8 de maio de 2012

KinderBach - Programa para ensino doméstico de piano a crianças de 3 a 7 anos

Olá, meus queridos leitores. Não, não abandonei o blog, mas como deu para perceber, minhas atividades como professora bagunçaram totalmente meus horários e rotina, e fiquei afogada em milhões de atividades e responsabilidades, sem tempo sequer para dar conta delas. Como precisamos nos reavaliar sempre, percebi que esse novo estilo de vida estava sendo prejudicial para mim e para minha família - os programas de estimulação dos meninos ficaram todos parados ou capengas nesse período. Então resolvi cortar algumas aulas e mudar horários para que eu tenha mais tempo de reorganizar a vida. Nessa reorganização está incluído um tempinho para voltar a postar aqui, pois agora mais que nunca tenho muito a partilhar. SUPER agradeço todas as mensagens que tenho recebido de vocês, e prometo responder todas, tão logo me seja possível. As próximas duas semanas serão de "arrumação da vida bagunçada", mas creio que logo conseguirei por tudo em  ordem e voltar a escrever periodicamente.


 Um dos projetos em que estou trabalhando atualmente, são as aulas de piano de Vinícius (na verdade vão ser no teclado pois não tenho piano, mas vou ensinar a técnica do piano). Tenho vários métodos aqui que estou organizando, traduzindo, digitalizando, e estou juntando também partituras e tudo que possa ajudar a fazer aulas deliciosas para meu pequeno. Tenho adiado o início dessas aulas desde o ano passado por causa do meu perfeccionismo, mas agora acho que elas vão sair nos próximos quinze dias, e vai ser mais um tópico para partilhar com vocês.

Hoje gostaria de dar a dica do site KinderBach. O diferencial deste método, é que além de ser destinado a professores de piano para crianças pequenas (3 a 7 anos), também se destina a pais que fazem homeschooling, ou seja, ensinam seus filhos em casa. O programa cobre a parte musical mas também trabalha tópicos de escrita, leitura e matemática. As aulas e todo o material é adquirido online, em pdf e em vídeos disponibilizados no site, o que facilita bastante a vida de quem mora em outros países e não quer pagar frete. Também há varios materiais que eles colocam para download grátis, por exemplo, algumas aulas do nível 1 (basta preencher um pequeno formulário e você terá acesso a parte das aulas, que são muito divertidas),atividades relacionadas às lições, partituras, etc.

Há um plano para professores, e alguns planos flexíveis para pais, inclusive a opção "day pass" por $6, ou seja, você paga para ter direito a usar todo o site e ver as lições que quiser por um dia. O plano mensal de aulas online é $20, já o pacote com DVDS e CDs é $40, o que eu acho um bom preço considerando o custo/benefício, se você comparar com a mensalidade em cursos de piano tradicionais, que nem sempre usam material específico de qualidade para crianças nessa idade. É verdade que eu já tenho algumas críticas a este método também, mas nada muito comprometedor. Os materiais complementares também são uma delicinha, como os songbooks com partituras BASTANTE facilitadas (há professores de piano que odeiam  isso, mas eu adoro hahahah), com os temas "Hinos", "Natal", "Canções patrióticas" e "Canções do dia a dia".

Para as mães que pensam: "Mas meu Deus, eu não sei NADA de música, nunca toquei nem pianinho de brinquedo, como vou ensinar meu filho??!", posso GARANTIR que é uma ótima oportunidade de aprender junto com o seu filho. Se uma criança de 3 anos de idade consegue, você consegue também, com certeza. Tudo em música é muito intuitivo, e com o direcionamento dado pelo método, não tem como errar. Além de ser uma atividade muito divertida: estou para conhecer uma criança que não goste de aulas de música. A única limitação deste método é que ele é todo em inglês, mas mesmo assim, quem "arranha um pouquinho do inglês" pode facilmente desenrolar, porque o mais importante são as figuras, auto-explicativas.Na verdade vou aproveitar e utilizar esta metodologia par aincrementar o vocabulário de inglês dele.

Para quem se animar, me disponho a ajudar com dicas (por exemplo, pra quem quiser substituir a escala germânica C D E F G A B, pelo nosso conhecido dó, ré, mi, fá, so, lá, si). Beijos!!

14 comentários:

  1. Eles estão dando um cupon de desconto de 30% em qualquer compra, que vale até 30 de Junho de 2012. Couponcode: KBspring12

    ResponderExcluir
  2. Oba, vou comprar mês que vem! Baixei as páginas gratuitas e adorei. Já comecei as lições de piano com a Melissa, usando o Rainbow Piano Technique. Ela já toca Old MacDonald, Jingle bells e The happy fish. Acho que é só. E já fui logo ensinando ritmo junto. Como as notas são coloridas e o teclado também, ela consegue tirar as músicas sozinha. Mas o duro do "Rainbow Piano" é que ele só traz partituras e nada mais. Então, vou complementar com o KinderBach e o da Elvira Drummond. Valeu a dica, amiguinha!

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana,
    Respondí o seu e-mail depois que recebi seu endereço do hotmail. Sei que está numa correria de suas tarefas como mencionou, mas estou no aguardo do seu contato, ok?

    Trabalho com método de iniciação ao piano com cças também...Conheço os da ELVIRA DRUMMOND; um outro muito bonito e estimulante para os pequenos de 3 aninhos é o: "MUSIC FOR LITLLE MOZART" que é bastante lúdico por ter os flash cards e os dois personagens (o urso Beethoven e o Ratinho Mozart)...eu até confeccionei os dois para deixar mais lúdica a minha aula com as cças (caso se interesse envio fotos). Um método muito bom também que possui várias canções para os dedinhos das cças de 2,6 a 3 anos é o da MARIA DE LOURDES JUNQUEIRA; e um outro que tem muito repertório para 3 aninhos é o da Francis Clark: THE MUSIC TREE - TIME TO BEGIN. Bem, vamos nos falando...att,
    Edí

    ResponderExcluir
  4. Oi, Edi,
    Tentei te responder no edimusical@gmail.com mas o e-mail retornou. Por favor me dê outro endereço ou cheque este e me dá um retorno par aque eu possa respondê-la.
    Dos métodos que vc citou não tenho o de Maria de Lourdes Junqueira nem o de Francis Clark, embora desse último tenha ouvido falar muito bem, creio que seja o mesmo estilo do Little Mozarts, né? Quase que comprava, mas fiquei com o Little Mozarts. Obrigada por comentar, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, Acabei de ver o seu e-mail e já respondi. Olha a o meu e-mail edimusical@gmail.com está funcionando normalmente, ontem eu me comuniquei com todos que trabalho dentro de São Paulo e fora. A minha caixa postal não está cheia, está bem livre. Por gentileza se não for pedir demais, me encaminhe novamente.Olha, pode comprar a vontade o de Francis Clark: THE MUSIC TREE - TIME TO BEgin, que tem muitos arranjos para o professor tocar e melodias bonitas para os pequenos. Eu inicio lá no Colégio que tem aulas de piano no final de tarde com as cças de 2,7 meses em diante e dá super certo...eles curtem muito...acho até melhor em termos de sequência pedagógica e didática do que o Music for litlle mozart...Grande abraço...AH! Se não conseguir o da Maria de Lourdes Junqueira me avise, pois está difícil encontrar no mercado.No aguardo...Edí

      Excluir
  5. Ana Ju, que bom que gostou! Eu lembro do seu post falando do rainbow piano, mas muita gente diz que não é legal ensinar piano com adesivos nas teclas, que a criança deve aprender a reconhecer as notas no teclado... bem eu aprendi, quando criança, com adesivos, heheheh acho que com a prática, dá na mesma. O problema é manter a prática! Boa sorte pra você aí, beijão!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, amiguinha, mas com o tempo, a criança não necessita mais dos adesivos. A gente retira as cores, e elas nem sentem mais falta. Por exemplo, a minha filha já localizava as notas antes de eu usar as cores. Usei adesivos apenas para facilitar. Se é bom ou não amiga, não sei dizer, só sei que a Melissa já tá tocando várias musiquinhas. Mas no fundo, no fundo, também me incomoda um pouco isso de usar as cores. Até, porque fico assustada com a velocidade com que minha filha tira as peças sozinha, sem auxílio. Sei, lá.Fica muito fácil. Tu achas que é prejudicial? Tu tá sabendo de alguma coisa que eu não sei? Compartilha , tá? Mas o que noto, é que ela ama as teclinhas coloridas e dá uma certa motivação. Ai, tomara que eu não esteja prejudicando a bichinha, né? Não vejo a hora de adquirir o Kinder!

    Com a Isabelle, usei método P&B, tradicional, e deu supercerto. Ela pratica todos os dias, desde que o piano esteja aberto.Já toca com as duas mãos, acordes e ritmos variados. Mas se não fosse tão teimosa, podia estar tocando muito mais. Ela quer ser cantora lírica, vou respeitar, e procurar uma professora de canto. Bjs, amiguinha.

    ResponderExcluir
  7. simplesmente seu blog é um grande diferencial , eu sou blogueira nata e o seu é excelente com tudo, seu zelo é digno de honra ...eu gostaria de receber o método do piano e tenho tempo meu email é adrisa77@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. AnaJu, desculpa a demora em responder... muita coisa acontecendo por aqui. Já conheci ao método das cores que vi no seu blog, e não acho que seja em nada prejudicial. Ele, na minha opinião, apenas adia o conhecimento da posição das notas, mas em compensação motiva a criança a aprender. O Kinder tem seus pontos altos e baixos, por exemplo,não gosto das partituras que eles utilizam, ebora tenha uma lógica interessante, mas acho que é mais complicado que ensinar a partitura "de verdade", sabe? Nossa, e a Isabelle é a primeira criança que conheço que quer ser cantora lírica kkkkk que coisa mais linda! Beijos pra vocês!

    ResponderExcluir
  9. Mundo EAD, obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado do blog. O método de piano Kinder Bach só pode ser adquirido no site deles. Há algum material que pode ser baixado de graça para você avaliar (Acho que as duas primeiras lições), mas o restante tem que ser comprado. Um boa opção é você pagar o day use, que é de apenas seis dólares, e você pode entrar lá e baixar tudo que quiser. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luciana! Cada dia seu blog fica melhor. Aprendo muito aqui. Gostei da dica acima, mas acabei lendo a "conversa" entre vc e a AnaJu e fiquei meio "perdida"...rs! Eu toco piano desde pequena, embora não seja pianista e tenho 3 filhas, sendo a mais velha com 6 anos. QUero muito ensina-las, mas sempre tive medo de, por falta de uma pedagogia correta, viesse a atrapalhar a aprendizagem delas. Fiquei na dúvida de qual melhor método usar. vcs citaram alguns outros métodos, tentei pesquisar, mas gostaria de uma dica de qual vc me indica para eu adquirir. Esse inglês ensina como ensinar? Não queria nada que tivesse que ficar presa ao computador, mas que eu pudesse imprimir e usar direto com elas. O que vc me diz?? Qualquer coisa, meu e-mail é: rachel.educaemcasa@gmail.com
    Agradeço desde já,
    Rachel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rachel! Desculpe a demora em responder. Acho que para seu objetivos o melhor método é o Lições de Piano volç. 01 em portuguÊs, da Hal Leonard. É muito didático e tem um excelente programa. Você pode complementar com o material do KinderBach. Beijos!

      Excluir
  11. Olá Luciana,
    Parabéns pelo blog.
    O método Kinder Bach realmente é tentador, uma pena que os áudio são todos em inglês. Entrei em contato com a empresa via e-mail e eles foram muito receptivos, porém não possuem interesse em traduzir o material.
    Sou estudante de Educação Musical e ficaria honrada em receber sua visita em meu humilde blog "Solletrando Música".
    Até mais
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea. Que pena que eles não mostraram interesse na tradução. Tentei ir no seu blog mas não encontrei de jeito nenhum pelo google. Coloca o endereço aqui ;-) Beijos.

      Excluir