2 de fevereiro de 2011

Onde encontrar material ESCRITO sobre o programa de Música dos Institutos Doman?

Demorou até eu encontrar uma resposta para essa pergunta. A maioria das informações sobre o programa que colhi na net foram de pais e mães que fizeram o curso nos Institutos, mas para fins de pesquisa acadêmica só isso é pouco (não dá pra fazer uma dissertação só com depoimentos de blogs). Para uma pesquisa bibliográfica é preciso citar material com referência, de preferência da fonte original, e eu não conseguia achar isso em lugar nenhum. Depois de olhar tintim-por-tintim cada cantinho do site de vendas dos Institutos para o desenvolvimento do potencial humano foi que descobri três livretos sobre o assunto no catálago. segue abaixo nome e descrição:

- THE INITIAL MUSIC PROGRAM
Um excelente livreto para iniciantes com o objetivo de dar as coordenadas musicais básicas para mães que querem ensinar a linguagem musical a seus filhos. Inclui 25 ilustrações de notas tal como elas aparecem no pentagrama. Escrito por Kathy Myers, a diretora de Música dos Institutos.

- MUSICAL NOTATION AND COMPOSITION
Um livreto sobre como ensinar notação musical e composição. Inclui 29 notações, 9 células rítmicas e 8 frases da canção "Jingle Bells."

- INTERVALS: THE BUILDING BLOCKS OF MUSIC
Este livreto contém um conjutno de instruções sobre como ensinar intervalos musicais. Inclui definições de termos e símbolos musicais.39 ilustrações e 13 frases musicais.

Há ainda materiais sobre as partes dos instrumentos e instrumentos musicais primitivos. Custam $15 e são pedidos pelo e-mail order@gentlerevolution.com. Já encomendei os meus.

7 comentários:

  1. Você é ninja! Vou também encomenda-los!

    Obrigadona pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Descobri seu blog há uns dois meses e estou adorando. Comecei a conhecer esse universo da estimulação infantil (acabei de ler "Como ensinar se bebê a ler") e fico confusa com o que fazer, são tantas áreas... Tenho um filho de 1 ano e 6 meses e gostaria de fazer um programa de música com ele, mas eu mesma não sei nada de música. Quero saber se esses materiais serviriam para aprendermos juntos ou se eu já teria que saber. E se tem algum programa que seja assim ou sirva para isso. Obrigada, e continue com o ótimo blog! =]

    ResponderExcluir
  3. Lu, vou fazer um post pra responder a sua perguta, ok? Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. A princípio não consegui fazer a encomenda pelo e-mail que coloquei acima. Mas depois que fiz outra compra diretamente pelo site dos Institutos consegui outro e-mail comercial, o e-mail da Betty DeStefano, que me atendeu prontamente e me enviou o material solicitado apesar do meu inglês horrorso, huahuahuahua E-mail alternativo para adquirir os materias do catálogo dos Institutos:
    grp@iahp.org

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Até que enfim achei um blog com uma educadora que reflete sobre a prática musical com as crianças!
    Amei suas idéias e agradeço pela partilha: sou professora da ed. infantil e fico muito perdida quanto à esse eixo de trabalho. Que Deus permaneça a iluminando!
    Abraços da Edna Gomes

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Edna! Em breve postarei mais sobre o programa de música Doman, vou trabalhar especificamente sobre isso nas próximas semanas. Beijos, e eu que fico feliz de encontrar professoras como você!
    Outros blogs sobre educação musical:
    http://artesemelodias.blogspot.com/
    http://lcissa.blogspot.com/
    http://www.ateliermusicalrp.com.br/

    ResponderExcluir