21 de outubro de 2011

Homeschooling - Aula de culinária

Mesmo para uma mamãe em tempo integral como eu, às vezes é difícil ter tempo para organizar aulas com tarefas direcionadas, bem planejadas, com materiais separadinhos especialmente para isso. Sim porque, mesmo uma mamãe em tempo integral, como eu, tem casa, marido, roupa, compras domésticas, cozinha, vida social e intelectual e outras coisas para dar conta. Nos dias em que não há como seguir um programa determinado, pode-se aproveitar uma atividade cotidiana para revisar conceitos que estão sendo estudados pela criança. Antigamente as nossas bisavós ensinavam os filhos assim. Nesta experiência, fizemos isso com uma aulinha de culinária para uma criança de 4 anos (adapte a idéia à idade do seu filho).

Fazendo Petit Gateau

Conteúdos abordados:

Higiene
- Antes de tudo é preciso lavar as mãos. Por quê?

Natureza e sociedade:
- De onde vêm o leite?
- E a manteiga?
- E os ovos?
- E o chocolate?
- Animais mamíferos e ovíparos.


Linguagem
- Mostre a embalagem da mistura para bolo e peça para ela identificar palavras que comecem com a letra A, B, C, etc. Há alguma palavra que ela conhece?
- Vamos soletrar o nome da margarina?
- De onde vem o nome Petit Gateau? O que significa? Vamos escrever as letrinhas do nome Petit Gateau? (use um prato com a farinha ou mistura para bolo)


Psicomotricidade
- Ensine como quebrar os ovos. Se cair alguam casquinha não tem problema: tirar a casquinha faz parte do exercício.
- Pincelar as forminhas com manteiga para untar.
- Deixe-a despejar o leite, a mistura para bolo (se a criança for maior e já souber manejar uma tesoura, pode abrir a embalagem também) e mexer a massa com a colher. Fique por perto e não tire o olho!
- Enquanto o bolo está no forno proponha uma ótima atividade sensorial: lavar a louça! Fique por perto e não deixe a atividade ficar cansativa, a idéia não é explorar o trabalho infantil :-)
- Ainda não terminou! Secar com um pano os objetos plásticos.






Matemática:
- Mostre a receita à criança e peça para ela dizer quantos ovos são necessários, quantos ml ou xícaras de leite (se ela puder, deixe que ela separe esses ingredientes), quantas colheres de manteiga. Mesmo que não saiba ler,você pode apontar para o número e perguntar a quantidade.
- Quantas forminhas de petit gateau vamos usar? Conte.
- Já ajudou a lavar e secar a louça? Agora vamos guardar os talheres. Separe e classifique. Depois conte quantos tem em cada compartimento (esta atividade só para crianças acima de 4 anos)




Hora do lanche!

Um comentário:

  1. Ai, me deu uma fome danada de ver as fotos! Esse meu genro é demais... beijo nele.

    ResponderExcluir