15 de novembro de 2012

Doce matemática - contagem e multiplicação com brigadeiros

Aproveitando que esta semana resolvi exercer meus dotes culinários por aqui, segue essa postagem com uma atividade matemática deliciosa, literalmente, ahhaha

Acredito muito no ensino da matemática inserido na vida da criança, de modo que ela possa perceber que essa ciência é algo realmente útil, e por que não? Divertido.

Aproveitando que meu filho mais velho estava meio fastioso por causa de uma virose,  resolvi testar uma receita de BRIGADEIRO DE FEIJÃO que eu já havia visto há muito tempo. A verdade é que ele detesta feijão. Como vi uma reportagem falando que essa receita estava sendo implanta em escolas públicas, por nutricionistas, como complemento nutricional, resolvi fazer a tentativa para ver se, assim, meu filho teria a chance de comer feijão com prazer (já que ele come, mas sempre resmungando).

A receita que usamos foi ESSA AQUI. Há uma variação sem leite condessado, mas com bastante açúcar também, então ficamos com essa para garantir, né? A receita deu super certo e os meninos gostaram muito. Meu mais velho ficou bem desconfiado, a princípio, mas depois que provou queria comer tudo de uma vez ahahahha foi a sobremesa por três dias seguidos aqui. Alerto para o fato de que essa receita NÃO tem sabor de brigadeiro tradicional, mas mesmo assim é bem gostosa. E que demora bastante para dar o ponto, muito mais que o normal, então é melhor fazer de pouquinho mesmo (só vai dar o ponto mesmo depois que esfriar).

Agora vamos à diversão!:

 Enrolando os brigadeiros (exercício de coordenação motora)

Arrumei filinhas de DEZ brigadeiros, e ao lado coloquei um número para representá-los, assim:
 


Com Rafael trabalhamos contagem: ele deveria colocar o número de estrelinhas (exercíco para movimento de pinça) correspondente ao número da fila. Na fila 1, uma estrelinha, na fila 2, duas estrelinhas em cada brigadeiro, e assim por diante.


Com Vinícius trabalhei princípios de multiplicação. Contando as estrelinhas de dois em dois, três em três, quatro em quatro em quatro, íamos obtendo o produto da multiplicação dos brigadeiros pelas estrelinhas.
 

A melhor parte foi "COMER A TAREFA" ahahahha


2 comentários:

  1. Ah eu tb queria participar dessa atividade!! rsrsrs Bjão Lu!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!! Vou usar na escola, só q com brigadeiro normal mesmo =)

    ResponderExcluir