10 de novembro de 2011

Matemática com restos de festa - Dezena e Unidade

Depois de um aniversário sempre sobram umas coisinhas que você guarda sem saber muito bem o que fazer com elas. E tem as guloseimas, que rendem por uns bons dias, caso você utilize a estratégia de colocá-las no alto da geladeira (e seus filhos ainda não as alcancem subindo na cadeira). Que tal utilizar isso para ensinar o conceito de dezenas e unidades?

Para esta atividade você precisa de:

- Copinhos de acrílico, do tipo que se coloca brigadeiro de colher (aqui usamos 10)
- Marcador de CD
- Confetes de chocolate ou qualquer guloseima pequena que venha às dezenas na embalagem (usei essas bolinhas de confeito bem baratinhas)
- Lápis e papel


Com as bocas dos copinhos faça círculos na folha de papel em pares. Abaixo de cada círculo faça um pequeno traço. Depois, com o marcador de CD, escreva no fundo da metade dos copinhos "D" de dezena, e na outra metade "U" de unidade. Emparelhe os copinhos nos círculos. Disponha os confeitos num prato. Depois de uma breve explicação sobre dezenas e unidades, escolha um número maior que dez e peça para a criança escrevê-lo nos traços correspondes (a criança pode escolher o número também). Depois peça para colocar o número correspondente de dezenas e unidades do número escolhido em cada copinho.


A melhor parte é esvaziar os copinhos!



Variações:
- Com crianças que não escrevem ainda o jogo pode ser feito, tirando a parte de escrever os numerais.
- Você também pode utilizar uma caixa de ovos vazia.
- Os odontologicamente corretos ou sem balas na dispensa podem utilizar outros objetos pequenos: pompons, bolinhas de gude, contas de bijouteria em forma de bichinhos, etc.
- Você pode escolher alguns bonecos e fazer uma festa para eles: daí é só escolher o número de confeitos que cada boneco irá "comer".
- Você pode escolher alguns objetos simples mas bacaninhas (aviões de dobradura, língua de sogra, um apito) e "botar preço" neles. Se a criança acertar o número de bolinhas, leva os objetos para ela.
- Você pode aproveitar o jogo para treinar a classificação em cores: 12 bolinhas amarelas, 22 bolinhas vermelhas, etc.
- Para trabalhar a motricidade você pode pedir que a criança faça a transferência das bolinhas, do prato apra os copinhos, com uma colherzinha de chá (para bolinhas maiores, como gude ou mms, essas muito pequenas são bemdifíceis de pegar assim).

Um comentário: