2 de fevereiro de 2012

O primeiro livro (3 - 6 anos) - Cabe na mala - com livro de atividades

Já escrevi aqui no blog sobre a série Mico Maneco, que são livrinhos que auxiliam o processo de alfabetização. Pois bem, eu comprei o primeiro nível da série, com seus quatro livrinhos, e o primeiro deles é o "Cabe na mala". Eu decidi que este seria o primeiro livro "de verdade" que meu filho Vinícius iria ler sozinho. Na verdade ele já estava demonstrando ser capaz de ler, mas decidi eleger um livro para ser o marco da entrada dele no mundo da literatura. Assim, comecei a elaborar essa série de atividades relacionadas ao livro para prepará-lo para o grande momento.

Algumas pessoas podem estranhar o fato de eu ter colocado "3 - 6 anos" no título do post, uma vez que na escola essa etapa de leitura só costuma começar aos 6 anos. Mas acredito piamente que crianças que passaram pelo método Doman e/ou fônico de letramento são plenamente capazes de ler este livro a partir dos 3 anos. Vinícius o leu com 4 anos e 4 meses (foi estimulado 1 anos com Doman e 6 meses com o fônico). Um mês antes disso ele já era capaz de ler - entendido como a capacidade de, sozinho, decodificar palavras novas e entender o contexto em que estão escritas.

A sequência de atividades que fiz foi:

1 - Utilizar o método Doman para mostrar as palavras do livro. Fiz uma sequência de palavras e frases. Aproveitei para explicar a ele o significado de palavras com que ele não tinha familiaridade, como "cutia", "lona", "mata", etc.

2 - Criei um livro de atividades trabalhando a leitura e escrita das palavras do livro. Imprimi as atividades abaixo, furei e coloquei numa pasta com sacos plásticos. Assim as atividades podem ser feitas várias vezes, basta usar pincel de quadro branco sobre o plástico e apagar com um paninho ou papel toalha. Também pode-se usar canetinhas coloridas de hidrocor, mas neste caso apaga-se com lenços umidecidos. A sequência das atividades é:

a) Colorir e cobrir palavras
b) fazer palavras com massinha de modelar
c) quebra-cabeças de palavras
d) ligar a figura à palavra
e) ligar pontos de palavras iguais
f) procurar palavras escritas com fontes diferentes
g) caça-palavras
h) achar palavras no meio das frases
i) caligrafia min[usculas
j) cruzada
k) escrever os nomes das figuras
l) ligar figuras e palavras
m) labirinto
n) jogo de tabuleiro 1
o) jogo de tabuleiro 2

(exemplo - ligar figuras e palavras)

3 - Como meu filho gosta muito de matemática, aproveitei e criei uma atividade simples sobre o livro. Usar potinhos de tamanhos diversos que se encaixem, e cujo maior caiba na caçamba de um caminhaozinho de brinquedo. Como eles cabem no caminhão? Espalhados cabem? E se colocarmos um dentro do outro? Desenhar círculos numa folha usando os potes como molde e pedir para a criança ordenar do menor para o maior (apresentar símbolo de menor < e maior >)
e depois numerar.

4 - Dei o livro de presente com muita festa e filmei ele lendo. Foi emocionante!


BAIXAR POWER POINT E LIVRO DE ATIVIDADES "CABE NA MALA"
Arquivo .rar - 3.1 MB
senha - estimulandomeusfilhos

(Eu fiz uma "mala" para guardar o livro e o livro de atividades. Na verdade eu já tinha pronta. Como guardo tudo que é embalagem de papelão para reciclar, tinha essa aí, que é n a verdade a embalagem de um livro que veio pelo correio, da livraria MArtins Fontes. Achei tão bonitinha que não quis jogar fora e aí está nossa malinha)

(A mala aberta. Colei apenas um pedacinho de velcro na embalagem para ela fechar)

(A alça da mala por dentro, com uma de minhas adoradas braçadeiras de náilon. Essa é bem grossa)

(a pasta para guardar os saquinhos plásticos com as atividades)

Para quem gostou da idéia, AQUI há também um livro de atividades para o livro "A galinha choca", de Mary e Eliardo França - coleção gato e rato, que estou trabalhando atualmente com Vinícius. Mas esse traz palavras bem mais complexas.

5 comentários:

  1. Que óptima ideia.
    Andei a ler muitas coisas sobre o método doman e faz duas semanas que o estou a aplicar cá em casa.
    Nos primeiros dias o Leo adorava e eu fiquei parva com a velocidade de ele aprendeu as primeiras palavras, é maravilhoso.
    Esta semana como estive muito ocupada não consegui cumprir com o meu plano e o Leo mostrou-se um pouco desmotivado com os cartões ontem tentei fazer directamente no computador e ele pareceu mais motivado. Vamos ver como corre. Não quero forçar nada mas é maravilhoso vê-lo aprender :)

    O teu blog esta a ser muito útil obrigada :)
    beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!

    Já faz dias que entro aqui, na esperança de conseguir ver o vídeo do meu genro lendo, e necas, necas. Hoje, finalmente consegui. BRAVO, Luciana! Ótimo trabalho. Ele está lendo muito, muito bem para a idade.

    Sogrinha tá orgulhosa!

    ResponderExcluir
  3. olá Luciana!
    amo seu blog,venho aqui todos os dias!kkk
    me identifico muito com o seu modo de ensinar e seu amor aos livros eu também sou uma amante dos livros desde pequenininha e estou estimulando minha filha a ama-los também!
    ela só tem um ano e cinco meses e milhares de livros é o seu brinquedo favorito!
    queria fazer alguns livrinhos personalizados pra ela em pdf,mas não sei como você poderia me dar algumas dicas?onde encontro o criador de pdf pra baixar?
    bjoss

    ResponderExcluir
  4. Oi, anônima!
    Muito obrigada pelo carinho e pelo comentário, fico feliz e motivada quando leio mensagens assim.
    Use este programa aqui:
    http://www.baixaki.com.br/download/pdfcreator.htm

    Para fazer um documento em pdf, basta você digitar tudo no word ou num editor de imagens qualquer, como o photofiltre (é o que eu uso) e na hora de imprimir, você vai nas propriedades e ao invés da impressora, escolhe "pdf creator", que ele gera o documento em formato pdf pra você.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. oi lu!
    você tem alguma sugestão de brincadeiras ,pra criança pequena de 1 ano e 6 meses?eu sou totalmente sem imaginação! e colorir com giz de cera e pincel ela só brinca um segundo e larga pra lá! me socorre pois já não sei o que faço pra gastar a energia dessa pequena!rs.rsr.rs

    ResponderExcluir