post com sugestões de temas.


BAIXE AQUI a minha planilha do ano 1, 1° semestre, do programa de leitura.
senha: estimulandomeusfilhos

9 comentários:

  1. Obrigada, pelo seu tempo em poder compartilhar este teu percurso comigo (conosco).
    Bençaos de luz a ti e a tua familia!

    ResponderExcluir
  2. Querida, muito obrigada por estar deixando tudo bem explicadinho. Eu estava encontrando tanta dificuldade e graças a sua ajuda estou conseguindo organizar e "brincar" melhor com minha filha de 16 meses.
    Fiquei na Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Interessante e muito útil a sua planilha ! Obrigado! Só fiquei com uma dúvida: As categorias de palavras nesse caso devem também com intervalo de meia hora ?

    Por ex, a partir da semana 2: apresento palavras gostosas - aguardo meia hora - apresento partes do corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Fernando, o método ensina que deve ser assim. Abraço!

      Excluir
  4. como baixa a planilha? aparece uma serie de opções mas nenhuma baixa o arquivo para o computador

    ResponderExcluir
  5. Esta dando que o link não é válido!! :( Luciana, tem como publica-lo novamente??

    ResponderExcluir
  6. Luciaaaaaaaaana ...deu link invalido...poderia repostar. Procurei tanto e qdo achei nao ocasião abrir. Bjssssss e obrigada

    ResponderExcluir
  7. Nao saiu meu nome mas me chamo Carol bjsss

    ResponderExcluir
  8. Carol, não consegui achar o arquivo no meu computador para repostar. Vou continuar procurando, se achar, coloco aqui ;-)

    ResponderExcluir