21 de novembro de 2011

Livros excelentes, edições esgotadas

Coisa mais triste do mundo, para mim, é ver que um livro maravilhoso deixou de ser editado. Às vezes um livro traz uma proposta ótima mas que não se mostra viável comercialmente, ou então a Editora resolve investir em outras linhas editoriais. Sou daquelas apaixonadas por livro que ficam deprimidas diante da informação "esgotado no fornecedor", e vai à cata em sebos como quem garimpa uma jóia rara.

Este post, meio lápide, é para informar de duas coleções que estão "saindo de linha" na Editora:

1 - Magnix - da editora Ciranda Cultural

São livros que vêm com ímãs e folhas magnéticas. A idéia é até batida mas a execução é original, porque além das figuras, ele também traz propostas com números, letras e palavras. Trabalha soletração, escrita, desenho, matemática, tudo de forma divertida, com belas ilustrações. Comprei o último exemplar do Walmart (numa promoção incrível) do livro : "Magnix, mágica daspalavras", que traz palavrinhas em letra bastão para completarem pequenas frases muito bem ilustradas. Vinícius A-MOU. Pede para fazer todos os dias. E é perfeito para quem está começando a ler, por qualquer método. Além de completar pequenas frases, há ume spaço para a criança montar suas próprias frases com as palavras magnéticas. Peguei até uma briga com um vendedor por causa deste livro (vendeu e depois viu que estava esgotado), mas ele acabou me mostrando a triste realidade: a edição acabou! Se você topar com um desses exemplares por aí, segure que pode ser que você não veja mais outro!



2 - Disney na Sala de Aula - Da editora IBEP

Tenho falado desta Coleção desde o início deste blog. Ela é a reedição de uma coleção americana, que utiliza técnicas e métodos populares por lá, mas que por aqui não são muito comuns. Por exemplo, as letras maiúsculas e minúsculas são apresentadas conforme critérios geométricos, e agrupadas conforme essas características: linhas horizontais, curvas, linhas verticais, etc. Em seguida, ensina-se palavras inteiras, e depois, palavras e frases, para que aos 5 anos a criança já seja capaz de ler pequenas frases. Para tanto utiliza de muitos recursos didáticos, inclusive ilustrações. Na matemática, primeiro é ensinado a criança a sequenciar e agrupar, depois contagem, e depois operações de adição e subtração. Acoleção é dividida em 3 níveis de dificuldade. Todos os livros tem jogos, adesivos, atividades lúdicas e divertidas e orientações para os pais e professores complementarem o aprendizado. O projeto gráfico é primoroso mas... não é uma coleção que se encaixe no molde das coleções adotadas na maioria das nossas escolas. Espero que seja reeditada, mas a edição atual tb está esgotada no fornecedor. Ainda há algumas livrarias que a tem em estoque, outras tem com o aviso "sujeito a disponibilidade no fornecedor" (ou seja, não vão encontrar e você terá que cancelar a compra), mas os últimos exemplares eu comprei na Estante Virtual. Comprei inclusive as versões femininas também (para os livros de adição, adição e subtração, palavras e palavras e frases há uma versão para meninos e outra para meninas com o mesmo conteúdo, só mudam as ilustrações). Porque se deixarem de editar quero guardar esse pequeno tesouro para a posteridade (e quem sabe até coloco aqui como sinal de protesto).



Depois venho falar mais sobre minhas mais novas aquisições de livros com os quais os meninos estão fazendo a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário