4 de setembro de 2012

Fazendo um livro porta-retrato

UAU! Três meses sem postar, hein? Mil perdões! Esta vida de professora tem consumido a mim e a todo meu tempo. Mas PRECISO voltar a postar aqui porque amo este cantinho. E aviso que estou voltando com tudo! 

Quem tem bebês deve ter pelo menos um livro de banho entre os brinquedos. Se não tiver, é bom adquirir. Eu consegiu comprar um lote por um preço super baratinho em um brechó infantil no orkut. Esses livros são feitos em material impermeável, geralmente vinil ou plástico similar, com enchimento em espuma, o que permite que ele flutuem na água. Foram pensados para serem utilizados na banheira do bebê ou no banho das crianças. Mas seu uso fora da água, na estante de livros, também é muito útil porque eles são mais resistentes que os livros de papel. Especialmente para as crianças até três anos, que são exploradoras vorazes e costumam levar tudo à boca, esses livros são bem apropriados para aguentar o rojão por muito tempo.

Como passar do tempo, porém, pode ser que a criança não "dê mais bola" para o livrinho.

A proposta deste post é incrementar esses livros e renovar o interesse da criança pelos mais antigos. Você vai precisar de:

1. Sacos de vinil transparente, do tipo que embalam lençóis, edredons, meias, calcinhas, brinquedos, etc.
2. Cola vinílica - pode ser comprada em grandes supermercados, lojas de departamentos ou lojas de material de construção. Com certeza você vai achar na sessão de piscinas infláveis, pois ela funciona como reparo. Parece um tubinho de super bonder, mas é apropriada para colar esse tipo de plástico (super bonder não presta para isso, ok?).
3. Fotos impressas do seu filho (pode ser em papel normal)

Recorte os sacos de vinil no formato do livro e no tamanho que você desejar fazer o porta-retrato. Certifique-se que está um pouco menor que a página. Em seguida, cole as bordas no livro com cola vinílica, mas tenha muito CUIDADO: coloque pouca cola, só um caminho bem fininho, de modo que ao pressionar sobre o livro a cola não espalhe, pois ela contém solvente que borra as cores da tinta do livro. Não esqueça de deixar a parte de cima aberta para colocar a foto! Você pode usar fita adesiva atrás da foto para fixá-la melhor. Deste modo, a criança vai aparecer interagindo com a história. Escolha fotos com expressões diferentes e aproveite para conversar sobre isso com o bebê, estimulando sua linguagem e percepção. Experimente fazer com bebês e verá como eles adoram se ver. Só não vai dar masi para levar para a banheira :)







2 comentários:

  1. Amei seu blog, é um tesouro valioso de informações para nós e nossos filhos! Me interesso muito por muitos assuntos. Como posso ter contato com vc? Procurei mas aqui não tem nenhum email, nenhum contato. Parabéns pela sua disponibilidade em colocar tudo isso aqui! Mariana.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mariana! Obrigada e seja bem-vinda! Recebo os comentários do blog direto no meu e-mail. Mas se quiser um contato pessoal, deixe seu e-mail que eu te escrevo :) Beijos!

    ResponderExcluir