30 de outubro de 2012

Livros e atividades de matemática divertidos para baixar - crianças de 2 a 6 anos

Gostaria de partilhar com vocês os livros e atividades de matemática que tenho usado com meus filhos aqui. São livros diferenciados, porque tem uma abordagem divertida, que dão um ar de "brincadeira" às tarefas. Adianto que são todos fruto dos pedidos que meus filhos mesmos fazem. Com o mais velho eu tenho que limitar o número de atividades de matemática por dia, porque se não ele quer fazer tudo de uma vez e está sempre me pedindo mais, mais, mais kkkkkkk

Para vocês terem ideia, separei uma atividade aqui:


 A atividade acima foi turada de um livro da Disney que eu traduzi e estou disponibilizando aqui porque não há similar nacional, que eu saiba. Tudo foi feito com tradução-livre, e dei mais importância à clareza dos objetivos que a tradução "ao pé-da-letra", entao vão me desculpando qualquer coisa, tá?

Para baixar, CLIQUE AQUI

Este livro está indicado para a faixa etária dos 5 aos 7 anos, mas eu usei com Vinícius logo que ele completou 4 anos, e acredito que dependendo do estímulo que a criança recebeu, pode ser utilizado até com crianças de 3 anos.



Os livros e atividades abaixo eu separei por faixa etária, e nao estão traduzidos, mas do jeito que peguei na net. Como são bastante intuitivos, não vi necessidade de traduzir. São apenas uma parte do que uso, mas dá para ilustrar bem, e orientar na busca de atividades similares.

A partir de 2 anos - Uso fichinhas que pego em diferentes sites e livros. Com essa idade aconselho veementemente usar mais brincadeiras com objetos concretos ao invés de papéis e lápis. Procure trabalhar reconhecimento dos numerais, contagem, agrupamento (classificação), correspondência e sequência, especialmente estas três últimas. Isso é a base de toda a matemática. Use os próprios brinquedos da criança e de vez em quando alguma novidade, como pedrinhas, tampinhas, bonecos, que façam as vezes de material dourado. Para tarefinhas, SUPER recomendo o site Education.com, clique no menu "worksheets" e na lateral selecione "Preschool" e "Math". Você tem que fazer um cadastro gratuito rápido no site, mas vale muito a pena, pois de todos os sites do gênero é o que eu acho mais organizado e com tarefinhas mais bem feitas.



A partir de 3 anos - O trabalho proposto anteriormente vale para essa faixa etária também, mas de forma mais aprofundada, e começamos com adições, subtrações e iniciação à geometria (TANGRAN e outros brinquedos com múltiplas resoluções como ESTE são ótimos para isso), primeiro, sempre, com objetos concretos. Além do livro que já postei acima, tem as ótimas atividades do Kumon, que aqui, eu utilizei sem regulagem de tempo e repetindo sem nenhum compromisso de "ter que" terminar o livro. Pego um pouco daqui e um pouco de lá.


A partir de 4 anos - Reforçando sempre os conceitos já assimilados, podemos avançar introduzindo noções de unidade, dezena e centena. Começamos a introduzir o conceito de multiplicação. A geometria plana também pode ser estudada a partir da comparação com objetos que a criança conhece, para objetos que ela não conhece. Sempre partindo dos objetos concretos para o abstrato (atividades escritas). Use atividades com seus personagens preferidos, é um grande estímulo! Assim como adquira e confeccione você mesma joguinhos para ele assimilar brincando os conceitos. Veja um exemplo AQUI.


A partir de 5 anos - Avançamos com multiplicação e divisão, problematizando a partir de situações concretas, do dia-a-dia da criança, ainda com objetos manipuláveis e jogos. Em breve também pretendo introduzir noções de geometria espacial, através de um trabalho com brinquedos. Deixe-a livre também para criar seus próprios problemas, incentive atividades que tenham mais de uam resposta certa, ou mais de uma maneira de serem resolvidas. Por exemplo, esse brinquedo AQUI ou este AQUI.


Observação - Utilizei muito mais que essas atividades/livros, isso é só para ter uma noção de como trabalhei e venho trabalhando com meus filhotes. Fiz questão de usar o termo "minhas" para deixar claro que as faixas etárias sugeridas partem da minha realidade, do que vivi aqui com meus filhos, mas isso não tem que ser igual com seus filhos. Avalie - ninguém pode fazer isso melhor que a mãe - , e tente não fazer atividades nem que subestimem a capacidade de seu filho, nem o frustem por ele não ter conseguido ainda assimilar bem os conceitos. Se for necessário, demore-se em um mesmo tipo de atividade até ele ter segurança do que está fazendo, procurando variar apenas a forma de fazer. Não tenha pressa, a ideia, sempre, é aprender se divertindo, sem cobrança nenhuma. Lembre-se também que cada criança tem um tipo de inteligência em destaque, e se seu filho não dá muita trela para a matemática, procure descobrir e incentivar aquilo que ele faz melhor (Desenho? Linguagem? Artes? Música? Atividades físicas? Preocupação com o outro ou com o ambiente?).

14 comentários:

  1. como faço pra baixar? pede um cadastro...é grátis?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Erica!
    É grátis sim, basta fazer o cadastro uma vez,e é super rápido. Vale a pena pois nesse site você pode baixar muito mais coisas legais.

    ResponderExcluir
  3. ops, já consegui...adorei as atividades!

    ResponderExcluir
  4. Que legal, adorei!!! Vou baixar pra Igor!!!! Valeu, bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana, parabéns pelo excelente conteúdo do blog.
    O link das atividades para 2 anos não está abrindo. Será que vc poderia mandar por e-mail? falpassos@bol.com.br Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Oláaa!
    Poderia re upar o livro 5? Estou com uma criança de 9 anos aqui, que não é muito boa com matemática, e estou começando do básico com ela. Me ajudaria muito!
    Obrigada, Luisa Lee.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luisa,
    O arquivo Matemática - 5 anos está nesse link aqui: http://www.4shared.com/rar/x8fZq92R/Mat5.html
    Obrigada por avisar! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Aonde posso me cadastra? não consigo
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. ACredito que vc está se referindo à página do 4shared, correto? Lá em cima, do lado direito, clique em Signup, preencha os dados, e após fazer o login vc poderá baixar o material. Boa sorte.

      Excluir
  9. Olá, meu nome é Adriana estou trabalhando matematica com crianças de 3 e 5 anos. Não consegui baixar nada. Por favor me manda alguma coisa pelo meu email adrianaalves.alves@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana! Acabei de testar os links e estão todos funcionando direitinho. Às vezes o 4shared dá uns "bugs", mas depois passa. Tente baixar novamente os arquivos, é o meio mais prático. Não tenho mais os arquivos compactados em meu computador, nem sei mais quais selecionei, e minha conta de email (hotmail) só aceita anexar arquivos até 25MB. Se tentar outas vezes e não conseguir, me escreva novamente que te indico alguns sites que podem te ajudar. Beijos!

      Excluir
  10. Luciana vc tem esse programinha para outras disciplinas?
    kellydemaria@hotmail.com

    ResponderExcluir