11 de outubro de 2012

Um xilofone bom e barato, e algumas músicas para tocar.

Durante muito, muito tempo, eu procurei um xilofone de brinquedo com duas características apenas: que fosse afinado e que viesse com duas baquetas. Desde que meu filho mais velho nasceu já comprei vários, e namorei outros tantos, sempre para descobrir que nenhum deles era o ideal.

O xilofone com uma baqueta só descaracteriza o instrumento original e deixa de trabalhar uma importante habilidade em crianças pequenas: a lateralidade. O tocar com as duas mãos, primeiro em sincronia, e depois independentemente, é a base de vários instrumentos musicais, e uma aquisição importante para o cérebro dos pequenos.

O xilofone desafinado.... não precisa dizer muito, né? Deseduca o ouvido sensível e eabsorvente deles. Infelizmente tem site por aí vendendo xilofone desafinado como se fosse "brinquedo educativo". Cuidado!

Um xilofone de verdade custa algo em torno de quatrocentos reais, o mais simples. Embroa seja o mais recomendado, não é algo acessível para uma mãe, especialmente se ela escolheu trabalhar menos para ficar mais tempo com os filhos...

Aí dei de cara com esse da Elka. Num primeiro momento me vieram todas as experiência shorríveis com xilofones bonitinhos e com o som terrível que eu já havia experimentado, mas aí... surpresa! Ele era afinado! E ainda trazia outas opções de exploração sonora: um nariz-tambor e umas orelhas-reco-reco. Perfeito, perfeito ele não é porqu epodia ter o dó agudo, o que possibilitaria tocar várias outras músicas. E as baquetas também poderiam ser mais grossinhas para facilitar para os bebês pegarem, mas ainda assim, foi o melhor brinquedo do tipo que já conheci. Comprei logo um para as aulas dos meus bebês e recomendo a todas as mamães. O som é mais suave que o de um xilofone (na verdade metalofone) de verdade, mas isso é bom para os bebês.


Aconselho as mamães que comprarem, trabalharem mais o ritmo com os bebês, deixarem ele batucar libremente, pois embora não pareça, essa é uma maravilhosa forma de aprendizado. Com os mais velhos (3 anos em diante) dá também para fazer jogos de imitação melódica (você toca algumas teclas e a crianças deve tocar igual). Procure também, sempre que possível, tocar as teclas dizendo o nome das notas delas. A tecla maior é o Dó (vermelho). Depois vem o Ré (laranja), Mi (amarelo), Fá (verde), Sol (verde escuro), Lá (azul) e Si (roxo), a menorzinha.

Agora um curso ultra-rápido de teoria musical para vocês tocarem músicas bem fáceis no "Gilofone":

- Lição Única: essa é a forma como se representam as sete notas musicais na escala de dó maior (não se preocupe que você não precisa saber o que é escala de dó maior)


- Partituras: são as músicas escritas. É um guia para você tocar a música. Um dica é: você muito provavelmente já conhece as músicas abaixo, logo, não terá dificuldades com o ritmo. Experimente cantar, trocando a letra da musica pelo nome das notas que aparecem na partitura. Depois que conseguir fazer isso, verá que vai ser BEM mais fácil tocar: isso se chama solfejar. Vale até escrever os nomes das notas embaixo das bolinhas até você pegar a prática. Se ainda assim achar está difícil, pegue seus lápis de cor e faça bolinhas coloridas em cima de cada bolinha preta da partitura, de acordo com as teclas de xilofone, por exemplo, pitanr o dó de vermelho, o ré de laranja, etc.

Cabou! Boa sorte! Você também pode tocar as músicas em pianinhos, tecladinhos, etc. Vamos lá, mamãe, tente! Saiba que sua intuição vai ajudar muito (quando a música sobe a mão sobe junto, quando desce também). Eu garanto que pelo menos o refrão do "O pastorzinho" você vai conseguir tocar :-)













Uma palhinha (Fui morar numa casinha, Na Bahia tem e Frère Jacques):

61 comentários:

  1. Tiba mil vezes obrigada, quando vi as partituras voltei no "túnel do tempo" beijos!

    ResponderExcluir
  2. ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIII! Copiei várias músicas que os meus filhos não tinham! Muito obrigada!
    BJos, gisele
    e kids
    www.kidsindoors.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, que bom ver você por aqui! Fico feliz que tenha gostado, se quiser outras partituras é só pedir que te mando por email (ou no facebook TibaLu). Isso vale para os demais leitores também :-)

      Excluir
    2. Oi Luciana, adoro seus posts! Você manda as partituras por email ou no facebok mesmo??Que otimo! Qual o seu face? Não te achei...

      Excluir
  3. Oi Luciana,

    Comprei um gilofone, estou aguardando chegar. Fiquei pensando depois se teria que afinar, tipo violão, e o que o desafinaria.
    Beijos.
    Obrigada.
    Simone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone! A afinação do xilofone (metalofone) é conseguida através do tamanho das teclas, portanto uma vez cortadas elas não afinam nem desafinam mais, a não ser que você corte-as novamente, o que é bem difícil de acontecer :) Beijos e espero que o brinquedo renda muita diversão por aí!

      Excluir
  4. Olá, comprei um xilofone pra minha filhinha mas não consigo tocar nada, coordenação motora zero, ai to tentando fazer alguma coisa, escrevi as notas nele pra eu saber qual é e to tentando tocar alguma coisa, tipo DO RE MI FA FAFA DO RE DO RE RERE DO SO FA MI MIMI DO RE MI FA FAFA...

    Tipo se não for muito trabalho teria como postar essas musicas em notas desta forma que escrevi, ou outras pra eu tentar aprender alguma coisa, ou algum lugar que acho dessa forma ja tentei e só achei parabens e mesmo assim não dá pra tocar com 8 notas...

    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodriggo, obrigada por comentar!! Olha, normalmente não se usa entre músicos tocar partituras colocando o nome das notas. Isso é considerado "colar", e pega mal pra caramba kkkkkk Mas sei que é difícil no começo. Tocar, seja lá qual for o instrumento, requer algum esforço quando a gente tá iniciando. Tem que ter paciência, mas quando menos você esperar já vai ter decorado a posição das notinhas. Eu até faria para você algumas músicas, mas agora estou num momento muito, muito corrido. Com aquele grafico que coloquei lá em cima (a figura seguinte à do xiloone) dá pra decodificar todas as notas. AConselho você a imprimir os dois, o gráfico e a partitura, e colocar um ao lado do outro. Aí vc vai vendo a qual nota corresponde a bolinha e vai anotando com lápis embaixo dela. Isso é mais simples do que vc imagina, mesmo crianças (sua filha pode ajudar) podem fazer isso. Quando for fazer a segunda música vc vai ver que já não está tão difícil, e já vai ter decorado varias notas. Boa sorte e um beijo da filhinha!

      Excluir
  5. Luciana, estou completamente fascinado por todo material aqui postado. Tenho um filho, 1ano e 8meses, Gustavo. Ele é bem comunicativo, disposto à brincar e tudo mais. Gostaria de saber se devido à idade dele ainda posso iniciá-lo no método Doman. Queria saber por onde começo. Queria ensiná-lo, leitura, matemática, inglês, musica e tudo mais. kkkk Por onde indica que comece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guinaldo, fiquei muito feliz com seu comentário, sempre me alegra ver pais interessados em participar ativamente da educação dos filhos. Se você interessou pelo método Doman o primeiro passo é comprar o livro "Como ensinar seu bebê a ler", ou então o "Como multiplicar a inteligência da criança", que tb tem o programa de leitura junto com outros programas (matemática e conhecimento enciclopédico). Entre também no grupo do facebook "como ensinar seu bebê a ler", lá você terá o apoio e a experiência de outros pais, além de vários arquivos à sua disposição para ajudá-lo. Abraço e boa sorte!

      Excluir
  6. Comprei o Gilofone, Tava todo animado. Quando fui tocar... as notas Fá e Sol estavam presas, saindo um som "seco". Não dá pra tocar nada.
    Pior que nem dá pra devolver, já que é um brinquedo, não têm obrigação com afinação. Muito arrependido =/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calvin, sinto muito. Várias pessoas que conheço compraram e gostaram. Se eu fosse você tentaria trocar sim, se as teclas estão presas você pode alegar defeito de fabricação, tenho certeza que a loja vai trocar. Mas se isso não acontecer, entre em contato direto com o fabricante, eu já fiz isso em alguns casos e deu muito certo: recebi um produto novo e ainda outros de brinde. Boa sorte.

      Excluir
  7. Luciana,

    Gostei muito do seu blog. Tenho um filho especial que ama música, em especial o xilofone. Já estou tocando com ele algumas músicas do seu blog e queria saber se vc tem a cifra da música Dona Aranha, pois só tenho encontrado cifrada para violão e não consigo transpor para xilofone. Se tiver pra me passar ficarei muito agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mario, seu comentário me deixou muito feliz. Desculpe a demora em responder, mas eu estava preparando um vídeo para você. Segue o endereço abaixo, e na descrição do vídeo tem o link para a partitura que você deseja. Abraços pra você e para o filhão.

      http://www.youtube.com/watch?v=K6i1UhooMTE&feature=youtu.be

      Excluir
  8. Oi Luciana, adorei seu blog, minha filha de 5 anos está adorando e super pegando o jeito.
    Queria pedir um favor: será que você tem a partitura de Noite Feliz para ela ensaiar para o Natal?
    Obrigada e parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marianne! Fico muito feliz por sua filhinha e por seu comentário. O problema com a partitura de "Noite Feliz" é que para tocá-la você precisaria de um xilofone maior, pois ela requer notas mais agudas, então o xilofone precisaria ter pelo menos 11 teclas (para alcançar o Fá agudo). Caso você tenha esse xilofone maior a partitura é essa: http://www.mamalisa.com/?t=em&p=1298&c=23

      Caso você tenha um xilofone simples, de apenas uma oitava, eu sugiro ela ensaiar "Jingle Bells", que é bem mais simples, inclusive o ritmo: https://www.pianopronto.com/blog/free-sheet-music-jingle-bells-primer-level/
      Beijos e bom Natal!

      Excluir
    2. Que ótimo Luciana, muito obrigada. O efeito é o mesmo: uma música para o natal. Cheguei ao seu blog pelas partituras, mas explorando um pouco mais, achei suas idéias ótimas, já implantei a atividade do livro do Pato e o Sapo, ela está adorando!!! Realmente, as crianças só aprendem quando estimuladas. Adoraria receber suas atualizações no e-mail, mas aqui no blog não achei esta opção. Tem como cadastrar o e-mail?
      Muito obrigada por tudo e parabéns por este seu dom.
      Um beijo

      Excluir
    3. Marianne atualmente a única forma de acompanhar as publicações é se cadastrando como seguidor. Mas obrigada pela sugestão, em breve vou implementar outras opções para acompanhar as postagens. Beijos!

      Excluir
  9. Olá! Me chamo Suele , não me registrei ainda ,mas acompanho o blog e A-D-O-R-O!Esse post ta ótimo , aproveitei tds as dicas ! Você chegou a testar o da Fischer price?Qual a opinião??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suele! Muito obrigada pelo seu comentário. Testei o xilofone em forma de vaquinha da Fisher Price e ele é afinado sim. Só não achei legal o fato de ter uma baqueta apenas, mas o som dele é bem legal. Beijos!

      Excluir
  10. Achei a ideia sensacional, comprei o Gilofone na Loja Americana para meu filho depois que li seu post. MAS...decepcao, depois que tirei da caixa...sem escala, completamente desafinado, nao tem do, re, mi nem nada. Que LIXO, qualidade zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Sinto muito por sua decepção. Quando fiz esse post fiz questão de filmar algo sendo tocado nele justamente para terem ideia do som antes de comprar. Outro pai comentou aqui que teve problemas com o brinquedo, e vou te dar o mesmo conselho que dei para ele: tente trocar. Até 30 dias você tem direito de trocar na loja, e durante e após isso tb pode contactar o fabricante. Coloque no Reclame Aqui onde as lojas costumam ser bem ágeis em responder, e tente por email do atendimento ao consumidor tb. Explique sua decepção. Isso já aconteceu comigo quando comprei uns livros com piano junto, fiquei super decepcionada e escrevi para a editora falando que eram super desafinados. Eles me responderam muito prontamente, me mandaram outro produto produto que eu escolhi, com valor similar, e ainda mandaram uns dez livrinhos de brinde (estes muito bons) para compensar o transtorno. Então acho que vale a pena tentar correr atrás do prejuízo. Se quiser um metalofone sem risco de errar, aconselho a comprar algo assim: http://www.jogmusic-ecommerce.com.br/busca/metalofone

      Excluir
    2. Oi Luciana,
      Obrigada por responder e super obrigada pela dica Sim, vou tentar trocar asim que conseguir...comprei na loja Americana (física), lembro que tinha mais alguns na prateleira, vou testar um por um...desculpe pelo comentário mal humorado, mas é que fiquei tao decepcionada na hora, achei tao bacana a sua ideia do xilofone. Bjs. Renata.

      Excluir
    3. Sem problema, Renata! Já passei por isso e sei como é chato. Boa sorte, espero que dê tudo certo, bjs :-)

      Excluir
  11. amei as musiquinhas , ficou tudo lindo para as crianças visualizarem

    ResponderExcluir
  12. Vi no site da JOG que vendem tanto metalofones quanto xilofones. Para o meu gosto prefiro o som do metalofone, pois do xilofone é mais "seco". Porém tenho dúvida se o do metalofone não é muito alto e dessa forma poderia fazer mal para o ouvido do bebe (de 1 ano). Saberia explicar nesse caso qual o melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! Existem estudos apontando que bebês são atraídos por sons mais agudos, e o que irá controlar o volume é a força com que ele ou você baterem nas teclas. O tipo de baqueta tb influencia o volume, acredito ser melhor vc usar baquetas de borracha, mas um vendedor especializado poderia lhe orientar melhor. Pessoalmente não vejo problemas com o metalofone, é uma ótima aquisição.

      Excluir
  13. O xilofone da minha filha é o da fisher price, tens algo a me dizer sobre ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É afinado. Só não gosto do fato dele ter uma baqueta só, mas o som é bem legal. :-)

      Excluir
  14. O xilofone da minha filha é o da fisher price, tens algo a me dizer sobre ele?

    ResponderExcluir
  15. Olá Luciana! Gostaria de saber em que livro você encontrou essas músicas infantis ilustradas. Eu possuía a coleção dos 12 mas acabei perdendo e não me lembro o nome. Poderia me informar? Também estou necessitando pois iniciarei meus trabalhos em musicalização infantil. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá amanda também estou procurando este livro se alguém souber o nome agradeço...
      Como dica existe o Livro do Mario Mascarenhas muito bom mas é para piano e algumas músicas daqui faltam lá mas tem várias outras tb.

      Excluir
    3. Gente, desculpa a demora em responder. O nome do livro é CDteca Criança Feliz, da Ciranda Cultural.

      Excluir
    4. Olá Luciana, obrigado. Eu dei uma pesquisada no Google mas não achei com este nome, mesmo no site da ciranda cultural. O que eu achei, com este nome são só CDS mas sem a partitura. Vc sabe se mudou?

      Excluir
    5. Fui pesquisar aqui e parece que não é da Ciranda Cultural não. Achei um exemplar no Mercado Livre, e me parece que é uma coleção de banca, vejam: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710391143-cd-livreto-meu-limo-meu-limoeiro-infantil-crianca-feliz-_JM

      Excluir
    6. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710389696-cd-livreto-a-canoa-virou-infantil-crianca-feliz-_JM

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710391141-cd-livreto-prenda-minha-infantil-crianca-feliz-_JM

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710394411-cd-livreto-sitio-do-seu-lobato-infantil-crianca-feliz-_JM

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710391142-cd-livreto-entrei-na-roda-infantil-crianca-feliz-_JM

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710398388-cd-livreto-escravos-de-jo-infantil-crianca-feliz-_JM

      Me parece que esse vendedor tem todos os títulos. São 12 ao total.

      Excluir
  16. Sempre bom lembrar que a particula "xilo" significa "madeira", assim ninguem confunde um instrumentro com o outro. Tb seria mais recomendavel (pelo pensamento de Zoltan Kodaly) comecar com instrumentos pentatonicos, evitando-se as complicacoes perceptivas dos semitons, a principio. E para criancas (segundo Marli Avila), preferir a pentatonica de re (d, e, f#, a, b), intervalo mais confortavel para todas as vozes.

    Para apreciacao musical infantil, eh interessante conhecer a serie "Baby Mozart", "Baby Bach" e as propostas do canadense Schafer, assim se foge um pouco do mercantilismo do Palavra Cantada.

    Tenho desenvolvido um grande (e especifico) repertorio para tal metodologia (kodaliana e dalcroziana), que em breve estara disponivel no Youtube...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zico, obrigada pelo comentário! Esse post foi criado para pais leigos em música, por isso usei a linguagem mais simples que pude, e não adentrei muito as questões teóricas, mas dei uma dica para quem quer expor seu filho aos diferentes timbres musicais mas não pode e/ou não sabe comprar instrumentos musicais "de verdade" (metalofones pentatônicos não são tão fáceis de achar para quem não conhece, a ideia era recomendar algo que pudesse ser achado facilmente numa loja de brinquedos). Para quem é músico é fácil, mas para os pais não é... e nem sempre se tem um professor de música à disposição. Quanto aos semitons, sinceramente, em toda minha experiência com musicalização nunca tive grande problemas com semitons. Respeito e admiro a obra dos teóricos que vc citou, mas não posso concordar mesmo com meu teórico preferido, E. E. Gordon, de que deve-se evitar semitons a princípio, na musicalização. Tenho inclusive um post aqui no blog (tá em algum lugar, mas não lembro onde), relatando minha experiência observando uma criança de 3 anos reproduzindo com facilidade semitons numa música de Bella Bartók. Defendo que todas as crianças devem ter experiências boas com a música, mesmo aquelas que não podem ser musicalizadas por um profissional, e essa foi a intenção do post. De qualquer forma obrigada por sua contribuição e desejo toda sorte em seu trabalho!

      Excluir
  17. Bom dia! Você poderia me dar uma ajuda. Achei esse metalofone (aprendi com você!) e gostaria de saber se ele é completo e afinado. É esse: http://www.jogmusic-ecommerce.com.br/produto/metalofone-escada-colorido-p2232/5637/8

    Diz a escala de afinação. O que isso quer dizer? Que ele é afinado ou é possível afinar?

    Considerando que o da Fisher Price é 150,00 Acho que esse, por ter mais teclas, é melhor.

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Desculpa a demora! Quando vc comentou eu estava de férias e acabou passando batido. Já comprei nessa loja e tive experiências boas e ruins. Comprei inclusive um metalofone nela (um metalofone cromático), que é bem afinado, mas tive que ajustar porque as teclas vieram umas por cima das outras, o som não saía legal, dei uns pequenos ajustes e deu pra tocar. Quanto a esse que vocÊ me perguntou não sei te dizer, pois é um negócio que só tocando e ouvindo mesmo pra saber. Muitos desses instrumentos vêm da China, e a qualidade depende muito do fabricante, não dá pra dizer só de olhar :-(

      A escala de afinação quer dizer as notas que ele toca. Por exemplo, se a afinação for de G a C significa que ele tem todas as notas entre Sol e Dó. Não é possível afinar um metalofone, a não ser cortando as teclas, o que é um trabalho muito complicado. O da Fisher Price é bom, e afinado, minha única restrição quanto a ele é o fato de te ruma baqueta só, e não duas, como deveria ser. Boa sorte!

      Excluir
  18. Boa tarde!
    Esse modelo de xilofone saiu de linha e não consigo encontrar para comprar. Sabe se os outros modelos da mesma marca são afinados?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente não conheço outro que seja mais "popular" e tenha um preço bom. Recomendo você procurar a ajuda de um músico pra ir com você numa loja de instrumentos e comprar um tocando, pra ouvir se é afinado. Você pode procurar por Glockenspiel tb, que é um metalofone menorzinho e mais agudo. Boa sorte!

      Excluir
  19. Me desculpe por decepcioná-la. Esse xilofone até que é afinadinho sim, porém em Si (quero dizer que a escala que supostamente seria de Do Maior, soa na realidade como Si Maior). Isso pode prejudicar se a criança tiver ou vier a desenvolver o ouvido absoluto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cyber, esse brinquedo está fora de linha, então acho que nenhuma criança vai correr esse "perigo" :-) Muito obrigada pelo comentário, e se você puder recomendar um instrumento acessível para pais comprarem eu agradeceria ainda mais. Sobre a questão da tonalidade que você mencionou, isso remete a uma velha discussão em musicalização que é utilização do Dó móvel para ensinar música. Penso que o brinquedo acima ainda seria uma boa opção levado em conta essa abordagem que privilegia a percepção dos intervalos. Mas sempre surge a questão do ouvido absoluto, e eu lembro de uma colega de faculdade que tinha ouvido absoluto e sofria horrores, ficava bem irritada mesmo, nas aulas em que se exercitava o tal "Dó móvel" kkkkk Como já mencionei acima esse foi um post feito para leigos, pais não músicos, sem intenções muito profundas ou técnicas no estudo da música, apenas sensibilização musical. Acredito que esse brinquedo não poderia prejudicar uma criança que tem ouvido absoluto inato, no máximo a deixaria irritada, caso ela mesma tivesse consciência do ouvido absoluto que teria. E também não haveria perigo de prejudicar uma criança que quisesse desenvolver o ouvido absoluto pelo estudo, pois isso obviamente seria feito com o auxílio de um músico profissional, utilizando um instrumento profissional devidamente preparado para esse objetivo, e não um brinquedinho de bebê, não é mesmo? :-) Em todo caso vou fazer retificações no post para deixar isso claro. Têm aparecido vários músicos aqui na página, e às vezes não me parece que ficou claro que a sugestão não foi dirigida a músicos profissionais. A ideia foi promover uma experiência musical gostosa entre pais e filhos. Muito obrigada mais uma vez pela visita, e boa páscoa para você e sua família.

      Excluir
    2. Olá, Luciana! Eu sugiro neste caso evitar os brinquedos, que são realmente super desafinados, e comprar um instrumento musical de verdade. Achei alguns muito bons na faixa dos 200 reais nos seguintes sites:

      http://www.jogmusic-ecommerce.com.br/

      http://www.construindoosom.com.br/

      Eu tenho ouvido absoluto e não concordo nem um pouco com o Do móvel! hehehehe E acho que a criança tem que aprender da maneira "correta", pois acredito que todos temos capacidade de desenvolver o ouvido absoluto, principalmente começando a ter contato com a música desde tão cedo.

      Obrigada pelo post! Abraços

      Excluir
    3. Oi, concordo contigo! O melhor é sempre comprar um instrumento de verdade, e hoje em dia está bem mais fácil conseguir comprar um por um preço acessível. Obrigada a você pelo comentário e sugestões, abração!

      Excluir
  20. Olá. Muito legal seu blog. Era exatamente o que estava buscando para iniciar o gosto pela música com minha neta de um ano. Eu vi que você tem outras partituras, poderia enviar-me por e-mail. Meu endereço é ricardochavesrj@gmail.com, Você tem algum livro publicado sobre musicalização infantil? Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! Muito obrigada pelo comentário! Vi que você já achou as partituras no Mercado Livre, que bom. Eu não tenho um livro de Musicalização (ainda, quem sabe, né?). Mas recomendo para a idade de sua netinha que procure no site da Elvira Drummond. Ela tem uma coleção bem legal de musicalização de bebês até 3 anos, eu já usei e recomendo :-) Beijos pra vocês dois.

      Excluir
  21. Oi Luciana.
    Obrigado pelo retorno. Só retificando, o que achei no site Mercado Livro foi o Metalfone da Elka, eles chamam de "Gilofone".
    Se vc puder mandar as partituras que vc mencionou ter pro meu e-mail que colocou na mensagem anterior eu agradeço.
    Também quero agradecer as dicas sobre literatura específica sobre ese assunto.
    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, coloquei as partituras nesse álbum virtual. Baixe lá! Abraço!

      https://goo.gl/photos/p7mf2orNFphfhnt6A

      Excluir
  22. Oi Luciana! Adorei seu post, pois explica bem a importância de um Xilofone bem afinado. Muita gente não se atenta para isso e acha que ele é apenas mais um brinquedo pra fazer barulho...
    Tenho uma loja virtual de brinquedos educativos e um modelo de Xilofone todo em madeira, com afinação em Sol Maior. As dicas que você passou das músicas são ótimas, então vou compartilhar seu post e indicar para meus clientes! ;)
    Se quiser mais opções de Xilofone ou brinquedos educativos acesse meu site www.reinokids.com.br
    Obrigada pelas informações! Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Oi, queria tocar a musica do mercadinho mais nao consegui entender qual nota é cada coisa, aprendi a tocar vendo tipo: do re mi fa fafa, e nao sei como que faz assim, me encina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, anônimo, ensino sim :-) As notas são:

      Sol sol mi dó dó mi sol sol ré
      fá fá fá ré sol sol sol lá sol mi ré
      sol sol mi dó dó mi sol sol mi ré
      fá fá fá ré sol sol sol lá sol fá mi ré dó

      Boa sorte!

      Excluir
  24. Oi Luciana tudo bem? bom, meu filhinho já aprendeu diversas musicas, e está louco pra tocas da dona aranha você sabe onde encontrar a partitura dela? não consigo achar, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi! Tudo joia. Tem essa partitura que eu fiz, tempos atrás:
      http://www.4shared.com/office/dErZz4Yi/part_dona_aranha.html

      E tem essa tb. Veja qual vocês acham melhor, boa sorte e parabéns por estimular seu filho com música :-)
      https://pianoecompanhia.pt/files/a%20dona%20aranha.jpg

      Excluir
    2. oi, obrigada! a sua partitura está mais completa, só que achei mais difícil entendê-la. se tiver tempo poderia me enviar no estilo que se ensina "dó ré mi fá"?

      Excluir
  25. Dó dó ré mi mi
    mi ré dó ré mi dó dó
    Dó dó dó ré mi mi
    ré dó ré mi dó

    Lá lá lá lá sol dó
    dó lá lá lá lá sol dó
    dó dó dó ré mi mi mi mi ré dó ré mi dó

    :-)

    ResponderExcluir