25 de setembro de 2012

Programa de leitura e escrita de letras - para crianças a partir de 2 anos

Explicando bem objetivamente: é uma apostila com NOVE alfabetos, cada um com uma proposta diferente mas com um mesmo objetivo: levar a criança a reconhecer e traçar as letras do alfabeto (bastão - maiúsculo, por ser a forma mais fácil da criança começar a escrever as letras).

A partir de dois anos porque acredito que uma criança que foi estimulada pelo método Doman ou Montessori tem plenas condições de fazê-lo. Obviamente a velocidade com que progride uma criança de 2, 3 ou 4 anos é bem diferente, especialmente com relação à parte motora. O reconhecimento pode ser feito até mesmo por uma criança de um ano ou menos. Mas a habilidade para o traçado só vai começar a se desenvolver a partir dos dois anos, dois anos e meio, dependendo do quanto a coordenação motora fina e grossa dessa criança foi estimulada através de jogos, brincadeiras e atividades apropriadas para bebês (veja algumas sugestões no excelente blog da Johanna). A justificativa dessa atividade é dar suporte para que a criança seja capaz de manejar as ferramentas da leitura. Não é um método para "acelerar" o processo de alfabetização já que acreditamos que esse processo pode e deve ocorrer NATURALMENTE muito antes do que se é pregado pela educação formal, apenas com consequências positivas para a criança. Para saber mais sobre isso, acesse o marcador FUNDAMENTOS e leia mais sobre a filosofia de Glenn Doman.

A ideia aqui é que, para aprender as letras e os seus fonemas correspondentes (sons das letas) a criança precisa ter contato com eles. Não tem outro jeito. E quanto mais contato, mais rápido e eficazmente ela aprenderá. Nessa apostila utilizei ideias montessorianas, como as letras sensoriais, que a criança nao apenas constrói mas também tem à disposição para tocar, sentir, quando quiser. A grosso modo, as letras sensoriais são velhas conhecidas na escola tradicional, quando, por exemplo, as crianças fazem tarefinhas de colar serragem, bolinhas de crepom ou outro material de textura interessante em cima da letra. Acontece que na escola tradicional, depois de feita, a tarefinha é, quando muito, pendurada num mural, longe da criança. Nossa proposta é que, mesmo depois de pronta,a criança possa tocá-la e manipulá-la quando e como quiser, pois é isso que a fará entender o traçado da letra. Para os sons das letras utilizamos uma estratégia do método fônico de alfabetização, e eu traduzi (melhor ainda, fiz uma versão, porque ficou bem diferente do original) de uma série de livros em inglês que adoro, o Jolly Finger Phonics. Nesses livros a criança, além de ouvir o som da letra, faz o traçado com o dedo, e faz gestos que ajudam a gravar o sons.

Vou deixar meu pequeno Rafa (2 anos e 6 meses) apresentar a apostila para vocês, e depois vou dar algumas sugestões para complementar esse programa, como qual, em seis meses, em média, fará seu filho ou aluno estar preparado para começar a ler e escrever.

1 - LETRAS ARCO-ÍRIS -Consiste em traçar repetidas vezes a letra com giz-de-cera, cada vez com uma cor. Nesta fase, é o treino que leva à fixação.


2 - LETRAS FURADINHAS - com uma caneta de ponta fina, sem tinta, e uma toalha ou placa de isopor por baixo da folha, a criança faz furinhos no contorno da letra.


3 - LETRAS PARA PINTAR - Aqui a criança não precisa fazer o traçado, pode pintar livremente. A ideia é ela reconhecer a letra na palavra embaixo, e memorizar o som que a letra faz.


4 - LETRAS SENSORIAIS - São 26 sugestões de materias com texturas interessantes para colar em cima das letras, um para cada letra, e a criança é quem constrói. A cada nova lição, ela revisa as que já fez, tocando uma por uma.



5 - LETRAS CARIMBADAS - com uma tampinha de garrafa PET e um pedacinho de EVA é possível construir um carimbo, que vc pode usar numa almofada de carimbo ou em tinta guache mesmo. A criança vai carimbando em círculos que formam o traçado da letra. Certifique-se que ela faça sempre seguindo a direção correta do traçado, sempre do mesmo jeito (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Lembrei disso agora vendo que não atentei para esse detalhe na foto abaixo, hahahah.


 6 - LETRAS COM TINTA - mais uma forma divertida de treinar o traçado.


7 - LETRINHAS FORMIGUINHAS - Para treinar o traçado também. Observe a maneira e a força com que a criança segura o lápis.(Depois de ter feito e impresso o arquivo foi que descobri que tem uma fonte de formiguinhas mesmo... fica a dica AQUI)


8 - LETRINHAS MONTESSORIANAS - Para essas letras eu usei a Fonte Montessori mesmo, a que se usa para fazer as "sandpaper letters", ou letras de lixa, que as crianças podem usar de várias formas: numa primeira etapa, passando os dedinhos em cima para reconhecer a forma da letra, ou colocando uma folha em branco em cima e passando o giz de cera para descobrir a letra, ou ainda, olhando para ela e copiando numa folha em branco ou numa caixa de areia. Escolhemos fazer as nossas colando areia (comprei um pacote em uma casa de flores artificiais). Isso é tão irresistível para crianças que até o meu mais velho quis ajudar a fazer a letrinha :-)

 9 - FONEMAS - Minha versão tupiniquim de Jelly Finger Phonics. Fiz meio às pressas, se você acha que pode melhorar é só dar sugestões. PAra cada letra há uma micro-história (uam situação) que leva a criança a fazer o som da letra. No caso abaixo, os animais queriam entrar na casa da vovó, mas precisam tocar a campanhia que faz: "ééééé!!!"



É um calhamaço: são 233 páginas, uma página para cada letra, porque essa apostila foi pensada para ser usada com crianças bem pequenas, que ainda não tem muito domínio sobre os limites do papel, e precisam de um espaço amplo para traçar. Obviamente, você pode escolher apenas algumas ideias para imprimir. Se quiser imprimir tudo, pode reservar um cartucho inteiro heheheh Aqui tenho feito uma letra em dois dias. Deixo para fazer as atividades com tinta ou cola por último, para que possam ficar secando. A maneira mais montessoriana de fazer essa atividade, é, depois de apresentar a proposta de cada tipo de letra, deixar que a criança, por ela mesma, escolha quais quer fazer naquele dia, disponibilizar os materiais para ela e ficar só observando e orientando caso seja necessário.


COMPLEMENTOS:
Acho importante complementar essas atividades com outros estímulos. A criança deve perceber que as letras fazem parte do seu mundo, que está cercada por elas, e tanto quanto puder sentí-las, tocá-las e manipulá-las, melhor.

ALFABETO MÓVEL PARA JOGOS
Jogo de classificação - Um alfabeto móvel, dois recipientes e cartões com as letras que você quer trabalhar. A forma mais fácil é usar apenas as letras selecionadas do alfabeto móvel (neste caso, A e E) para ele classificar. Outra forma é levar a criança a encontrar as letras (neste caso, A e E) no meio de todas as outras letras. Mais tarde o jogo de classificação pode ser feito com pequenos objetos que comecem com a inicial da letra estudada. Procure também por jogos educativos apropriados para essa fase do letramento.

BEBELE
Uma forma divertida de fixar os fonemas das letras através de pequenas músicas e animação.(clique para acessar)


MÉTODO DA ABELHINHA
 Estou utilizando também o "método da abelhinha" para apresentar - apenas apresentar - as letras na forma cursiva - e trabalhar o método fônico de leitura. Por este método (bem antigo, diga-se de passagem, anterior ao nosso famigerado construtivismo), à medida que for apresentando as consoantes, você já pode ir introduzindo as sílabas respectivas também. Para conhecer mais o método e pegar o material, CLIQUE AQUI



SOFTWARES DIVERSOS
Eles ao mesmo tempo que trabalham a coordenação motora nessa turminha que nasceu na era digital, vão ajudando com os conceitos iniciais. Procure por softwares do tipo "primeiros passos" ou "maternal". Aqui usei bastante o "Coelho Sabido" de todos os níveis e super indico.


E, é claro, todos os livrinhos infantis sobre o assunto que você encontrar. Segue abaixo alguns para baixar, com o tema de letras do alfabeto. Leia caprichando (e enfatizando) no som das letras estudadas. Dê uma olhada neste post também.


BOA SORTE!

13 comentários:

  1. Ola Luciana, tudo bem? Gosto muito do seu blog, nunca comentei mas visito a mais de 1 ano, desde que estava gravida, tenho uma bebe de 1 ano e 3 meses, me chamo Silvania tenho 27 anos sou casada com um equatoriano e moro em Recife, vc tb esta em Recife, vc tem email? Vc da aula de musicalizacao p bebe aonde? Parabens e obg pelo blog! Ficaria muito feliz em falar com vc! Abraco! Silvania Montesdeoca silvania19@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvania, mandei um e-mail para você. Volte mais vezes, beijos! Luciana

      Excluir
  2. Ola
    Gostaria de ter a apostila como faco.. como e: meu email e paulinhalimazinha@gmail.com pois meus gemeos moravam na bolivia com o pai e agora entraram na escola e estao perdidinhos.. bjoos obrigada ..adorei o blog!

    ResponderExcluir
  3. ola
    Adorei seu blog..Não estou conseguindo baixa a apostila e gostaria muitos, Luciana tem como você passa para mim através do email.ely.felix84@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras ...post maravilhoso como sempre.

    ResponderExcluir
  5. Não consegui baixar a apostila poderia enviar para o meu email?alinebzl@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá adorei o seu blog,parabéns!
    não consegui baixar as apostilas,há possibilidade de enviar por email!?
    lika_pradoo@hotmail.com

    obrigadaa

    ResponderExcluir
  7. Olá,não consegui baixar a apostila!

    ResponderExcluir
  8. Ola, adorei a matéria!! Mas não consegui baixar a apostila, poderia mandar por email?
    lolaapereira30@gmail.com
    Aguardo! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ola, adorei a matéria!! Mas não consegui baixar a apostila, poderia mandar por email?
    lolaapereira30@gmail.com
    Aguardo! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Gente, testei aqui hoje o link da apostila no 4shared (estou em setembro/2015) e ele funcionou direitinho. É só clicar no botão que está escrito "baixar" com um desenho de uma nuvenzinha, depois clicar em "baixar grátis" na página que ele vai abrir e esperar o contador zerar pra salvar o arquivo. Pra usar o site do 4shared você tem que ser cadastrado, mas o cadastro é feito rapidíssimo. Vale a pena pois tem muita coisa pra baixar lá. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  11. Luciana, boa tarde !

    Parabéns pelo blog, baixei apostila, mas verifiquei que no alfabeto sensorial faltam algumas letras, as páginas estão em branco. Tem algum problema ?
    Você pode me enviar por email (priscilacasado@hotmail.com).

    Fico no aguardo e muito obrigada !!
    Priscila Casado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila! Obrigada pelo comentário. De fato, ficaram faltando algumas letras, mas acabei deixando assim mesmo. Quando for fazer com a criança você pode completar fazendo a letra à mão numa folha mesmo, foi o que fiz :-) Beijos.

      Excluir