6 de junho de 2011

Alfabeto móvel e silabário

Porque nem só de Doman vive o homem (e a criança), e sou muito adepta do referencial Montessoriano, inventei o silabário e alfabeto móvel abaixo.
A inspiração veio daqui, mas eu nunca tinha visto um igual a este. É até possível que haja, mas a idéia me ocorreu simplesmente por este ser um dos jogos de encaixe preferidos do meu filho. Ele AMOU a novidade. Na confecção tive os seguintes cuidados:

- Usei tinta dimensinal para escrever as letras nas peças, de cor contrastante.
- Além das sílabas é preciso pelo menos dois conjuntos de alfabetos. Se puder duplicar as sílabas, melhor ainda (trabalhar palavras com sílabas iguais, como ARARA, sempre ajuda a compreensão fonética)
- Com este jogo é possível usar acentos gráficos. Dividi por cores e fiz acentos agudos, circunflexos, tils, e cedilhas.
- É preciso atenção para escrever as sílabas conforme a direção do encaixe. Todas as peças devem seguir o mesmo padrão, e permitir o encaixe tanto na frente como atrás das letras e outras sílabas. Por isso o ideal é fazer um conjunto de letras do alfabeto virado para um lado da peça (o lado "macho"), e outro conjunto virado para o outro lado (o lado "fêmea").
- Também usei dígrafos, mas só os que não se separam: LH, NH, CH, QU, GU. Os outros, RR, SS, SC, etc, deixei a cargo do alfabeto móvel, para a criança se acostumar a visualizá-los separados. Os dígrafos e os "ÃO", coloquei nas peças curvas, para ficar compreensível que não são sílabas, mas "pedacinhos" fonéticos diferentes.


5 comentários:

  1. Genial essa tua idéia, Lu! Minha filha tem um jogo de encaixe igual a esse, mas com cores clarinhas. Vou aderir a essa idéia! mas no nosso caso, acho que vou usar tinta preta, não sei ainda.
    A dica do encaixe macho/fêmea foi importantíssima. Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Belo trabalho. Parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
  3. Luciana,
    conheci o método Doman há pouco mais de um mês, e seu blog depois.
    Fiz uma postagem sobre o assunto em meu blog, e lá indiquei o seu.
    Caso não esteja de acordo, por favor, me avise?
    Obrigada! Abimara.
    http://luardabia.blogspot.com/2011/06/porque-resolvi-usar-o-metodo-de-glenn.html

    ResponderExcluir
  4. Lux, é vc???????????/
    estava procurando coisas sobre muricalm pelo google(pq comprei e nao tenho coragem de dar)e li o seu blog, no fim do pot vi seu nome, e me lembro q nos meus tempos de universitaria eu tinha uma amiga virtual q se chama luciana teixeira dantas, é vc? a foto é parecida...tinhamos um amigo em comum, o Eduardo...se for vc me manda um email por favor, karenetimoteo@gmail.com, , a proposito eu sou a Karen espíndola, e tb tinha um blog chamado outono..
    bjo!!!!!!!!!!!!(espero q se lembre)

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite!
    Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre metodo de alfabetização Montessoriana e não estou encontrando passo a passo do metodo, tipo todo o material que é utilizado, quando as crianças começam a reconhecer as letras.
    Seria possivel me enviar algum conteudo?
    Muito obrigada
    prisalmeida2@terra.com.br

    ResponderExcluir