9 de setembro de 2011

Garrafas de descoberta

Ok, você gostou do post sobre mesa sensorial, achou que seu filho iria A-M-A-R a idéia, mas pensou: "Carambola, isso vai fazer uma sujeira terrível e essa mulezinha aí nem vai estar aqui pra me ajudar a limpar". Tudo bem! Se por esse ou por qualquer motivo você não pode fazer uma mesa (ou caixa, bacia, balde, organizador plástico, piscina inflável) sensorial, esse post vai te dar uma boa sugestão. Claro, é melhor que as crianças manipulem diretamente certos materiais. Mas eles também podem fazer grandes descobertas com as garrafas sensoriais, ou garrafas de descoberta. Elas são forma de fazer as crianças relaxarem, aprenderem e se distraírem por longo tempo de forma divertida e pedagógica.

Tudo começou quando meu filho me pediu uma MÁQUINA DAS ESTAÇÕES de presente de aniversário. A princípio deixei pra lá (essas crianças pedem cada coisa!), mas ele insistiu e continuou insistindo. Há um escritor chamado Phillip Yancey que diz que, muitos pedidos das crianças podem ser ignorados, mas quando elas insistem em algo, é um sinal de alerta para darmos atenção ao que elas querem. Demorou um pouco até eu entender o que seria a tal "Máquina das estações". Só bem depois lembrei que se tratava de uma máquina que ele viu no desenho Mini Einsteins, que falava sobre as estações do ano, e um dos personagens,o Grande Jato, tinha uma máqina com ums espécie de alavanca que, se posicionada no verão, emanava calor, se fosse no outono, grandes rajadas de vento e folhas, no inverno, tempestades de neve, etc.

E agora? Foi quando tive o estalo de fazer uma Máquina das Estações com garrafas PET. Essa é apenas uma sugestão de "Garrafas da Descoberta". Me apaixonei tanto pelo tema que fiz uma pesquisa na net e organizei um texto sobre o assunto, com várias outras sugestões de garrafas.

Para baixar, CLIQUE AQUI.
2MB

Para assistir a um video com as garrafas que eu fiz, CLIQUE AQUI.

Desculpem-me por não postar diretamente no blog, mas isso daria MUITO mais trabalho que fazer no Word por causa da quantidade de fotos ilustrativas. E o tempo anda conspirando malevolamente contra mim, heheheh...

MÁQUINA DAS ESTAÇÕES DO ANO

Você vai precisar de:
- 4 garrafas PET transparentes (usei garrafas pequenas e resistentes de água mineral)
- Um clip de metal
- Fita adesiva
- Um pedacinho de tule
- Cola quente
- tesoura
- Enchimento para as garrafas que lembre as estações do ano.

- Aqui eu usei como enchimento:
VERÃO - água, anilina azul, glitter dourado, contas de bijouterias em forma de estrela, peixe, concha, etc. Dois peixinhos recortados de pratinhso plásticos de aniversário. O legal desse material é que o peixinho se move, nem fica só boiando nem fica lá no fundão da garrafa. Também colei adesivos de fundo do mar na garrafa mas meus filhos arrancaram rapidinho, então, pode dispensar esse item kkkk
- PRIMAVERA - bolinhas de isopor verde, flores borboletas e abelhas de EVA (vc compra já cortado em lojas de aniversário ou de EVA e são bem baratinhas), de biscuit também.
- OUTONO - Coloquei raspas de madeira colorida (verde) que lembram muito folhas. Se você preferir pode usar folhas de verdade e frutos secos, como pinhas e sementes daquelas que caem das árvores.
- INVERNO - bolinhas de isopor brancas

- Cole as quatro garrafas uma na outra com cola quente (faça duas a duas cuidando para que fiquem no mesmo nível). Depois prenda bem firme, com várias voltas de fita adesiva. Use fita fina para não cobrir muito as garrafas.

- Estique o clip de metal e, segurando-o com um pano ou luva térmica, aqueça uma pontinha do arame na chama do fogão até ficar bem quente. Depois faça muitos furinhos (todos quanto puder) no fundo de UMA das garrafas. Com uma faca aquecida da mesma forma corte a parte de cima da tampa de UMA garrafa cuidando para que não fique com bordas cortantes. Chame as crianças para ajudarem a encher as garrafas! A garrafa furadinha no fundo e na tampa deve ficar com o INVERNO, as bolinhas brancas de isopor(importante - encha só 1/3 ou menos da garrafa)! Pegue o pedacinho de tule e coloque sobre a boca dessa garrafa, enrosque a tampa furada. TODAS AS TAMPAS devem ser bem fechadas com c ola quente ou fita adesiva bem firme.

- A garrafa do verão leva água com anilina. Não encha até o topo, deixe um espaço vazio para a água se mover!
- Inverno e primavera...

- Verão e outono!

- Eu furei a garrafa da primavera também, mas como tinha muito material de EVA e biscuit dentro, minha idéia não funcionou com ela. Só funciona se só tiver bolinhas de isopor, e mais nada!


- A idéia é, soprando (ou aspirando) pela boca da garrafa, criar uma "tempestade de neve" com as bolinhas de isopor.

- Fiz para meu filho mais velho (4 anos) e ele adorou! O mais novo (1a6m) parece que gostou mais ainda. O mais velho levou as garrafas para a escola e a mãe de uma amiguinha veio me dizer que a filha pediu para ela fazer uma igual :-)

18 comentários:

  1. Oi ADOREI! Muito legal! Aqui em casa é a mais nova que curte mais as coisas inventadas tb! Bjos, gisele

    ResponderExcluir
  2. Boa idéia, Lu! Você, como sempre, danada!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente perfeito para crianças e bebês! Adorei o blog e todas as ideias da garrafa!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá... adorei suas garrafas da descoberta. tanto que vamos fazer para uma classe toda de berçário. só que quando clico no baixar em pdf, pede uma senha. e não consigo visualizar. uma pena, pois é um trabalho maravilhoso o seu.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Yara! Obrigada pelo feedback. Tirei a senha, nem sabia que este arquivo estava com senha, consta como se 33 pessoas tivessem baixado sem problema. Em todo caso, pode baixar agora e sucesso no seu projeto. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Yara. Trabalho com criança pequena e com certeza suas idéias vão ser muito aproveitadas por mim e pela crianças, muito obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou educadora a 20 anos. Adorei suas idéias criativas, parabens pelas sugestões. Nosso email: anjosdaguarda2008@hotmail.com - Mônica

    ResponderExcluir
  8. Sou psicóloga da APAE, comecei agora a trabalhar nisso, é fantástica as suas ideias, irei fazê-las, obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá Parabéns pelo seu lindoo trabalho! Ficou magnifico!
    Tenho uma turma de berçário e queria executar esse trabalho com eles mas nao estou conseguindo baixar pelo 4 shared, gostaria que me auxiliasse de como baixar o arquivo! Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo, deixe seu email aqui que eu te passo o arquivo. Abraços.

      Excluir
  10. Sou professora de educação infantil e com certeza vou fazer suas garrafas e vou usar em sala.Parabens que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Oi nao consigo baixar seus arquivos, por favor se puder me ajudar.
    Meu email é.
    Chimbica1981@hotmail.com
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  12. Cara Luciana
    Obrigada por suas ideias com as garrafas pet para o sensorial.Poderia por gentileza me informar o fornecedor da rosca " enche fácil"nao consigo achar.Muito grata Elisabete.email: meamaalbuquerque@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns !!!!! Amei a ideia vou fazer para meu netinho!!!!
    Obrigada!!
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  14. ADOREI A IDEIA VOU FAZER PARA OS BEBÊS DA MINHA TURMA DO MATERNAL I, DEPOIS CONTO O RESULTADO BJ

    ResponderExcluir
  15. ADOREI A IDEIA VOU FAZER PARA OS BEBÊS DA MINHA TURMA DO MATERNAL I, DEPOIS CONTO O RESULTADO BJ

    ResponderExcluir