11 de janeiro de 2012

Como tornar sua piscininha inflável mais estimulante

Verão = calor = crianças loucas por piscina. E nem sempre é possível levá-las a um clube, à praia ou a casa de algum amiguinho afortunado. Então a solução é encher uma piscininha inflável e jogar a molecada dentro. Crianças pequenas não se preocupam com a beleza ou profundidade da piscina: elas querem saber é de bagunçar na água. Há piscinas de vários tamanhos e preços, então é fácil arranjar um cantinho para elas. E depois, é só jogar a água fora, enxugar e guardar.

A brincadeira numa piscina já é bastante estimulante em si. Embora seja importante e indispensável a presença constante de um adulto junto às crianças, estas, sozinhas, criam maneiras de interagir com a água e aprender um monte de conceitos novos. Mas se você quer tornar a brincadeira ainda mais educativa, veja algumas sugestões:

- Encha a piscina com garrafas pet.
Ao invés de usar a mangueira diretamente, peça para as crianças encherem garrafas pet vazias e as derramarem na piscina. Além do exercício físico, elas estarão treinando a coordenação motora fina, aprendendo sobre "cheio e vazio", "pesado e leve", etc. , e depois as garrafas podem virar "barquinhos" de faz de conta.


- Use outras garrafinhas e vasilhames de tamanhos e formas diferentes.
Enquanto tenta abrir e fechar diferentes tipos de tampas, a criança pequena está desenvolvendo o raciocínio lógico e a coordenação motora. Passando a água de um vasilhame para o outro também. Coloque algumas garrafas tipo "squeeze" e outros objetos que esguicham, elas adoram! Observando-as ele está comparando pesos e medidas entre as garrafas, relacionando o fluxo de água com a abertura da tampa, calculando a pressão necessária para fazer a água do squeeze atingir o topo da parede, enfim... podem ficar uma hora só "brincando de cientista".


- Coloque sabonete líquido na água.
Seja generosa. Depois arrume uns batedores de clara em neve e objetos do tipo para ajudar a fazer espuma. Crianças amam espuma (eu também!). E dependendo da concentração dá até pra arriscar fazer bolinhas de sabão.



- Usar bolinhas plásticas.
Do tipo para piscina de bolinhas, só que em menor quantidade. Aqui eu tenho 100 bolinhas. Com meu filho menor (1 ano e meio) uso para ensinar cores e contagem simples. Com meu filho maior (4 anos) uso para ensinar inglês (cores e números), soma, subtração, multiplicação (contar de dois em dois, de três em três). Com os dois dá para brincar de acertar o cesto: eu seguro o cesto e eles jogam a bolinha tentando acertá-la (sempre dou uma ajudinha, claro!). Também com os dois dá para cantar músicas infantis com a temática de água. NESTA POSTAGEM há um vídeo de Vinícius há cerda de um ano atrás, cantando a música dos indiozinhos com as bolinhas.

(Esse dia foi no aniversário de 3 anos de Vinícius. Fizemos jogos com as bolinhas)

Por falar em música, deixo a dica dos instrumentos de água: flauta, tambor, trompete, xilofone e corneta. São lindos e a afinação varia conforme você vai colocando a água dentro. Perfeitos para uma "orquestra da piscinha" (esses ainda são sonho de consumo por aqui). À venda em alguns sites brasileiros e todos na FAT BRAIN TOYS (frete de $ 37 para o Brasil).







E ainda tem os "Golfinhos Dó - Ré - Mi". Cada golfinho tem uma nota, que é acionada quando você bate nele. Não é de levar qualquer mãe à falência?


E depois da piscininha o resultado infalível é esse aqui:


(Ele não usa chupeta. Mas nesse dia encontrou uma numa caixa de coisinhas que comprei antes dele nascer e quis de qualquer jeito. Aí de vez em quando ele a pega, mas gosta mesmo é de dormir com ela na mão kkkkkk)

6 comentários:

  1. Para quem se interessar pelos brinquedos, no site está constando como em falta, mas acabei de receber um e-mail dizendo que chegou um lote novo, então eeles devem atualizar as páginas em breve com a quantidade em estoque. Eu to doidinha, porque quero comprar logo, pois acaba rápido. Se por acaso acabar, peça para ser notificado quando chegar um novo pedido. O frete para o Brasil custa $37.

    ResponderExcluir
  2. adorei as fotos! desculpe eu ainda não tinha te seguido oops,rsrsrr... agora sim!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai legal boa idéia, vou começar a praticar já que o gugu só vive na piscina...

    ResponderExcluir
  4. Gente, meus brinquedos chegaram! Os golfinhso não são muito legais, pois o som que produzem é bem fraquinho. É masi para o bebÊ bagunçar mesmo. Mas as flautinahs e outros instrumentos de água são MARAVILHOSOS!! ME APAIXONEI!! Já estou imaginando uma super aula de música com eles.

    ResponderExcluir
  5. Olá Luciana! Meu nome é Sirlan. Conheci seu blog através da Ana Julia. Estou lendo, aos poucos. Estou maravilhada com tanta informação de qualidade compartilhada por você. Estou começando a montar um material (livro) do método doman para minha filhinha de 1 ano e 1 mês, pois ela não estava aceitando somente as palavras soltas. A Ana J. me sugeriu começar novamente daqui há três semanas.
    Vim aqui conhecer o seu espaço e não há como não parabenizá-la por esse cantinho tão especial e riquissimo em informações. Parabéns por sua dedicação. Apaixoneiiiii por esse blog, agora sempre vou dar uma passadinha aqui para ler e tirar alguma dúvida... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sirlan! Abraços e boa sorte com sua filhinha.

      Excluir