20 de dezembro de 2012

Jogo dos instrumentos (inspiração montessoriana)

A ideia de fazer esse joguinho nasceu quando vi, num site de materiais montessorianos, esses joguinhos abaixo.
Figuras retiradas do site Living Montessori Now - os materiais estão à venda.

A palavra ENCANTAMENTO define bem o que eu vi ali. Na hora, pipocaram dezenas de ideias para fazer com um material desse tipo. Então eu me disse: vou ter que fazer um desses pra mim. O problema é que percebi a qualidade excepcional dos materiais. O jogo dos compositores até que é fácil fazer com figuras pegas no Google mesmo. Mas os livros são lindos, e os instrumentos em miniatura perfeitos! Instrumentos como esse aqui no Brasil, só vi miniaturas de populares, como violão, guitarra. E mesmo assim a preços proibitivos. Bem, vou fazer um post futuramente só para compartilhar os livros brasileiros que achei sobre peças musicais clássicas: também de boa qualidade e comprados a precinho de banana na Estante Virtual (sebo). Pretendo fazer jogos como esse específicos para cada obra musical. Mas e esses instrumentos orquestrais, hein?


Qual não foi minha grata surpresa quando encontrei NESTA LOJA AQUI os instrumentos que eu queria! Mesmo sendo uma compra internacional nesses dias de dólar alto, e  o frete seja proibitivo, esse é um daqueles sonhos de consumo que você se sacrifica para ter. Eu comprei! Quem tiver oportunidade de comprar diretamente nos EUA vai adquirir um produto excelente por um preço ótimo. Reparem na perfeição dos detalhes.
Fiquei tão tão feliz com minha aquisição, que minha vontade era comprar um kit desses para cada amiga minha, para cada aluno meu, para todas as crianças da terra ahahahhaha Mas como sou POBRE, me dei conta que isso seria realmente impossível.

Mas passeando por uma loja de artigos natalinos, ainda em novembro, que percebi algo que fez acender uma luzinha cá na cuca: por que não fazer um joguinho com instrumentos em miniatura acessíveis? Como esses penduricalhos de árvore de natal? A única regra é que eles sejam o mais próximo prossível de instrumentos de verdade, tanto no formato quanto nas cores.

E aí comecei a garimpar aqui e ali, na internet e em lojinhas físicas, feiras de artesanato, lojas de instrumentos musicais, lojas de importados, etc. O desafio era encontrar coisas que qualquer mãe brasileira também pudesse encontrar.

O resultado foi que consegui 16 mini instrumentos, e os dividi em quatro grupos:

 Instrumentos da fanfarra - Saxofone, corneta, trompete e surdo (tambor)

Instrumentos da banda de rock - teclado, violão, guitarra e bateria

Instrumentos da orquestra - trombone, trompa, harpa e violino


Instrumentos étnicos - maraca, apito de pássaro, kabuletê e caxixi


Os isntrumentos étnicos e o violão eu comprei no Mercado São José, no centrão de Recife (não vou dizer valores porque fiz pra presente e quem recebeu vai ler esse post ahahah mas foi baratinho). Acho que em qualquer casa ou feirinha de artesanato (pelo menos aqui no Nordeste) é possível achá-los, pois são vendidos como chaveiros.

Os instrumentos da fanfarra e da orquestra (exceto o violino) eu comprei em lojas de artigos natalinos, da marca que aparece nas fotos abaixo.

Mas atenção! Ao comprar uma miniatura certifique-se de que ela realmente corresponde ao instrumento em questão. No kit de enfeites natalinos, por exemplo, veio um instrumento híbrido. Meio trompete, meio trombone. Acontece que o trombone não tem pistões, que são aqueles botõezinhos onde se aperta pra sair o som, na posição em que o fabricante colocou (teriam que estar em cima). Não dúvidas: cortei-os fora com a tesoura, hahaha agora são trombones (alguns trombones não tem pistões).


O violino eu comprei numa livraria evangélica (Luz e Vida), mas também é possível comprar em lojas de instrumentos musicais. Se você colocar "chaveiro violino " no google, acha rapidinho. Tem outros instrumentos também, mas dei preferências para figuras em 3D, esses chaveiros são planos. Então penso que uma bateria, por exemplo, fica distante do instrumento real. Mas o violino não muito. O arco do violino eu comprei - acredite - numa loja de doces e confeitaria. Na verdade foi no aniversário de 01 ano de Vinícius, quando vi violoncelos com confeitos para vender e comprei uma caixa. Como sabia que as crianças perderiam o arco rapidamente, dei só o violoncelo de lembrancinha e guardei os arcos, que agora vieram a servir, ehehe. Mas você pode improvisar um arco com palito de dente pintadinho.

A guitarra, a bateria e o teclado, eu comprei numa loja de importados, num conjunto que veio com uma bonequinha. Bem baratinho, mas achei bem feitinho. Como era uma boneca, todos os instrumentos vieram cor-de-rosa. Então usei tinta spray (daquela de grafitagem) para pintar os instrumentos de prateado, e colei-os numa base para ficarem fixos junto com os pedais.

(Olha as bonequinhas aqui, que fofas :-)

 
Com os chaveiros, utilizei um alicante para tirar a correntinha.


 Há duas formas de trabalhar esse material: a primeira é imprimir as figuras e seus nomes duas vezes. Uma cartela deve servir de guia, e a segunda, recortada, deve ser colocada em cima da primeira, nos lugares correspondentes.


 A segunda é colocando os intrumento em cima da cartela guia. É bom passar um papel contact nas folhas para elas durarem mais.


Pra incrementar a experiência da criança com o jogo, é melhor ainda se ela puder ouvir os timbres (som) de cada instrumento, e de uma música que represente cada estilo agrupado. Se você se interessou, pode baixar as cartelas para imprimir e os sons dos instrumentos no link abaixo. Há três opções de letras: maiúscula, minúscula e cursiva.
42 MB

Um comentário:

  1. Lindo demais!!!!! Estamos ansiosos para receber nosso joguinho dos instrumentos!! Ficamos encantados com tanto carinho e cuidado!! Está muito lindo e perfeito!!!

    ResponderExcluir