23 de setembro de 2011

Comemorando a primavera

O clima aqui em Recife está maravilhoso! A chegada da primavera trouxe ventos e cores para nossa cidade, um afago para a alma, e a beleza dá vontade de comemorar. Aproveitando a estação propícia para estar ao ar livre, resolvi fazer uma atividade artística com meu filho mais velho, utilizando materiais da natureza. Se você não tem quintal ou jardim, aproveite para estimular seu filho a colher "pequenos tesouros" da natureza quando for a um parque com ele. Podem ser folhas, sementes, cascas, pedrinhas, etc. Você pode fazer uma "garrafa da descoberta" ou colagens interessantes com esses materiais. Vi, num blog que não lembro qual foi agora, uma mãe que fez um jogo americano, envolvendo folhas secas em retângulos de papel contact.

Inspirada neste lindo post de Gisele, decidi usar as penas de patos que ele pegou no parque, obviamente, depois de lavar e desinfetar, para compor uma pintura.

Comecei escolhendo um desenho na net que tivesse a ver com o tema. Achei um passarinho fofo e editei no Word, aumentando o brilho da imagem para deixar o contorno clarinho.



Depois escolhemos um único elemento para aquarelar (também inspirada na Gisele). Ele escolheu o ninho. Separei as penas e tinta guache para contornar o desenho. Contornei a cabeça, pois exigia um traço mais preciso, e ele observou como fazia. Daí começou a contornar o restante do pássaro e dos galhinhos da árvore.





Tudo parecia ir muito bem até que ele ficou com a mão cansada (tem que ter mesmo muita paciência para usar a pena!). Então pegou o pincel e começou a dar pinceladas grossas ao redor do ninho. Eu já estava meio desalentada com o rumo da atividade, até que tive uma idéia. Recolher folhas para colar nos galhos grossos que ele estava pintando!


A-M-E-I o resultado final!!



(Origami-ímã de borboleta by Origami na Decoração)

Um comentário:

  1. Nossa, ele contornou direitinho. Ficou lindo!

    Adoro quando voc~e posta fotos dos meninos.

    Feliz Sábado!!!

    ResponderExcluir