25 de novembro de 2012

Atividades com sequências - linguagem e matemática

A sequência é uma das atividades mais importantes para se trabalhar com crianças da Educação Infantil. Nela está a base de muitos fundamentos da Linguagem e da Matemática. Neste post, coloquei algumas sugestões simples para trabalhar sequências. Comece apenas apresentando sequências bem simples. Depois peça para a criança tentar completá-las (o que vem depois?). À medida que ela for mostrando que consegue, vá tornando as sequências mais complexas. O raciocínio envolvido na resolução dessas atividades irá fazer um bem incrível para o desenvolvimento cognitivo dela!

SEQUENCIAS EM LINGUAGEM

Neste caso, damos grande importância às sequencias temporais. A noção, por exemplo, de que um dia é uma sequência de dia e noite, já é uma grande conquista cognitiva para a criança, que precisa elaborar a ideia de passagem de tempo, de ontem, hoje e amanhã, e isso não é algo que acontecerá de forma rápida ou simples. Quando a criança adquire o conceito de sequência temporal, ela já pode compreender pequenas estruturas linguísticas nas histórias, como começo, meio e fim.

Com as figuras abaixo, pode-se trabalhar de duas formas. Na mais simples, a criança deve arrumar os quadrinhos na sequência correta. Previamente você corta e dá para ela arrumar. A leitura de gibis sem texto, ou livros apenas de imagens, também é um bom exercício para essa compreensão.






A segunda forma de trabalhar essa imagens, é a criança,.depois de arrumar a sequência, escrever um pequeno texto sobre elas. Foi o que fiz com Vinícius, e essas foram suas primeiras "redações" por assim dizer. Comece propondo que a criança apenas descreva o que vê. Depois, peça que especifique mais alguns detalhes, como nome dos personagens, os porquês de suas atitudes, caraterísticas dos objetos que aparecem em cena, etc. Quando ela já estiver mais desenvolta, experimente estabelecer um número de linhas para ela escrever sobre o tema, então ela mesma vai buscar elementos nas figuras para comentar.

 Primeiro ele corta (e com isso também está exercitando as mãozinhas para a escrita)

 Depois cola os quadros em outra folha, na sequência correta

 Depois traçamos linhas com a régua

E ele escreve um texto sobre as figuras.

SEQUÊNCIAS EM MATEMÁTICA

O raciocínio lógico-matemático envolvido na compreensão das sequências fundamenta muitos conceitos matemáticos. A própria numeração, ordinal, cardinal, é uma sequência. As operações matemáticas passam pela noção de sequências. E por aí vai (pra eu não me perder e acabar falando besteira hahahah). Deveríamos ensinar sequências lógicas desde a primeira lição sobre numerais, e continuar a fazê-lo periodicamente. Use materiais que você tem em casa: carrinhos, bonequinhas, blocos tipo lego, bolinhas, e o que mais estiver à mão. Com as crianças menores, comece com sequências simples, de dois elementos. Depois vá tornando-as mais complexas, com mais elementos e mais características por elementos (por exemplo, forma e cor).

Para exemplificar, deixa eu partilhar com vocês uma receita caseira deste brinquedo da Melissa and Doug, o "Primary lacing beads", recomendado para crianças de 3 a 5 anos (mas dá pra usar antes) para trabalhar também a coordenação olho-mão, porque é preciso enfiar as contas no cordão.


Usei esta receita aqui, que veio num livro da série "Disney na sala de aula" de matemática (nível 2). É a tradicional receita de massinha de modelar caseira, só que assada ao forno:


Para fazer minhas formas eu usei cortadores de massinha de modelar, desses que vem em kits, que os meninos já tinham em casa, você pode usar cortadores de biscoito. Na minha receita usei mais meia xícara de farinha de trigo para dar o ponto certo.

Para fazer os furos usei um palito de churrasco. É só enfiar e movimentar ele um pocuo para os lados para alargar  o furo. Tenha em mente a espessura do cordão que você vai enfiar para não ficar estreito ou largo demais.
Aqui eu assei por 45 minutos em temperatura máxima. Acho que 40 minutos seria o suficiente. Se assar demais, as pecinhas ficam queimadas, aí fica ruim pra pintar. Fiz um teste e coloquei anilina em uma pequena porção de massa para ver se servia colorir as peças desse modo. Pelo que vi serve sim. Se você quiser misturar a anilina à massa, as pecinhas já vão sair coloridas. Mas tem que ter cuidado para não assar demais, se não elas ficam escuras.

 Depois pintei tudo com guache. É bem fácil de pintar, seca rápido. Fica parecendo madeira mesmo, só que mais rústico, heheheh Não experimentei lixar, mas acho que daria um acabamento melhor.

Depois e só enfiar as peças em cadarços de tênis. Abaixo, algumas formas de arrumar as sequências. Na primeira, uma sequência de formas e cores. Na segunda uma sequência de cores (neste caso o ideal seria fazer mais uma fornada);. Na terceira uma sequência simples na cor azul.

Você pode usar cartelas de controle para a criança ver e imitar, colocando no cordão as peças que a cartela indica. Veja algumas ideias abaixo:
(essas acima foram feitas com EVA)


Vinícius fazendo sua própria sequência:


 Dá pra virar um colar sim, senhor!

Os dois brincando, Rafael apenas enfiando tudo do seu jeito (nesse momento inicial deixei ele manipular livremente mesmo), e Vinícius fazendo vários tipos de sequências (e muito incomodado porque o irmão não  estava seguindo uma ordem kkkk).
 Ao final, guardei tudo numa caixinha de sorvete vazia.


LIVRO RECOMENDADO, com muitos adesicos e atividades divertidas (clique na imagem para comprar):


ATIVIDADES para os pequenos colorirem sequências (clique na figura para acessar):


OUTRAS ATIVIDADES montessorianas com formas e sequências (clique nas fotos para acessar o passo a passo):



 (ideia bem legal, sequências com mini-borrachas)

(dá para fazer as sequências com adesivos coloridos contornando as formas)

SITES com jogos de sequências:

http://jogosinfantis24.com/Jogo-sequencia.aspx

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sequencia-logica.html

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogos_online_simon.htm

http://prek-8.com/games/schoolGames/index3.php

2 comentários:

  1. Parabéns por suas ideias.
    Obrigada por tê-las postado para nós. Vou me basear nessa receita de que você postou para construir com as crianças o material para feira da cultura.
    Nunca pensei em assar essa massa e muito menos em pintá-la depois com guache. Genial! Tão simples e tão prático. As crianças vão amar!
    Bravo!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, amei suas sugestões e vou compartilhar no meu Blog para que ideias genias sejam copiadas. Quem ganha são as crianças!!
    Vou fazer já e tentarei compartilhar com vc como ficaram. Obrigada por tornar minha aula mais divertida e colorida!!

    ResponderExcluir