31 de janeiro de 2011

Programa de matemática - Fundamentos

(Traduzido de "LOS MÉTODOS PARA EL DESARROLLO DE LA INTELIGENCIA DE
LOS INSTITUTOS PARA EL DESARROLLO DEL POTENCIAL HUMANO DEL
DR. GLENN DOMAN APLICADOS A LA ESCUELA")

OBJETIVO DO MÉTODO

Oferecer às crianças uma estimulação abundante e sistemática com o fim de lhes dar a capacidade neurológica para a Matemática.


FUNDAMENTOS DO MÉTODO

Todos os fundamentos do método Doman dos Bits e de Leitura são aplicáveis ao programa de Matemática:

- Científicos e Neurológicos:

A capacidade matemática é adquirida com maior facilidade na tenra idade. É mais fácil ensinar matemática a uma criança quanto menor é sua idade.

É urgente ensinar matemática a uma criança o quanto antes pois a capacidade do cérebro para desenvolver circuitos neurológicos específicos para a linguagem matemática se perde com a idade de forma exponencial, e a partir dos 7 anos praticamente desaparece.

A capacidade visual dos pequenos é muito maior que a nossa. Até aproximadamente três anos eles são capazes de distinguir um conjunto de cem pontos de outro de noventa e nove. Essa possibilidade de perceber diferenças entre os conjuntos maiores vai diminuindo rapidamente a partir dessa idade.

Essa capacidade visual é independente das funções oral e escrita. Uma criança écapaz de visualizar quantidades antes que aprenda a expressá-las oralmente e a representá-las mediante símbolos. Portanto, é um erro esperar que uma criança saiba falar e escrever para só então ensiná-la Matemática.

Estimulação infantil:

São usados estímulos o mais eficazes possível, ou seja, baseados no processo de desenvolvimento do seu cérebro, que como se disse no programa de Leitura, vai do concreto para o abstrato.

Portanto, a aprendizagem da linguagem matemática não pode começar com abstrações como são os símbolos dos números, mas com a observação de objetos concretos: os conjuntos de pontos dos cartões matemáticos.

Assim como no idioma as palavras evocam objetos, pretende-se que também os números evoquem os diversos conjuntos de pontos, para que resultem significativos para as crianças. Mais tarde, usando esses conjuntos como referência, poderão entender facilmente as representações numéricas abstratas ou gerais.

Psicologia infantil: a curiosidade inata das crianças

Este método não exclui o emprego de outras técnicas; pelo contrário, é compatível com outros procedimentos como são os blocos lógicos, o ábaco, os jogos de mesa, o material dourado, e qualquer outra atividade que consideremos interessantes para criar um pensamento matemático nas crianças.

[Há que se ter criatividade para explorar o pensamento matemático nas brincadeiras e afazeres do dia-a-dia da criança. É só estar atento às oportunidades. O video abaixo foi feito num momento de brincadeira, quando não havia nenhum planejamento para um "momento matemático". Mas a idéia surgiu e foi aplicada com sucesso. - N.T.]

Um comentário:

  1. MA-RA-VI-LHO-SO !!! Esse é o meu post preferido. Olha só a importância de a mãe ensinar os filhos!
    Onde mais uma criança poderia aprender Matemática dentro de uma piscina, com música e cercado de bolas coloridas? Onde????

    ResponderExcluir