17 de janeiro de 2012

Como fazer um martelo sonoro (com atividade de musicalização)

Este é um martelo sonoro. Um brinquedo geralmente utilizado como acessório em festas infantis, de carnaval, etc. É um martelo de plástico que quando batido também apita. É razoavelmente fácil de encontrar, e não é tão caro assim, mas se você é professor de musicalização e quer usar em aula, pode sair bem caro comprar um para cada aluno. Sem falar que as peças do martelo sonoro original soltam-se facilmente e podem ser engolidas, o que limita seu uso com bebês, o público que normalmente mais gosta desse tipo de brinquedo.

Pensando nisso, e nas tias que, nessa época, ao invés de estarem aproveitando o sol e o verão estão se matando com planejamentos e planos de aula, eu resolvi criar meu próprio martelo sonoro e compartilhar com vocês aqui. Se você tem aí no quintal aquele resto de cano de PVC que sobrou no conserto do banheiro, os martelos vão sair bem baratinhos mesmo. Ele não apita, mas também faz sons, e se bem feito torna-se bastante seguro para ser usado com bebês.

Você vai precisar de:

- 01 "espaguete" de espuma, do tipo que se usa em piscina. Corte-o com estilete em pedaços de 15 cm. A espuma cede fácil ao estilete, corta-se sem esforço.
- 11 pedaços de cano de PVC de 25 mm cortados no tamanho de 30 cm. Utilizando uma serra para cano (que também sobrou do conserto do encanamento), você consegue cortá-los com algum esforço. Eu nunca tinha feito isso e consegui, então você consegue também. O segredo é marcar e ir cortando pelas bordas.
- 22 tampas para cano de PVC de 25 mm. Talvez seja a única coisa que você precise comprar, mas são bem baratinhas.
- 1 cola para cano de PVC (sobrou do conserto também).
- Cola brascoplast (adesivo de contato)
- Pedrinhas ou grãos.
- 11 tiras de EVA com 02 cm de largura por 45 de comprimento.
- Apliques de EVA bonitinhos. Eles dão o acabamento, mas tenha certeza que as crianças vão tentar arrancá-los na primeira oportunidade que tiverem.

COMO FAZER

1 - Calcule o meio de uma peça de espuma, e vá enfiando o cano de PVC gentilmente. A espuma cederá e vai sendo cortada pelo próprio cano enquanto você o empurra.

2 - Cole uma tampinha na extremidade superior do cano com a cola de PVC. Em seguida coloque no cano uma pequena quantidade de pedrinhas ou grãos. Quanto menor for a quantidade, mais sonoro ele vai ficar. Calcule um punhadinho. Depois cole outra tampinha na extremidade inferior do cano.
3 - Passe cola brascoplast ou similar (adesivo de contato) na tira de EVA e enrole logo abaixo da base da espuma. Isso vai impedir que o pedaço de espuma se desloque quando a criança martelar. Finalize colando um aplique de EVA na emenda.


No vídeo que postei abaixo há uma atividade de musicalização típica com esse brinquedo sonoro. Embora essa música tenha sido feita especificamente para isso, você também pode utilizar outras músicas com ritmo bem marcado para incentivar os bebês e crianças a seguirem a pulsação (como a do vídeo que segue depois). Alémd e trabalhar a percepção rítmica, a capacidade de imitação em bebês, o martelo também dá vazão a energia emocional que as crianças precisam extravazar de alguma maneira, e que quando bem direcionada evita conflitos sociais (ou seja, poupa o amiguinho de levar as pancadas que vão para o martelo).



6 comentários:

  1. Menina, a gente fica uns dias sem visitar teu blog, e quando retorna se depara com um monte de postagens maravilhosas! Tu tá numa fase pra lá de produtiva, hein!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha...
    Verdade, Júlia!
    Não dá pra acompanhar mesmo... rsrs
    Penso na FELICIDADE desses filhos, são muito abençoados!

    ResponderExcluir
  3. Nelma Guimarães Viana19 de setembro de 2012 11:39

    Fiquei emocionada ao conhecer seu trabalho. Temos uma escola de música e em 2013 começaremos a trabalhar com musicalização infantil. Suas ideias são excelentes! Mais orgulhosa fiquei em saber que somos Adventistas. Nelma Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelma, eu que me emocionei com seu comentário. Dê uma passadinha no meu blog de musicalização: lumusicalizando.blogspot.com
      Adoraria conhecer o trabalho de vocês também.
      Beijos!

      Excluir
  4. Você é minha linda! Adoro o seu carinho! Lindo teu blog!

    ResponderExcluir
  5. Olá prezada, sou licenciando em música em Salvador Bahia, quanto leio as informações e variadas sugestões de musicalização aqui, mas feliz eu fico pela riqueza do conteúdo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir