15 de julho de 2011

Brinquedos de papel - faça você mesmo

Sempre fui apaixonada por paper crafts, desde a época em que eu usava o programa Print Artist, nos idos de mil novecentes e bolinha. Esses modelinhos de caixas, cartões 3D, cidades e carros em miniatura sempre me fascinaram. Mas ontem, cavucando na net, achei uns sítios que precisei vir aqui contar - e tinha mesmo que vir conta algo, tanto tempo sem postar, né?

Um em especial me encantou. É o site da Canon. Além dos clássicos modelos para montar em papel - você imprime, recorta e monta seguindo as instruções - , destacadamente bem feitos, há diversas categorias e a opção de imprimir os modelos em A4 ou letter. O que mais me chamou atenção foram os modelos de brinquedos. Muitos deles têm mecanismos que fazem o brinquedo se mover e "funcionar" de verdade. Ou seja, além de estimular seu filho recortando e montando, você ainda vai lhe dar o prazer de fazer um brinquedo realmente interessante. Eu agora só estou estudando um jeito de impermeabilizar o papel para que esses brinquedos possam durar mais. Alguém tem alguma dica?

Esse bolo me consolou de não ter sido sorteada no site da Ana Júlia no sorteio das frutas fracionáveis, kkkk

Outros sites do mesmo tipo:

http://www.toshibatec.co.jp/tecfiles/special/kids/index.htm
http://www.thetoymaker.com/2Toys.html
http://www.epson.com.hk/files/minisite/papercraft/download.htm
http://www.papermodelz.info/
http://papercraftprintable.com/
http://www.ss42.com/toys.html

Ps. posterior: Testei alguns métodos de impermeabilização e gostaria de compartilhar. A cola branca funcinou melhor que a goma laca, deixou o papel mais durinho e com um aspecto mais resistente. Ainda assim não era o que eu queria, e depois de uma gande pesquisa testei o vidro líquido (resina epóxi, usei da marca "gato preto") e gostei muito. O papel fica parecendo um plástico, bem duro mesmo. Só é meio complicado de aplicar e a secagem demora bastante (até 72h). Usei um palito de picolé para espalhar e gostei muito do resultado final, dá para entregar nas mãos das crianças sem medo. É bom, antesde aplicar a resina, fazer a impermeabilização com uma mistura de cola branca e um pouco de água para preservar as cores do papel, que podem ser modificadas se a resina for aplicada diretamente.


3 comentários:

  1. Oi!

    é possível "impermeabilizar" com cola branca, assim como fazemos para reforçar caixinhas...
    Passe cola com pincel, espere secar, passe outra vez, e assim vai reforçando.

    De repente pode funcionar para aumentar a durabilidade dos brinquedos, tomara! =o)

    Gostei das dicas, obrigada!

    Abimara - luardabia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também queria as frutas fracionáveis... Acho que cola ou verniz em spray talvez impermeabilize e seja mais fácil do que aplicar com o pincel.

    Eu vou fazer o primeiro do cachorrinho, quase comprei um desse de madeira na internet mas o frete sempre desanima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse bolo tá melhor do que as frutas fracionáveis, ha, ha, ha.
    Ótimas Dicas!

    ResponderExcluir