21 de janeiro de 2011

Programa de Música - Método Doman - Parte 2

Traduzido de: ALENKA, in CHILD AND ME, 2002 - 2012. Teach Your Child Music: Doman method, 31 Jul. 2007. Disponível em < http://www.childandme.com/teach-your-child-music-doman-method/ >. Acesso em 21 jan. 2011.

Obs.: As possíveis diferenças de metodologia entre essa parte e a anterior se devem ao fato que na parte 1 fizemos referência a um artigo escrito para empregar o programa NA ESCOLA,e neste trata-se do programa feito para pais. Mas a essência é a mesma.

"De todos os programas [de Doman] que temos feito, este se tornou o mais fácil e mais divertido. De fato, a filosofia de Doman está de acordo com essas poucas coisas que você pode começar a fazer com bebês:

1.Apreciação musical e percepção sonora
2.Desenvolvimento do Ouvido Absoluto
3.Leitura de partitura
4.Ritmo
5.Termos musicais

1. Apreciação Musical e percepção sonora

Bem, este é o mais fácil de todos: apenas coloque música para tocar e divirta-se! E Doman realmente acredita que esta éaparte mais importante do programa musica. Então um pouco mais sobre isso:

•Escolha um compositor que você adora
•Escolha uma peça musical que você gosta: alegre, feliz, dramática...
•Ponha para tocar uma pequena parte da peça (aproximadamente 30 segundos ou menos para bebês pequenos), 3 vezes ou mais por dia. Comece a sessão dizendo o nome do compositor e o nomeda peça musical.
•Depois que estiver tocando dance, bata palmas no ritmo, beije e abrace seu bebê- divirta-se!
•Toque a mesma melodia por uma semana e na próxima semana escolha outro trecho da peça escolhida. No final da semana você pode ouvir a peça inteira. Você também pode escolher uma peça diferente ou inteira.
•Sempre pare antes que seu bebê queira parar!

Nós alteramos um pouco as regras: eu também mostro a figura do compositor, digo um ou dois fatos sobre ele e toco uma composição inteira dele (eu pego peças pequenas, como a Valsa das Flores de Tchaikovsky, da Suíte Quebra Nozes, ou Toreador, da Carmen de Bizet). Nós dançamos,batemos palmas, pulamos pra cima e pra baixo, tocamos com brinquedos ou apenas nos abraçamos. Ou continuamos com nossas atividades - comer, brincar, cozinhar. Agora, sempre que as primeiras notas de uma música de Bach começam a tocar meu filho começa a gritar "Baaaaaaah!!"[kkkk o mesmo que aconteceu no episódio do concerto de piano com meu filho Vinícius - N.T.], ou quando fragmentos de "Carmen" são tocados ele começa a marchar. ComSchuman nós pulamos. Com Schubert nós tentamos bater palmas no ritmo. Com Tchaikovsky nós giramos no mesmo lugar. Muita diversão!

[...] [A autora aconselha a procurar CDs de compositores clássicos para crianças, com arranjos simples e de curta duração. Eu concordo, desde que os arranjos não "estraguem" a peça original. Lembre que uma simples transposição de orquestra para piano já pode esconder muito da genialidade de Beethoven, e crianças apreciam o simples, mas não merecem o simplório. Ela aconselha ainda a ouvir as músicas no carro várias vezes, tantas quanto a criança quiser.- N.T.].


2.Desenvolvimento do Ouvido Absoluto

Toda criança nasce com ouvido absoluto. Então nossas canções desafinadas e total ignorância sobre isso faz com que percam sua afinação perfeita. Ressalvando que eu acho que os benefícios dos pais cantarem junto com os filhos supera a perda de uma afinação perfeita.

O que é ouvido absoluto? É a habilidade para ouvir e discriminar sons individualmente, tal qual eles são. Doman recomendafortemente um programa que ajude a desenvolvê-lo nas crianças.

Você precisará de:

a. Um instrumento perfeitamente afinado, de preferência um xilofone que você possa levar com você a qualquer lugar facilmente [Mas pelo amor de Deus certifique-se de que ele é realmente afinado, pois o que mais existe são xilofones "de brinquedo" extremamente desafinados e altamente nocivos para a percepção musical deles.- N.T.]. Um teclado eletrônico também serve, mas há que se observar o quão portátil ele é.

Exemplo de que tipo de xilofone NÃO usar:b. Para ensinar um recém-nascido, escolha 3 notas, nomei-as e toque-as 10 vezes no primeiro dia, nomeando-as a cada vez que tocar. No dia seguinte escolha três novas notas até haver esgotado todas as possibilidades. Continue realizando essa sequência por 3-4 semanas. Para ensinar uma criança mais velha, toque e nomeie suas 3 notas, 5 - 10 vezes por dia, durante 5 dias. Depois retire uma das notas e adicione uma nova (exatamente como o programa de Bits!)

3. Leitura de partitura

Após ter terminado o treino de ouvido absoluto você pode começar a leitura de partitura: habilidade para "ouvir" as notas quando as vê escritas com a notação musical.

•Crie um cartão para cada nota do seu xilofone ou teclado.
•Escolha 5 notas,toque-as simultaneamente mostrando o cartão apropriado. Não é preciso nomear a nota, apenas mostre. Adicione e retire da mesma forma que faz com os cartões de Bits. Percorra todas as notas.
•Agora ensine com os mesmos cartões nomeando-os: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol sustenido, etc. Não indique "Dó grave" ou "Dó agudo", a criança o irá intuir.
•Uma vez que a criança esteja segura, brinque com os cartões [Você pode fazer bingos, dominós, VEJA ALGUMAS BOAS IDÉIAS AQUI - N.T.).
◦Toque uma nota e dê a criança duas a três opções de escolha sobre que nota é.
◦Toque duas notas e deixe a criança dizer qual das duas corresponde ao cartão com a notação que você está mostrando.
◦Toque uma nota no xilofone e deixe a criança tentar imitar coma voz
◦[Pesquise e crie jogos interessantes! Procure por "jogos de musicalização" ou "Music games" na internet e em livros especializados. Há sites com vários joguinhos de percepção musical tipo "Memória musical" em formato flash que podem ser salvos com um programa apropriado (eu uso um plugin do firefox chamado "downloadhelper" pra salvar,assim eles ficam disponíveis e organizados no meu computador.)-N.T.]

4. Ritmo

Divide-se em duas partes: o aprendizado natural do ritmo numa melodia e notação musical do ritmo.

Aprendizado natural do ritmo:

•Selecione algumas marchas e marche ao som delas
•Encontre alguma música para bater pés e mãos
•Dance com algumas valsas
•Toque qualquer música e ajude seu bebÊ a identificar o ritmo dela balançando ao seu som.

Notação rítmica

•Faça cartões de notas musicais por duração (semínima, mínima, colcheia,etc). [ESTE SITE pode lhe ajudar bastante com as imagens dos cartões de música. Aproveite também para visitar sites de teoria musical como este e estudar um pouquinho antes de passar as informações para as crianças- N.T.]
•Pratique lendo os cartões no ritmo indicado pela nota [Para isso é bom criar um pulso e praticá-lo antes da sessão com a criança - N.T.]
•Faça seus proprios cartões com células rítmicas e pratique lendo-as [use uma sílaba como tá ou pá para fazê-lo- N.T.]. Gradualmente aumente o número de notas.

5. Termos Musicais

[A autora ainda não escreveu sobre isso, mas a orientação é que também se utilize do programa de Bits. Acho importante também selecionar músicas ou trechos de músicas que exemplifiquem os termos: rallentando, sforzando, fortíssimo,etc. Se puder exemplificar tocando um instrumento ou cantando, melhor ainda- N.T.]"

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