31 de janeiro de 2011

Programa de matemática - 1° trimestre - material e como ensinar

(Traduzido de "LOS MÉTODOS PARA EL DESARROLLO DE LA INTELIGENCIA DE
LOS INSTITUTOS PARA EL DESARROLLO DEL POTENCIAL HUMANO DEL
DR. GLENN DOMAN APLICADOS A LA ESCUELA")

MATERIAL

Cartões (cartolina branca não brilhante de 29 x 29 cm) de 1 a 100 pontos vermelhos (2 cm de diâmetro para serem vistos a 50 cm) dispostos aleatoriamente.

Atrás de cada cartão se escreve o número correspondente.

COMO ENSINAR

De forma semelhante aos Bits, mas os grupos são feitos da seguinte maneira:

1ª SEMANA

Ensina-se um só grupo formado pelos dez primeiros números (como sempre, três vezes ao dia durante cinco dias consecutivos)

Se as crianças NÃO sabem contar até dez, apresenta-se os conjuntos nessa ordem os três primeiros dias e a partir do quarto dia apresenta-se em ordem na primeira sessão do dia, e embaralha-se em pelo menos um das outras duas sessões do dia.

Se sabem contar, desde o primeiro dia os cartões são apresentados em ordem na primeira sessão e são embaralhados em ao menos uma das outras duas sessões do dia.


DA 2ª A 10ª SEMANA

A partir da segunda semana, a cada dia se retiram dois cartões correspondentes ao números menores e substituem-se por dois cartões correspondentes aos números maiores consecutivos.

Os conjuntos só são representados em ordem na primeira sessão do dia, nas outras duas os cartões são embaralhados.

Norma geral: Antes de cada sessão gira-se os cartões para que a posição dos pontos varie a cada sessão.

[Devido a suas particularidades (embaralhar, girar), pode ser mais difícil fazer esse programa usando o power point.NESTE SITE há uma apresentação em flash com todo o programa do primeiro trimestre (e os demais) já prontinho, não deixe de ver para visualizar como funciona. É só baixar o som do computador e falar os números em português. -N.T.]

PS.: Simone, neste site AQUI você encontra a apresentação em power point dos 100 números com pontos (dots) correspondentes a esta fase. Pra fazer os cartões basta imprimir e colar no cartão depois, facilita bastante! Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário