5 de dezembro de 2012

Natal, feliz natal!

Foi só depois que li o post do Gabriel Salomão no blog Lar Montessori que me dei conta: "Ai,meu Deus, eu ainda não montei minha árvore de natal!". Quem me acompanha há mais tempo lembra do post ENORME que fiz no natal passado, com zilhões de atividades e coisinhas estimulantes. Foi bem legal. Mas este ano, minha situação está bem diferente. Meu tempo diminuiu umas cinco vezes mais, e o número de responsabilidades quintuplicou, especialmente por causa das minhas atividades profissionais. Só que não mudou foi o dinheiro, que continua pouco ahahah

Sendo assim, para este natal tomei a resolução de fazer algo mais simples, partindo de coisas que eu já tenho em casa. Também estou sedenta por férias, descanso, tempo de fazer NADA, então também não inventei muita novidade não.

Começamos com os meninos ajudando a montar a árvore. Para mim esse momento é uma tradição indispensável. Adoro vê-los todos felizes nessa atividade (coordenação motora fina, trabalho sensorial, reconhecimento de cores, quantidade, formas, texturas).


Depois foi a hora de montar nossa caixa sensorial natalina. Amarguei a frutração de não conseguir ESSE PRESÉPIO DA PLAYMOBIL a tempo para este natal, mas quem sabe no próximo, hehehe Então usei meu velho e bom presépio de biscuit, cujo camelo tá sem orelhas e o burrinho com o nariz raspado, mas é bonitinho também (ai, ai).Enquanto montávamos a arvore e o presépio conversamos sobre os símbolos natalinos.

 A caixa de madeira com fundo verde foi a embalagem de um brinquedo que eu aproveitei. Os animais são dos brinquedos deles, o presépio comprei numa promoção nas Americanas, ano passado. 

 Coloquei esses sininhos de bronze na caixa, afinal, "jingle bells, jingle bells" ahahah Na verdade os sinos são um símbolo do desejo cristão de anunciar ao mundo que o nasceu o Salvador Jesus. Os presentinhos representam nosso desejo de agradecer a Jesus por todas as bênçãos que ele trouxe para nossa família (um presentinho de cada membro da família).

 Estas luzinhas foram uma das únicas coisas que comprei este ano (Lojas Americanas, foi uns R$7). O legal é que elas não acendem por energia elétrica, mas por pilhas. Então as crianças mesmo podem ligar e desligar as luzes sem perigo algum (recomendável acima de 3 anos)

 Não dá uma sensação de "Noite feliz"? Curioso foi que Vinícius, quando viu o presépio pronto falou: "Que linda que ficou essa festa de Jesus!"

 No post do Gabriel que li, vi a sugestão de colocar cartões com os nomes dos objetos para a criança brincar também. E  - que maravilha! - eu já tinha esses cartões prontinhso aqui do ano passado, ahahhaha Sabe aqueles livros de atividades que fiz? Ainda estão semi-inteiros, e os meninos já começaram a fazer suas atividades novamente. Separei essa em especial e a coloquei nessa pasta que se chama "porta quadro" (R$ 3,00), e  você pode encontrar em grandes papelarias. A base embaixo dela é acartonada, e bem firme, a parte da frente é coberta por plástico transparente, onde a criança pode escrever com canetinha para quadro branco, por exemplo. Foi meu achado do mês, ainda vou usar muito em 2013 e economizar muito papel (além de nos poupar do pó de giz).

 O jogo é formado por uma base que serve de referência para a criança. Os cartões e palavras (presos com clipes na pasta), devem ser colocados em cima dessa base; e os objetos do presépio também. Uma atividade montessoriana típica. Ficou ao lado da caixa, junto da árvore. Os dois gostam muito, cada um faz do seu jeitinho. Para baixar o livro de atividades que tem esse modelo, CLIQUE AQUI.


Fizemos um novo calendário de Natal. Optamos pelo calendário progressivo, e utilizei o quadro magnético de nosso cantinho de fotos da família para montá-lo. Os balangadãs eu já tinha aqui.

As figuras em ímã foram retiradas DESTE LIVRO AQUI, que já temos há uns 4 anos. Açgumas figuras se perderam, mas eu complementei com ímãs normais de animais :-)  A estrela foi colada na frente de um daqueles ímãs de farmácia.


 As letras também são magnéticas. Há vários modelos no mercado.

 Colei no quadro números adesivos, no tipo que se vende em cartelas, em livrarias. Se minha letra fosse mais bonitinha acho que dava pra fazer com caneta marcador de CD e depois apagar com alcool. O calendário funciona assim: cada número corresponde a um dia do mês de dezembro. A cada dia, os meninos se revezam para colocar uma nova figura no quadro, e no dia 25 o cenário natalino estará completo :-)

 As figuras ficam guardadas nesse potinho ao lado do quadro, em nossa estante de "escrevinhações".

Só pra vocês não acharem que sou uma Mulher Maravilha, que tudo que faz sai uma perfeição, vou compartilhar aqui um dos meus fracassos monumentais (que são muito mais comuns do que vocês imaginam). Eu vi essa ideia AQUI de snow globe e pirei. Como tinha quase tudo em casa resolvi tentar. E ficou absolutamente HORRÍVEL.


Nota de 2013: posteriormente vi essa receita de snowglobe no site do Manual do Mundo e achei bem mais funcional. Não testei mas acho que tem tudo para dar certo, vale a pena dar uma olhadinha.

 Opa! Acho que tem vi alguém escrevendo um recadinho para você, leitor(a)!


São os nossos sinceros votos de um natal bem feliz para você e sua família!










3 comentários:

  1. Primeiramente parabéns por esse cantinho de conhecimento feito com tanto carinho e amor, onde vc divulga e compartilha seus conhecimentos. Sempre que dá, leio seus posts,claro, sem esquecer dos seus filhos que parece que tem muita sede em aprender. Tento colocar algumas coisas em prática com minha filha de 1 e 8 meses... Quero parabenizar o Rafael e o Vinícius, muuuitto lindos! Conheci o seu blog através do blog da Ana Julia. Com seus conhecimentos e prática, o que uma criança de 1 ano e 8 meses ja sabe ou tem que saber fazer ou conhecer? Desde já, agradeço sua resposta. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário e pelos elogios.
      Acho complicado dizer o que uma criança de 1 anoe 8 meses sabe fazer, porque isso varia muitod e criança apra criança, e os fatores do ambiente tb influenciam muito a habilidade cognitiva e motora da criança. Existem teóricos e psicólogos que usam tabelas de desenvolvimento, mas levam em conta a média das crianças, e se houver um desvio para baixo ou para cima dessa média, não quer dizer que a sua criança tenha algum problema, mas apenas que nao foi devidamente estimulanda naquela área, ou foi estimulada precocemente, por isso pode sobressair. De todas as escalas de desenolvimento a que eu mais gosto é a de Wallon, porque ela leva em consideração o s aspectos afetivos da criança. Aqui tem um artigo bem resumido sobre ele, mas vc pode pesquisar mais: http://psicologandonanet.blogspot.com.br/2008/03/teorias-de-desenvolvimento-henri-wallon.html
      Na idade que sua filha está, eu trabalharia muito a coordenação motora dela, tanto a fina quanto a ampla. Dê uma olhada no blog da Johanna: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/
      Você também pode começar a estimular sua linguagem (português e lingua estrangeira), a musicalidade e a inteligência matemática através de jogos simples. Eu uso duas linhas: Doman e Montessori. Vale a pena conhecer mais sobre cada uma delas para saber com o que vc se identifica mais, poisqualquer coisa que for fazer com ela, vai exigiri muita dedicação de sua parte, então terá que ser algo em que vc acredita. No item "marcadores", vc pode ver alguams atividades dessas linahs que faço com os meninos, e pode entrar nos grupos do facebook para saber mais tb.

      Excluir
  2. Olá Luciana, muito obrigada pela resposta e pela atenção, mesmo com esses dias de final de ano tão corridos. Gosto muito da pedagogia Montessoriana. Mas valeu demais, vou continuar pesquisando e vou ler um pouco mais sobre Wallon.
    Um grande abraço e um abençoado Natal p vc e sua família.

    ResponderExcluir