27 de novembro de 2012

Silabário deslizante

Esta ideia eu tive a partir de uma atividade que fiz há bastante tempo, as "palavras deslizantes" ou "palavra móvel" (CLIQUE AQUI para acessar), baseada numa estratégia da alfabetização fônica que eu conheci pesquisando em sites americanos. Meu filho mais velho gostou muito, e agora que comecei a alfabetizar o mais novo, fiz uma versão mais simples, mas com o mesmo princício: o silabário deslizante.

Tenho trabalhado o método fônico com ele, e achei que essa seria uma boa opção de também mostrar o caminho silábico.

Segue o passo a passo:

1 - Dobre uma folha de papelão grosso (mais ou menos 30cm x 30cm) ao meio e recorte em forma de duas casinhas juntas. Marque duas "portinhas" (5cm x 5,5cm), uma em cada casinha, e corte com o estilete.


2 - Cole dois pedacinhos de velcro no topo do "telhado" das casinhas para unir os dois lados.

3 - Recorte longitudalmente uma folha de papel A4 (cerca de 7cm de largura por 27cm de comprimento). Coloque-a dentro das casinhas, e usando a portinha como gabarito, escreva as vogais no papel. Cubra com durex largo para ficar mais firme e durável. Cole com o durex uma fitinha na ponta no papel para puxá-lo. Observe que como você vai puxar para a direita, a ordem das vogais tem que ficar invertida, para que apareçam na ordem certa na porta.

 Até a fitinha é reciclada kkkkkk

4 - Faça um bolsinho com vinil transparente (aquele plástico molinho que vem em algumas embalagens de brinquedos, meias, cuecas, etc), e cole na portinha da esquerda com adesivo de contato (cola brascoplast ou similar), de modo a forma um bolso. A tesoura lá dentro (pode ser uma lápis) é para garantir que a boca do bolso ficará larga o suficiente para deixar entrar o papel facilmente.


5 - Agora vem a parte divertida: enfeitar! Eu escolhi papel crepom estampado (colei com cola branca) e fiz o acabamento com fita adesiva colorida. Escreva cartões com as consoantes na largura do bolsinho (aproveite o mesmo papel A4, cortando o que sobrou ao meio novamente). Esses cartões ficarão escondidos entre as duas portinhas, do lado de dentro. Só aparecerá a consoante que você selecionar para ir para o bolso.


 6 - O efeito final será esse: Quando você puxar a fitinha, o papel das vogais irá deslizar e formar as sílabas com a consoantes selecionada. Esperimente também colocar uma foto 3x4 do seu filho e outra sua , uma em cima de cada portinha, só para tornar o brinquedo mais pessoal. Enquanto mostra, invente pequenas histórias com palavras que comecem com as respectivas sílabas: os pequenos adoram e gravam essas historinhas simples. Nem é preciso dizer que é a CRIANÇA que deve ter o prazer de puxar a fitinha, né? hehehehe


5 comentários:

  1. Lu, você ainda usa este método? O que o Rafa está achando?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tay, querida, desculpe a demora em responder, estava de férias e só agora estou colocando os emails em dia. Tenho usado os métodos silábico e fônico com o Rafa e tenho tido resultados muito satisfatórios. Para leitura ele é bem mais lento que o Doman, mas acho bem mais eficiente na questão da escrita porque a criança aprende a ler e escrever em conjunto. Rafa está hoje com 3 anos e 10 meses e está lendo e escrevendo palavras simples como BOLA, DADO, BANANA, PATO, etc. Tanto ele como Vinícius usam principalmente o método fônico como apoio na hora de decifrar as palavrinhas, mas o silábico ajudou também. Beijos!

      Excluir
  2. Oi , quero iniciar o homeschooling com meus filhos, gostaria de informações

    ResponderExcluir
  3. Oi , quero iniciar o homeschooling com meus filhos, gostaria de informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Junia, vc encontrará várias ideias aqui pelo blog, mas se deseja um acompanhamento mais detalhado e personalizado aconselho buscar no site dessa consultora especialista no assunto: http://www.dicashomeschooling.com/p/ideias-e-atividades.html

      Excluir