3 de dezembro de 2011

O (enorme) post de atividades para um Natal estimulante

Nossa, e é mesmo tão grande que não vou me demorar na apresentação. São atividades de estimulação com o tema de natal, para várias área de conhecimento. Poderia dividir o post em várias partes, mas prefiro que vá assim mesmo para ficar num lugar só. As atividades são válidas para QUALQUER IDADE, entre as crianças no nível da Educação Infantil, basta adaptar às habilidades de cada uma. Espero que inspire alguém e gostaria de saber das atividades de vocês também. Beijos!

ÁRVORE DE NATAL

Tudo começa com ela. Montar árvore de natal é um momento mágico. Lembro com que ansiedade eu e minhas irmãs esperávamos por esse momento. Por mais simples que seja, acho que toda casa deveria ter uma, especialmente um casa com crianças. Se a grana está curta, improvise. Na minha família já fizemos uma árvore de natal com galhos secos de cajueiro. Faça de papel, de garrafa PET, há vários modelos na net. Mas não deixe passar essa oportunidade de interagir com as crianças.


Conceitos trabalhados:
- Discriminação de cores - vermelho, dourado, prateado
- Coordenação motora - colocar os enfeites pode dar um trabalhinho!
- Matemática - contagem e operações matemáticas: quantas bolas de cada cor? Quantas no total?
- Natureza e sociedade - fale sobre os símbolos do natal. Veja AQUI, AQUI e AQUI.
- Linguagem - Descreva como você vê ou sente cada enfeite de natal. Se a criança usar adjetivos comuns, como "bonito", faça-a explicar porquê acha isso e detalhar (pequeno, grande, macio, áspero, brilhante, fosco, sonoro, fofo, cintilante, etc).

ARTES PLÁSTICAS

Confeccione um presépio!

Este eu inventei e usei o seguinte material:
- Corpo - garrafinhas vazias de Chamyto. Pode ser de outro leite fermentado, mas acho mais bonitinho o formato das garrafinhas de chamyto.
- Rosto - marcador permanente (canetinha para CD ou DVD)
- Roupas - Para as túnicas usei pedacinhos de tecido ou fita de cetim larga. Esta última é do tamanho exato, é só enrolar e colar com cola brascoplast (ou similar). Você pode usar fitas decorativas diversas também, para ficar mais bonitinho. Para as mantas da cabeça usei pedacinhos de tecido (na de Maria, mais delicada, usei tule) e amarrei com fita de cetim fina. Não usei moldes nem nada, foi tudo no olhômetro, mas é bem fácil fazer. Enrole, cole e depois corte as arestas que passarem. Vc também pode ajustar as mantinhas na cabeça usando a cola. Repare que meus bonequinhos não têm braços. Não achei que fizesse falta, mas você pode fazê-los com pedacinhos de EVA e cola.
- Cabelo - para o cabelo de Maria usei lã preta. Basta enrolar na mão ou em outro objeto, dar umas 10 voltas. Depois amarrar ao meio e cortar entre as voltas. Para o cabelinho do anjo, mais tóin-tóin, usei esponja de aço americana, vendida em casa de produtos importados por 1 real.
- Asas do anjo - manta acrílica, do tipo que se usa para forrar coisinhas. Você também pode usar tule ou espuma fina.
Jesus - é uma tampa de canetinha hidrocor enrolado com tecido e fita de cetim, hehe.



Para o estábulo usei animais de plástico que os meninos já tinham. Acrescentei raspas de madeira no chão e no bercinho de Jesus.

Coloquei tudo numa caixa de sapato masculino (caixa grande), e para o fundo usei a técnica de kirigami (corte de papel) para fazer um cenário. Na foto não está bem visível, e com minha pressa não consegui lá um efeito muito legal (desculpa de quem não tem habilidades manuais mesmo kkk), mas o molde e a idéia original estão aí embaixo.
(Obs.: corte com estilete nas linhas contínuas e dobre nas linhas pontilhadas - clique para ampliar)


Você pode conseguir o efeito de estrelas furando o papel e posicionando uma luz por trás do cenário (use lanterninhas de LED, que se encontra em lojas de importados por um preço baratinho), ou colar estrelinhas de papel laminado. Destaque uma estrela especial, a estrela de natal.

PRESENTES DE MATERIAL RECICLADO

Também é trabalho de artes, mas principalmente de cidadania. Meus filhos aqui em casa quase não assistem TV aberta por causa dos comerciais que bombardeiam as suas cabecinhas com um consumismo desenfreado, especialmente nesta época do ano. Só abro exceção para a TV Cultura ocasionalmente. No mais, só DVD, e assisto tudo antes deles assistirem para conferir se estão de acordo com nossos valores. Graças a isso, a única influência são os amiguinhos da escola, que acabam fazendo seu papel de pressão social para comprar os brinquedos da moda (Vinícius quer uma pista do Hot Wheels). Mas felizmente meus filhos ainda ficam realmente felizes com brinquedos simples, desde que rendam boas brincadeiras.

A seguir os presentes de natal que fiz com material reciclado para eles.

Presente de Rafael ( 1 ano e meio) - Garrafas de Descoberta (veja o projeto nesse post aqui). Embora seja para ele, o mais velho adorou também (fazer e brincar). E até as tias ficaram um tempão olhando as garrafinhas.



Presente de Vinícius (4 anos) - Ele está numa fase de adorar o "Chaves" (uma das minhas exceções para TV aberta, porque acho que vale a pena ele conhecer o humor do tempo do não-politicamente-correto). Aí assistiu aquele episódio que o Chaves brinca com um bilboquê de lata, lembra? Pronto, taí o presente dele: um bilboquê de PET. Esse abaixo fui eu quem fiz, e a proposta é levar o sapinho até o papai e a mamãe sapos que estão dentro da "lagoa". Você vê o passo-a-passo AQUI ou AQUI. E AQUI uns modelos mais fofos. Dica: quanto maior o barbante, mais difícil fica de encaixar. Testei e achei que um bom tamanho era 25 cm.



MUSICALIZAÇÃO

Que tal fazer uma árvore de natal musical? Divirta-se e explore os símbolos musicais e os timbres dos instrumentos.

1 - Fale sobre como as pessoas gostam de cantar e tocar música nessa época do ano. Mostre algumas músicas natalinas tocadas com instrumentos típicamente natalinos. Há vários vídeos no YouTube e você também pode usar as músicas que s. Mostre uma figura de cada instrumento e fale sobre ele. Selecionei 6 instrumentos
a) Harpa
b) Sinos
c) Violino
d) Tambor
e) Trumpete
f) Cavaquinho (pode ser bandolim ou violão)

Depois faça um bingo sonoro usando as músicas apresentadas (você coloca as músicas aleatoriamente para tocar e quem tiver o instrumento que está sendo tocado da música vai marcando na cartela). Todo o material (figuras dos instrumentos + músicas + cartelas de bingo) você BAIXA AQUI.

2) Prepare um árvore de natal de cartolina, papelão ou mesmo barbante (veja modelo abaixo) e cole os enfeites musicais abaixo em cartolina antes de recortá-los. Deixe as crianças colorirem com glitter, tinta, papéis laminados coloridos, lantejoulas, cordões dourados, fitas, etc. Se usar papelão,l você pode fazer um modelo como ESTE, a mais linda árvore de papelão que eu já vi.


LIVROS

Natal é também uma data muito comercial, focada em presentes e gasto de dinheiro. Os livros podem ajudar a resgatar o verdadeiro sentido do natal, ajudando as crianças a entenderem que mais importantes que ganhar presentes, é a história de amor de Deus por nós, demonstrada através do nascimento de Jesus. Mais que Papai Noel, Jesus é o grande motivo do natal. E não faltam livrinhos para contar essa história. Ok, a idéia é economizar, então vou deixar a dica de livros ótimos e BARATOS sobre o tema. Os livros da Sociedade Bíblica Brasileira são assim: têm uma qualidade incrível e um precinho de banana. O segredo é que grande parte desses livros é subsidiados pois a SBB é uma empresa cujo principal objetivo é evangelizar, logo, ela não visa somente ao lucro. Pode comprar que é satisfação garantida! Todos são livros interativos, com abas, pop-ups, personagens e cenários para montar, um mimo! Este ano eles fizeram uma promoção de livrinho de abas por R$ 1,00 (o livro vale uns R$ 10,00), mas o livro esgotou rapidamente (comprei 30 para dar de lembrancinha). Clique nos livros para ver detalhes:


ATIVIDADES

Nos links abaixo você encontrará várias atividades com o tema "natal". Selecione conforme a idade do seu filho e monte um varal ou mural para expor, próximo a árvore de natal.

LINK 1
LINK 2
LINK 3
LINK 4
LINK 5
LINK 6

Calendário de Natal
Meu filho já me pedia um calendário de natal há tempos e deposi de pesquisar achei esse modelo muito interessante, cujo passo a passo você encontra AQUI.

Você vai precisar de 24 caixas de fósforo (usei a marca Fiat Lux por causa do tamanho e da caixa ser branquinha), tinta guache, glitter, papel colorido, canetinha hidrocor, fitas e enfeites à gosto. Depois de colar as caixinhas, pinte uma árvore de natal de um lado. Tomei cuidado para que cada caixinha recebesse algo para descobrir. Esse lado vai ter que ficar coberto com papel para que a criança não veja, e vá formando a figura aos poucos, à medida que for abrindo as caixinhas e virando-as a cada dia.

Do outro lado você numera as caixinhas de 1 a 24. Você pode optar pela contagem regressiva ou por contar os dias do calendário (optei por essa última).

O motivo é que dentro de cada caixinha coloquei balas, na quantidade do número indicado. A idéia é que a criança fique (mais) ansiosa para chegar à caixinha 24 cheia de balas. Fiz isso pois quis trabalhar numerais, mas dentro das caixinhas você pode colocar enfeites natalinos, letras de músicas, mensagens, versículos bíblicos contando a história do nascimento de Jesus (e pode ir montando um painel com um personagem que sai de dentro da caixinha a cada dia), enfim, há muitas opções de surpresinhas. Repare que cada caixinha tem um "puxador" de fita cetim, que foi colado com cola branca.

O diferencial de nosso calendário é que eu resolvi incrementar aproveitando para ensinar como se escreve por extenso os numerais de 1 a 24. Fiz fichinhas com os nomes dos números para cobrir, e a cada dia ele coloca uma fichinha no bolso correspondente. São dois bolsos de papel colados na lateral. Ele tira o número, cobre e dá à caixinha (é o seu presente para ela) e a caixinha lhe dá a quantidade correspondente de balas (o presente dela para ele). Você pode trabalhar só com o reconhecimento dos nomes dos números, ou pode usar os palitos de fósforos nos bolsinhos para a criança colocar o número correspondente. Neste caso pode fazer um bolso para as dezenas e um bolso para as unidades.

Baixe os números por extenso para cobrir AQUI.


Livro de Atividades
Esta idéia veio da Sofia, do blog EDUCAR COM CARINHO, que por sua vez viu a idéia AQUI. Achei bem legal porque por aqui vamos viajar neste fim-de-ano, e ter um livro assim é um modo de carregar entretenimento educativo de forma fácil. Trata-se de um livro de atividades com o tema natalino, mas com atividades permanentes, ou seja, dá para fazer várias vezes.

Veja as fotos dos "originais"



Agora os meus:

- 1 a 3 anos - Neste livro as figuras destacáveis ficaram acondicionadas em "bolsinhos" de papel. O livro de Rafael tem:
. Um Livrinho para colorir os presentes de natal (cada presente uma cor)
. Um livro "ABC do Natal"
. Um livro "Onde está Papai Noel?", que trabalha localização espacial (atrás, ao lado, em cima, etc)
. Formas de Natal
. Sequência: Da árvore maior para a amenor
. Livro sanfonado dos números de natal
. Quadro de letras para identificar e apontar (colei na parte de trás)

BAIXAR LIVRO DE RAFAEL




- 3 a 6 anos - Neste livro, também guardei figuras e palavras destacáveis em bolsinhos de papel, mas alguns não têm molde como o anterior. É muito simples fazer: basta dobrar um retângulo de forma que fique uma parte menor formando o bolso e colar as laterais. Para as atividades de escrever, ligar, cobrir usei folhas plásticas transparentes de pasta classificadora; é só colocar a atividade dentro e escrever usando caneta para quadro branco. Depois apaga-se com um paninho seco e a atividade está pronta para ser refeita. As atividades têm diferentes graus de dificuldade: é bom que a criança consiga fazer algumas facilmente e se sinta desafiada por outras mais difíceis. O livro de Vinícius tem:
. A capa para ser preenchida com o marcador de bingo (veja como fazer um aqui)
. Um livrinho de cores do natal em inglês
. Um livrinho de frases e palavras fáceis "Os animais e Jesus"
. Sequência do menor para o maior (trabalhando também perto/longe e perspectiva - quando os pastores viram o estábulo ao longe ele parecia pequenino, quando se aproximaram o estábulo foi crescendo, crescendo, crescendo...)
.Um quadro para preencher com as figuras e nomes correspondentes
.Quadro e figuras para montar sequências (muito importante para desenvolver o raciocínio matemático)
. Um atividade de contar, cobrir e ligar os números a suas quantidades.
. Um quebra-cabeças
. Letras maiúsculas e minúsculas para cobrir
. Duas atividades de letra inicial
. Duas atividades de escrever palavras
. Um jogo para classificar pessoas e animais
. Um jogo para identificar a inicial (com clipe ou pregador de roupa pequeno)
. Um quebra cabeças maiúsculas - minúsculas

BAIXAR LIVRO DE VINÍCIUS


(Acima, a parte de dentro antes de eu grampear as folhas plásticas)



9 comentários:

  1. Olá
    Quantas ideias maravilhosas... adorei o sapo :) vou fazer com o Leo, fica um presente lindo e parece bem divertido de jogar.
    É nestes momentos que eu acho a um máximo ter blogue a gente partilha tanta coisa fica tão mais rica :)
    O teu livrinho ficou um máximo.
    Vou colocar o seu link lá no meu post :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver o vídeo! Adorei o sotaque!

    Ah, aqui, eu nunca deixo os alimentos vencerem. Como é que eu faço, então?

    Besitos

    ResponderExcluir
  3. DICA: quem quiser plastificar as figuras e cartoezinhos de uma forma bem fácil, aconselho a fazê-lo com fita adeviva grossa (durex).

    ResponderExcluir
  4. Sofia, eu também não vivo mais sem ler e escrever em blog, a gente está aprendendo sempre! Ah, e o sapinho é bem fácil de fazer, na verdade eu estava trabalhando em outra coisa há semanas mas não deu certo, aí me ocorreu esta idéia e fiz em dez minutos :-)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Gostou do meu sotaque? kkkkk é uma mistura de natalês com recifês kkkkk
    Sobre os alimentos, a idéia é ensinar a criança a não desperdiçar nesse mundo onde tanta gente passa fome. Pra mim é fácil porque conheço o dono da padaria aqui pertinho que também vende essas coisas, daí falo com ele pra me passar grãos vencidos ou por vencer pra eu usar "em trabalho de escola", e faço chocalhos, trabalhinhos de arte, caixas sensoriais. É uma opção, falar com o dono do mercadinho mais próximo.
    Mas se não for possível, acho que pesando o custo/benefício, acho que é mais importante a criança ter experiências sensoriais, então eu usaria os grãos da dispensa mesmo. E explicaria a exceção para a criança. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Menina, uma amiga convidou minha filha de 1 ano e 10 meses p ajudar a montar sua árvore de natal, aí montou, brincou e depois desmontou tudo! hahaha Aproveitei a idéia e fiz de papelão uma árvore e todos os seus enfeites, colei manta de imã atrás e a nossa árvore ficou pregada na porta da sala q é de ferro e vermelha. Todo dia os enfeites estavam numa posição diferente e foram até passear nos armários do escritório, no pé da mesa do computador. Enfeitando a árvore tb fiz as imagens do presépio, ficou simples mas muito útil e divertido. ah e eu fico vendo suas idéias maravilhosas por aqui e adoro q vc divida conosco. Valeu! Ro Souza

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Luciana, que MARAVILHA de post!
    Adorei ver tudo, lembrei de tantas coisas que já vi, fiz, e nem lembrava mais...
    Muito obrigada mesmo por compartilhar tanto!!!
    E esse sotaque é muito gostoso mesmo... rsrs
    Parabéns!
    O resultado disso tudo está muito nítido no sorriso de seus filhos!
    O presente natalino aqui em casa também foi obra de nossas mãos, uma caixa de terra, construída pelo papai, para o bebê sentar e fica à vontade... =)

    ResponderExcluir
  8. Lu!

    que postão delicioso!
    Meus meninos estão com uma cara tãoooooo gostosa!!!!!
    Vou fazer um monte dessas dicas por aqui!

    Obrigada, sempre, por toda ajuda e boa vontade!


    Adoroooo tuinha.

    ResponderExcluir