23 de setembro de 2012

Cantinhos de aprendizagem

O arquivo abaixo foi um projeto que fiz já faz um ano, e foi dirigido a uma escola. Mas pode ser plenamente adaptável a mamães e papais que desejam ter em casa um ambiente rico em estímulo e preparado para educar.

Nele você vai encontrar várias ideias de cantinhos de aprendizagem, materiais que podem ser usados neles e também algumas atividades:
- Cantinho do ABC (reconhecimento e escrita de letras)
- Cantinho de blocos
 - Cantinho de leitura
- Cantinho da casa de bonecas
- Cantinho da informática
- Cantinho da escuta
- Cantinho da matemática
- Cantinho dos jogos e quebra-cabeças
- Cantinho da escrita
- Outras ideias (casinha, fantasia, animais, horta, sossego, música, etc)

"Embora a proposta de “centros de aprendizagem” ou “cantinhos pedagógicos” remeta à pedagogia montessoriana, em qualquer escola, de qualquer filosofia, eles podem ser adotados, mesmo que parcialmente, como um instrumento de promoção da aprendizagem.
Está comprovado por pedagogos e psicólogos que as crianças aprendem de maneira mais eficaz quando manipulam objetos concretos, uma vez que este aprendizado é processado pelo cérebro por várias vias de sentido – visão, audição, tato – e não apenas pela assimilação passiva que uma aula dirigida tradicional propõe. A autonomia vincula-se ao prazer de manipular os objetos e descobrir “por si só” os conteúdos apresentados. O professor tem, nesses cantinhos, a importante função de observar e intervir em alguns momentos para mostrar caminhos de forma objetiva, clara e estimulante, e deixar a criança percorrê-los. Deve também ensinar a manter os cantinhos organizados, como parte da rotina de sala de aula, o que as crianças logo incorporarão."



Mais uma vez peço desculpas por não postar aqui diretamente, mas o trabalho para organizar fotos e textos é muito mais fácil no word. O arquivo, porém, está salvo em PDF (para não haver nenhuam desconfiguração entre as versões do word) e tem 30 páginas.

BAIXAR AQUI (2.5 MB)

As ideias e fotos desse projeto foram traduzidas e adaptadas principalmente dessas páginas: 
e

Algumas fotos eu peguei na internet e não salvei a fonte, porque o fiz, a princípio, sem intenção de publicar, apenas para uso pessoal. Se usei algo seu, por favor, me diga para eu colocar a fonte. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário