18 de novembro de 2011

Jogo da Palavra Móvel - para trabalhar ortografia

Crianças que estão aprendendo os sons das letras, inevitavelmente se chocarão com regras gramaticais. Doman defende que, antes de expor as crianças às regras propriamente ditas, deve-se mostrar a aplicação concreta delas, exibindo palavras que as exemplifiquem. Dessa forma as crianças compreenderão a teoria a partir de fatos concretos, o que segue a lógica do raciocínio nesta idade, e, consequentemente, se fixa com mais facilidade.

Com este jogo, a princípio, a criança perceberá o fato simples de que "pedaços iguais de letras" podem formar muitas palavras diferentes. E esse fato curioso é quem a conduzirá pelas outras constações gramaticais. Logo, este jogo pode ser apresentado a crianças bem pequenas, que já estão trabalhando reconhecimento de sílabas ou palavras, mas ainda não as escrevem, e também pode ser trabalhado com crianças maiores, explorando os diversos graus de complexidade. Esta é uma maneira divertida de ter contato com conceitos como palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas, encontros consonantais, ditongos, tritongos, dígrafos, e mais uma série de dificuldades ortográficas.

A idéia deste material eu tirei daqui e adaptei para o português. Fiz uma pesquisa, selecionei e ordenei palavras de acordo com critérios ortográficos e dificuldade de leitura. Mas você não tem que seguir a ordem, ela é apenas sugestiva, adepte-a à realidade de seu filho. Inclusive quanto ao vocabulário. Algumas palavras que escolhi, como "hino, "gozar", "eis", "transpor", "hoste", "prece", "clamo" podem não parecer muito comuns ao universo infantil geral, mas pertecem ao nosso vocabulário familiar, já que são bastante ouvidos pelos meninos na igreja que frequentamos, em hinos, passagens bíblicas, etc. Por este motivo, coloquei em cada arquivo, um arquivo de edição também, já com o layout pronto. Você só precisa instalar o programa PhotoFiltre e editar os aquivos, clicando duas vezes nas letras para mudá-las de acordo com os seus critérios. Para facilitar também anexei ao arquivo a lista de palavras usadas neste jogo. São mais de 390 palavras em 74 cartelas, e organizei dois arquivos: um com letras bastão (maiúsculas) e outra com letras minúsculas, para atender aos pais que utilizam o método Doman ou não.

COMO JOGAR

Cada imagem traz um par de cartelas-base e um par tira de letras que se encaixam e deslizam por essa cartela. Elas estão numeradas aos pares. Assim, você deve cortar com as linhas paralelas das cartelas (parte superior) com um estilete ou tesoura. Em seguida, encaixar a tira de letras correspondente nessas linhas, de modo que, ao mover para cima ou para baixo, diferentes palavras serão formadas.

As imagens devem ser impressas em folha A4, portanto não esqueça de escolher esse modo nas configurações de impressão. Para tornar o jogo mais durável, é imprescindível plastificar os cartões com as palavras: você pode usar durex largo para plastificar as tiras (os que vão ser encaixados nos cartões). É mais fácil e rápido que usar o papel contact (durex largo é meu melhor amigo aqui em casa). Depois guarde tudo numa caixa ou saquinho plástico.

Sugestão de uso:

- Apresente as palavras aos poucos. Eu escolhi apresentar duas cartelas por dia.

- Comece apresentando, em flashcards ou slides, as palavras que serão vistas no jogo naquele dia, utilizando a técnica Doman para palavras soltas .

- Aproveite para enriquecer o vocabulário da criança, falando sobre o significado de cada palavra (somente após apresentar todas). Você pode utilizar figuras depois de cada slide ou cartão. Também pode separar brinquedos, livros, tarefinhas de arte que tenham a ver com as palavras trabalhadas.

- Depois que apresentá-las fale sobre elas: sua classificação morfológica, as regras de acentuação ou ortografia que se aplicam a elas, etc. Mas seja breve e utilize uma linguagem simples, clara e objetiva. Tire o "professorismo" e tente se comunicar como uma criança o faria.

- Relacione as palavras do dia com as palavras vistas anteriormente, por exemplo, as palavras que terminam em ão e am, as que terminam em il e iu. Explique a diferença entre palavras parecidas, como "til" e "tio", palavras com vogal aberta e vogal fechada.

- É interessante utilizar este jogo em associação com um silabário, quadro magnético para formar palavras, quadro branco para escrever as palavras "que mais gostou" no dia. Mantenha à disposição da criança uma "caixa da escrita", com diversos tipos de lápis, canetas e afins, cadernetas, cadernos, papéis de várias cores, formatos e texturas, letrinhas de EVA e papel (as que sobraram no pacote de sopa de letrinhas também!), apliques diversos para fazer cartões, post-its, tesoura e cola, enfim, tudo que possa motivá-la a escrever e utilizar as palavras que está aprendendo. Anime-a, primeiramente elogiando seu trabalho, e corrija com muita sutileza, lembrando que mais importante que a ortografia é fazer a criança GOSTAR de escrever.

- Na seleção de palavras que eu fiz, às vezes a ordem seguirá um padrão, às vezes fugirá do padrão para revisar categorias anteriores. Utilize da forma que você achar mais conveniente.

- As palavras não estão separado por sílabas necessariamente, mas por letras (por ex. que - imar, fra-lda)

- Tenha por perto uma caneta marcador de CD para fazer os acentos quando necessário. Não acentuei as letrinhas das cartela-base.

- O que você pode fazer como atividade de fixação?

1. Tarefas de cobrir as palavras trabalhadas, cruzadinhas, caça-palavras, completar frases, etc.
2. Criar histórias infantis para explicar as regras (P. ex: o R soa diferente: se está com raiva vira um cachorrinho bravo, se está feliz vira um gatinho que ronrona.)
3. Deixe sua sugestão!

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