28 de abril de 2011

Momento "valeu a pena", ou, "Uma música vale mais que mil palavras"

Imagine que alguém pega a partitura que segue abaixo e entrega a uma criança de 3 anos e 8 meses:


Agora imagine que essa pessoa diz: "Querida criança, você deverá ouvir esta música de Bella Bartók (Romanian Folk Dances No. 3, Sz. 56) , identificar a melodia, e em seguida reproduzí-la, cantando exatamente como está escrito nessa partitura aí. Essa será sua aula de música hoje."

Se você fosse a criança como reagiria? Será que conseguiria alcançar toda a complexidade dos detalhes deste compositor que foi um dos maiores do século XX? Será que conseguiria reproduzir os mordentes, os acentos, os semitons, rallentando, a dinâmica exigida pelas pequenas variações em piano, os legatos, e outros detalhes afins, tudo isso transpondo a melodia para a sua tessitura vocal?

A resposta é SIM. A diferença é que nada lhe foi pedido. Apenas ofereecido. E não na forma da sisuda partitura acima, mas assim (ver em 7:05 minutos):



Como sei? Meu filhote o fez hoje, na minha frente, sentado na poltrona e se divertindo enquanto cantava a melodia, tão linda e detalhadamente que eu me emocionei. Que orgulho cá no peito! A voz dele percorrendo as notas dessa música abarcaram a estimulação musical que faço com ele desde o ventre, meu discurso sobre aprendizado infantil precoce e minha fé nos caminhos maravilhosos que a mente de uma criança pode percorrer enquanto ela está ocupada em ser feliz.

Meus filhos foram, são e serão esmpre meu maior estímulo na vida.

4 comentários:

  1. Mulher, tu voltou com força total!!!
    No caso de teu filho, tendo a mãe que tem, só poderia mesmo ser super talentoso. Olha, eu tô querendo um genro assim, viu?

    Feliz Sábado!!!

    ResponderExcluir
  2. Tarde Julia!!! O casamento ja' foi arranjado com a minha filhinha! :-) lol Feliz Sabado pra ti tb!

    ResponderExcluir
  3. Ah, ah, ah! Esse menino tá cotado! E não é pra menos. Ainda bem que a Lu tem dois filhos, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Luciana! Amei os posta! Tem muita coisa interessante aqui! Já estou te seguindo!

    ResponderExcluir