31 de agosto de 2011

Mesa Sensorial

Gastei alguns dias pesquisando e traduzindo artigos sobre mesa sensorial para colocar aqui. Na minha casa ela já é um sucesso, e passamos algumas tardes de muitas descobertas e aprendizado com alegria. As atividades sensoriais agradam igualmente meu filho de 4 anos e o de 1 ano e meio, muito embora cada um a explore de forma diferente. Essa liberdade e autonomia é o que há de mais interessante na gostosa brincadeira de aprender a experimentar.

Como temos pouquíssimo material em português sobre o assunto, espero que esta contribuição ajude a popularizar a idéia e introduzí-la nos lares e nas escolas nos nossos pequenos curiosos. Muito embora a intervenção dos pais e professores seja mínima nesse tipo de atividade, eles com certeza vão querer se juntar às crianças também!

Mesa sensorial - Artigo em .pdf
Clique AQUI para baixar - 1MB


5 comentários:

  1. Ola, parabéns pelo blog. Adorei as dicas de livros, vou ver se consigo mandar vir algum p ca (moro na Italia).

    Aproveito p convidà-la a conhecer o Clube das maes e pais blogueiros. Um lugar que objetiva potencializar a voz materna na Rede. http://maesepaisblogueiros.com
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Lu, parace que a gente anda no mesmo compasso. Esses dias mesmo estive pensando muito sobre caixas e mesas sensoriais.
    A Nadja do Blog "Mãe e muito mais" tem uma coleção de fotos de caixas sensoriais maravilhosas no Flickr dela:

    http://www.flickr.com/photos/44068722@N06/sets/72157624629845960/with/4849459357/

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, querida, é que eu ainda não li o artigo, porque minhas filhas sem aula hoje, tão arrumando briga de 10 em 10 minutos... chovi no molhado, né?

    Ah, escreve o post sobre o brincar, sim! Vamos dançar no mesmo ritmo, que esse ritmo é muito bom!

    Beijos, beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Eu li o artigo. É maravilhoso. Adorei TODAS as idéias.
    Inclusive vou fazer aqui em casa aquela mistura de maisena com água e colocar anilina. Acho que meu filho irá adorar.

    ResponderExcluir
  5. Daniela, obrigada! Os livros de Doman sugeridos também têm tradução em italiano.

    Anônimo, fico feliz que tenha gostado! Divirta-se com seu filho e divulgue a idéia!

    ResponderExcluir