16 de dezembro de 2011

Estimulando os filhos a tomar banho

As crianças, em diversas faixas etárias, costumam ter suas fases de "porquinhas": brincam e se se sujam bastante mas na hora de ir para o banho é aquela reclamação. Provavelmente o motivo é porque não querem parar a brincadeira. Elas sabem que banho significa parar o que estão fazendo de legal e que ficarem quietinhos... E isso vale para crianças desde bebezinhas até adolescentes. O que fazer para evitar aquele berreiro, as fugas estratégicas, as reclamações que nos enchem a paciência? A Supernanny, em suas investidas miraculosas, costumava encantar os pequenos levando brinquedos para o banho e esponjas coloridas para o banheiro: aquela festa! Mas quanto tempo dura o encanto? E quanto custa comprar brinquedos novos para o banho todo mês?

Pensando sobre isso (tenho dois cascoezinhos aqui em casa) juntei algumas idéias interessantes que vi por aí, e que podem ajudar a levar as crianças par ao banho sem muito gasto ou esforço. A primeira dica é: deixe o que for brinquedo de banho no banheiro. Deixe que elas brinquem com esses brinquedos apenas ali e apenas na hora do banho, para que demorem mais a enjoar. A segunda dica: não dê todos os brinquedos de uma vez. Proponha uma brincadeira, e ao notar que estão se cansando dela, varie, guardando os primeiros brinquedos para reaparecem em outra ocasião. Dessa forma você pode conseguir o interesse deles por mais tempo.

Abaixo, algumas brincadeiras simples e baratas para fazer no banheiro. Você pode fazer uma de cada vez ou associar duas ou maisEssas brincadeiras podem também ser adaptadas para escola, desde que haja uma parede de azulejo e espaço para brincar com água:

1 - Espuma de barbear com anilina (idéia que vi no blog da Ana Júlia)



2 - Mosaico de retalhos EVA (idéia que vi no blog da Gisele)
Usei apliques de EVA já cortados, que se vende em casas de decoração para festas infantis ou casas de artesanato, pois já os tinha aqui em casa. Mas as crianças maiores podem cortar, elas próprias, o EVA e fazer seus mosaicos de forma ainda mais criativa. Aliás, criatividade é o que não falta aos pequenos. Depois de pregar nas paredes, eles descobriram que podiam pregar no próprio corpo também.

dia de farra coletiva aqui em casa
3 - Risca e Sai
Um giz-de-cera especialmente feito para isso. Ele risca os azulejos e até o próprio corpo mas sai fácil, bastando passar água em cima. Só encontrei para vender na internet, nas lojas é difícil achar.

Foi assim que tive o prazer de ver Vinícius "desenhando" uma partitura pela primeira vez. Iniciativa dele depois de ver um modelo no desenho dos mini Einsteins. AMEI!


4 - Dedoches de luva (Como visto em algum lugar aqui)

5 - Lavar os brinquedos
Sempre tem algum brinquedo mais sujinho na caixa de brinquedos. Coloque seus filhos para lavar, garanto que não vão reclamar.


6 - Encher e esvaziar potes, garrafas plásticas, recipientes diversos.
Para não desperdiçar água, é melhor fazer isso com um balde de água ao invés de encher no chuveiro o tempo todo.


E aí já temos pelo menos um mês de crianças felizes e cheirosas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oiiii! Vc acredita que pulei o meu nome!kkk
    Não li mesmo! Sempre leio os posts com as crianças me chamando...acho que pulei ele! Desculpa! hehehe
    Abraços, gisele

    ResponderExcluir
  3. Muito útil esse post, amiga!
    Por aqui sempre faço as opções 3, 5 e 6.

    Adorei a idéia dos dedoches. Ah, o risca e sai sempre encontro na PB Kids.

    Feliz natal e beijo nos meus genros.

    ResponderExcluir