29 de novembro de 2012

Planejamento para 2013

Sempre nessa época do ano eu gosto de fazer um planejamento do que vou trabalhar com meus filhos no ano seguinte. Acho que é cacoete de professora, hahahha Em todo caso, isso me dá mais segurança. Como acontece com as professoras, pode ser que nem tudo saia como planejei, pode ser que trabalhemos outros conteúdos, mas gosto de ter uma base em mente, e partir dela para ampliar nosso processo de ensino-aprendizagem.

Como estou numa fase de conhecer o método Montessori, estou bem empolgada com alguns conteúdos, e a mairoia dos assuntos e materias que escolhi foram inspirados nesse método. No entanto não sou uma pessoa exatamente ortodoxa na área educacional, e assim, vou fazendo interferências de acordo com nossa realidade. Também tenho planos para conteúdos em Doman, mas estes, a maioria no computador e na cabeça, então não poderei mostrar agora.

Mas deixem eu partilhar o resultado da minha "feirinha do planejamento" para o próximo ano. Não, não comprei tudo agora. Venho aproveitando promoções ao longo do ano de 2012, mas todo esse material é inédito para os meus filhos (com exceção de um ou dois, porque é difícil de esconder deles ahahha). Seguindo uma orientação montessoriana, procurei, para cada assunto, adotar um livro e um material concreto. Obviamente esses materiais foram escolhidos também levando em conta o interesse e a fase cognitiva dos meus filhos. Estou disponibilizando esse material aqui para ao caso de alguém estar procurando inspiração, ou material prático mesmo, e também para receber sugestões dentro dos assuntos que pretendo trabalhar. Talvez você conheça algo que tenha a ver com o que tenho em mente, e eu adoraria saber!

PARA RAFAEL

Material de Matemática
Com meu pequeno Rafa pretendo trabalhar formas simples, sequências, identificação dos numerais e seus nomes, quantidade (relação com numerais). Brinquedos:
- Encaixa tudo (Fabricante: Pica Pau)
- Descobrindo as sequencias (Toyster)
- Números - adesivos chineses kkkk. Pretendo fazer cartões com eles para trabalharmos contagem, correspondência, etc.


Material de Linguagem
Já temos bastante alfabeto móvel em letra bastão, pretendo introduzir a cursiva, apenas como apresentação (na escrita vou continuar trabalhando só com bastão). Achei bem legal esse segundo joguinho porque as letras móveis são de um mdf de qualidade, e há dois encaixes: no círculo vazado e na placa de mdf, onde tem um desenho com a inicial da letra. Já pensei em várias formas de utilizar esse material.
- Letras em EVA (Life Toys)
- Alfabeto e CIA (Carimbrás)




PARA VINÍCUS
 
Material de matemática
Com Vinícius vamos continuar estudando multiplicação e começar a ver sobre divisão e frações. Também quero trabalhar as formas geométricas, especialmente com o uso das réguas de desenho para ele aprofundar seus conhecimentos das figuras planas, pois ele mostrou muito interesse nisso, e apresentá-lo ao sólidos, às estruturas espaciais.
- Palitos de picolé para fazer esse jogo AQUI para usar ASSIM
- Material Dourado (Fabricante: CIA BRINK) - sugestões de uso AQUI
- Livrinhos com atividades divertidas Multiplicação e Divisão (Colibrink)
Régua, transferidor, esquadro
- Crazy Forts - jogo de encaixe para montar estruturas espaciais (Fabricante: Everest, comprei AQUI)
- Painel de frações inspirado NESTE material montessoriano. Sugestões de atividades AQUI (Carimbrás)


 - Em linguagem vou continuar o trabalho com a escrita cursiva e focar na produção e interpretação de textos. Isso irá revisar toda a parte ortográfica que vimos este ano, e o objetivo é levá-lo da fase alfabética, em que está, para a fase ortográfica, com um domínio maior da gramática e da estrutura textual. Também criei vergonha na cara e investi em algo que ele já me pede há bastante tempo: material pra aprender xadrez. Esse livro vem com peças e tabuleiro, e  explicações adequadas à fase cognitiva dele. (Meu primeiro livro de xadrez - Editora Ciranda Cultural)




PARA AMBOS

GEOGRAFIA

Claro que vou explorar o tema em profundidade diferente com meu filho de 5 e meu filho de 2. Mas ambos serão apresentados à nossa colorida Terra e sua cultura. Esse tema vai também estruturar meu projeto de música para o próximo ano.Como é algo muito extenso falar sobre o planeta terra e seus povos, pretendo focar na relação entre o político e o cultural, e atravessar essas informações com a música típica de cada país, explorando ritmos e melodias. É um trabalho imenso, que está me dando uma dor de cabeça danada, mas que ao final vai ser muito enriquecedor para mim e para eles. Não sei o quanto eles vão absorver das informações que vou disponibilizar, mesmo adequando-as à idade deles, mas a ideia é que seja uma experiência gostosa aprender com a diversidade e ampliar a visão de si e do outro dentro deste mundão.

- Mapas laminados diversos (Mundi, Continentes, Brasil, Nordeste, Pernambuco). Cada mapa tem 1,20 x 0,90m, e por serem laminados, permitem um manuseio mais amplo. Pretendo usar com animais do mundo, bandeiras, monumentos em miniatura, quebra-cabeças, etc. Eles tem indicação política e também turística. Pretendo fazer o suporte de madeira para colocá-los, e colocar papel contact na parte de trás dos mapas (essa parte não é laminada) para ficar mais durável. Uma pena que no site deles só vendem os mapas mais caros, esses aí foram R$ 5,50 cada- (Editora Multimapas)
- Toob "Around The World", com dez miniaturas de monumentos famosos do mundo. (Fabricante: Safari, comprei AQUI)
- Joguinho de bandeiras (Editora Sandra Sette)
- Mapa Mundo Animais - Quebra Cabeça - 26 peças (Toyster)
- Atlas Escolar Geográfico - custou apenas r$2,00 e terá a função de servir de modelo de reerência nas atividades com o mapa grande (Ciranda Cultural )
- Atlas Mundial - Esse livro é incrível desde a capa, que tem o mapa do mundo em alto relevo, reproduzindo de verdade as diferenças de altura no relevo da terra. Em cada página há uma proposta interativa para fazer com a criança - transformar um mapa cartográfico em globo puxando um fio, observar os fuso horários num quadro deslizante, formar um furacão, formar uma cordilheira, levantar abas e descobrir sobre a fauna, e um montão de coisas legais. Me apaixonei quando vi. Os textos são mais apropriados para crianças de 5 - 10 anos, e o manuseio também. Mas gostei muito da apresentação do livro, e das escolhas de temas, muito diverso, bonito e esclarecedor. (Editora Girassol)





 MÚSICA
Com o projeto "Música do mundo", tenho objetivos musicais bem definidos em mente, e eles passam pelo trabalho de percepção rítmica e melódica. Os materiais para que tenho planos especiais são esses aí, inspirados também em materiais montessorianos.

- Jogo de sinos de mão (handbells) que pretendo usar para fazer ISSO AQUI e outras atividades montessorianas de música. (Schylling, comprei AQUI)
- Régua de frações? Sim! Também inspirada em material montessoriano (ESSE AQUI), elas vão receber etiquetas representando os valores das notas musicais - mínima, semínima, colcheia, e suas variações pontuadas. (CIABRINK)
- Toob Musical Instruments para conhecer os instrumentos da orquestra clássica e fazer ISSO AQUI com várias peças musicais eruditas, pois também vamos estudar história da música ocidental paralelamente ao projeto principal.




RELIGIÃO
Vamos estudar histórias e episódios bíblicos que remetam à importância da oração para o cristão. Incentivar que eles aprendam a conversar com Deus sabendo o que isso significa.
- Coleção "Pequenas Orações", de Cristina Klein - (Editora: Bicho Esperto)


EDUCAÇÃO CÓSMICA



Outro projeto conjunto para os irmãos será: tópicos em Educação Cósmica Montessoriana. Usando as palavras de Nádia Mota Monteiro, " A Educação Cósmica é um conceito montessoriano que abrange educação transdisciplinar, integração dos conteúdos, valores universais, relação de cuidado e conhecimento de mundo, cultura de Paz. Existe um currículo que ajuda a organizar a prática da Educação Cósmica, podemos dizer que nesse currículo estão inseridas as "5 Grandes Lições" (Curricular: http://missbarbara.net/greatlessons.html). Todo ano, na escola montessoriana, as crianças são apresentadas à essas lições de modo cada vez mais complexo a depender da idade. A apresentação deve começar com a história (origem do mundo, da vida, do alfabeto...) contada de forma interessante e cheia de entusiasmo para despertar o interesse! Depois, as crianças vão participando de atividades de fixação desse conhecimento (exemplo: organizar a "linha do tempo") Na prática isso pode ser aplicado a qualquer idade!". Aqui, como cristãos, somos criacionistas. Mas não alienados. Então decidi apresentar o conceitos científicos como uma versão com a qual eles terão que lidar, embora nossa fé indique a explicação bíblica como verdadeira. Apesar de eu conheça um pouco sobre o criacionismo científico, não concordo com alguns de seus argumentos. Acho que o criacionismo é um assunto de fé mesmo, e como tal, não precisa do aval científico. Não acho que eu tenho que provar racionalmente assuntos de crença. Essa mistura me parece meio indigesta.

1a lição: O Inicio do Universo e da Terra
2a lição: O início da Vida
3a lição: O início da Humanidade
4a lição: A História dos Número
5a lição: História do Alfabeto

1a lição: O Inicio do Universo e da Terra
- Livro Superciência - Espaço. Esse livro traz informações e ilustrações condizentes com a idade dos meninos, planetas e estrelas que brilham no escuro e um jogo de tabuleiro sobre o tema. (CIRANDA CULTURAL)
- Livro Terra, a vida de um planeta. O forte desse livro são as ilustrações grandes e belas que falam do Big Bang, passa pelas eras geológicas e chega até a era espacial. Tem um poster bem bacana com tudo isso numa linha de tempo, que foi o que me fisgou, hehehe (GIRASSOL)
- Coleção Explorando o Universo - Tudo o que você precisa saber sobre o espaço. Esses livrinhos foram um achado. Eles trazem muitas ilustrações bonitas sobre os temas abordados (planeta terra, sistema solar, observação do céu, exploração espacial, estrelas e galáxias, ciência e ficção, história de descobertas), e ainda um poster com os planetas e uma linha de tempo das descobertas espaciais. Perfeito! O texto deles é para adultos e crianças maiores, é o tipo de livro pra você ler ANTES, e depois ir passando as páginas, apontando as figuras e fazendo um "resumão" das informações. Como adoro esse tema, e os livros são fininhos, acho que vou amar fazer isso. (Gold Editora)
- Space Toob para caixa sensorial sobre o tema (Fabricante: Safari, comprei AQUI)
- 3D planets in a toob, para a caixa sensorial e depois, para um móbile do sistema solar, girando ao redor do sol. (University Games Corporation, comprei AQUI)





 2ª lição - O início da vida
Aqui pretendo apresentar os reinos animais. Nossa, é muita coisa! Mas tudo absolutamente facinante. Creio que ao longo do ano ainda vou adquirir mais material, inclusive está nos planos, um microscópio simples. Dentro do tema abordaremos  o corpo humano, comparando-o com os outros animais.

- Livro Você Sabia? Insetos. O livro tem ilustrações belas e reais dos insetos, e abas com pergutnas/respostas sobre eles. O texto é interessante adequado a crianças pequenas. (GIRASSOL)
- Lupas para observar os insetos reais ou de brinquedo.
- Glow in the dark Insect toob. Comprei esses que brilham no escuro, mas me arrependi. Os pintados normais são masi realísticos, e esses nem brilham tanto no escuro :-( Mas tudo bem, vai servir para caixa sensorial e para jogos de classificação (figura - nome) (Safari, comprei AQUI)
- Superciência - Dino. Da mesma forma que o outro livro da coleção, traz um dinossauro para montar (mas não é aqueles de encaixe 3D que ficam em pé), um jogo de tabuleiro e um livro bem ilsutrado com textos curtos. (Ciranda Cultural)
- Jogo Corpo Humano - jogo de perguntas e respostas com quebra cabeças. Ese vai ficar mais par ao final, e vou selecioanr, antecipadamente, as cartas apropriadas para o conhecimento deles. Mas achei tão legal a proposta! (Fabricante: Pais e Filhos)
- Atlas ilustrado do corpo humano - mais um de R$ 2,00 que servirá como parâmetro para nossas atividades com o mapa do corpo humano e materiais concretos. (Ciranda Cultural)
- Por dentro do corpo humano. Esse livro foi paixão à primeira vista. Fiquei absurdamente encantada. E pensando: "Meu Deus se no meu tempo de criança eu tivesse acesso a coisas assim, hoje talvez seria bióloga". Lindo, lindo, lindo... cada sistema do corpo humano é apresentado, e quando você passa a página, o bonequinho vai se "desmontando", mostrando a parte que está sendo estudada. Os textos sao curtinhos e interessantes. Vamos usar a lupa nesse também. (GIRASSOL)







 3a lição: O início da Humanidade
A linha de tempo da humanidade passa por um assunto que adoro: as civilizações antigas. Ainda não sei como vou tratar das outras, mas a do Egito vai ter destaque, pois é a preferida dos meus meninos aqui.
- Maravilhas da Natureza - Pirâmides. O livro é bom, mas para crianças maiores. Vinícius já consegue ler, e pode associar os objetos concretos (brinquedos, pirâmides feitas por nós) às figuras dele. Trata não só das pirâmides egípcias, mas de outas civilizações também.(GIRASSOL)
- Ancient Egypt toob - (SAFARI, comprei AQUI)


As 4ª e 5ª Grandes Lições (história da escrita e dos números), eu vou tratar dentro do nosso programa de liguagem e matemática. Provavelmente vamos fazer nosso próprio material e ainda estou me decidindo sobre os livros a respeito desse tema.

Aproveito para deixar aqui o link para dois grupos do facebook dos quais participo e que unem pais interessados em educar seus filhos. São minha inspiração e motivação em minhas atividades.  O link para esses grupos vai entrar aqui ao lado do blog de forma permanente de agora em diante. Participe também!

- Grupo "Como Ensinar seu Bebê a Ler" - baseado na metodologia de Glenn Doman e em atividades de estimulação precoce.

 - Grupo "Montessori para mamães" - baseado no método criado por Maria Montessori,  uma das mais belas metodologias pedagógicas que já conheci (na verdade, aidna tenho muito a conhecer!)

 Quanto ao mais, vamos descobrindo ao longo do ano. Nosso caminho de aprendizado, de fato,depende do interesse deles, vamos nos aprofundar mais naquilo que eles mais gostarem. Quem já conhece o blog sabe que adoro produzir material  próprio também,com coisas recicláveis, e em todos os nossos projetos pretendo fazer isso e dividir com vocês, que agora já tem mais ou menos uma ideia do que vem por aí neste blog em 2013.

 Mas o que eu falei mesmo sobre material inédito? ahahhaha Vinícius chegou bem na hora em que eu estava tirando as fotos e correu para o material de matemática... e eu corri pra esconder tudo enquanto ele estava distraído ahahah


27 de novembro de 2012

Silabário deslizante

Esta ideia eu tive a partir de uma atividade que fiz há bastante tempo, as "palavras deslizantes" ou "palavra móvel" (CLIQUE AQUI para acessar), baseada numa estratégia da alfabetização fônica que eu conheci pesquisando em sites americanos. Meu filho mais velho gostou muito, e agora que comecei a alfabetizar o mais novo, fiz uma versão mais simples, mas com o mesmo princício: o silabário deslizante.

Tenho trabalhado o método fônico com ele, e achei que essa seria uma boa opção de também mostrar o caminho silábico.

Segue o passo a passo:

1 - Dobre uma folha de papelão grosso (mais ou menos 30cm x 30cm) ao meio e recorte em forma de duas casinhas juntas. Marque duas "portinhas" (5cm x 5,5cm), uma em cada casinha, e corte com o estilete.


2 - Cole dois pedacinhos de velcro no topo do "telhado" das casinhas para unir os dois lados.

3 - Recorte longitudalmente uma folha de papel A4 (cerca de 7cm de largura por 27cm de comprimento). Coloque-a dentro das casinhas, e usando a portinha como gabarito, escreva as vogais no papel. Cubra com durex largo para ficar mais firme e durável. Cole com o durex uma fitinha na ponta no papel para puxá-lo. Observe que como você vai puxar para a direita, a ordem das vogais tem que ficar invertida, para que apareçam na ordem certa na porta.

 Até a fitinha é reciclada kkkkkk

4 - Faça um bolsinho com vinil transparente (aquele plástico molinho que vem em algumas embalagens de brinquedos, meias, cuecas, etc), e cole na portinha da esquerda com adesivo de contato (cola brascoplast ou similar), de modo a forma um bolso. A tesoura lá dentro (pode ser uma lápis) é para garantir que a boca do bolso ficará larga o suficiente para deixar entrar o papel facilmente.


5 - Agora vem a parte divertida: enfeitar! Eu escolhi papel crepom estampado (colei com cola branca) e fiz o acabamento com fita adesiva colorida. Escreva cartões com as consoantes na largura do bolsinho (aproveite o mesmo papel A4, cortando o que sobrou ao meio novamente). Esses cartões ficarão escondidos entre as duas portinhas, do lado de dentro. Só aparecerá a consoante que você selecionar para ir para o bolso.


 6 - O efeito final será esse: Quando você puxar a fitinha, o papel das vogais irá deslizar e formar as sílabas com a consoantes selecionada. Esperimente também colocar uma foto 3x4 do seu filho e outra sua , uma em cima de cada portinha, só para tornar o brinquedo mais pessoal. Enquanto mostra, invente pequenas histórias com palavras que comecem com as respectivas sílabas: os pequenos adoram e gravam essas historinhas simples. Nem é preciso dizer que é a CRIANÇA que deve ter o prazer de puxar a fitinha, né? hehehehe


25 de novembro de 2012

Atividades com sequências - linguagem e matemática

A sequência é uma das atividades mais importantes para se trabalhar com crianças da Educação Infantil. Nela está a base de muitos fundamentos da Linguagem e da Matemática. Neste post, coloquei algumas sugestões simples para trabalhar sequências. Comece apenas apresentando sequências bem simples. Depois peça para a criança tentar completá-las (o que vem depois?). À medida que ela for mostrando que consegue, vá tornando as sequências mais complexas. O raciocínio envolvido na resolução dessas atividades irá fazer um bem incrível para o desenvolvimento cognitivo dela!

SEQUENCIAS EM LINGUAGEM

Neste caso, damos grande importância às sequencias temporais. A noção, por exemplo, de que um dia é uma sequência de dia e noite, já é uma grande conquista cognitiva para a criança, que precisa elaborar a ideia de passagem de tempo, de ontem, hoje e amanhã, e isso não é algo que acontecerá de forma rápida ou simples. Quando a criança adquire o conceito de sequência temporal, ela já pode compreender pequenas estruturas linguísticas nas histórias, como começo, meio e fim.

Com as figuras abaixo, pode-se trabalhar de duas formas. Na mais simples, a criança deve arrumar os quadrinhos na sequência correta. Previamente você corta e dá para ela arrumar. A leitura de gibis sem texto, ou livros apenas de imagens, também é um bom exercício para essa compreensão.






A segunda forma de trabalhar essa imagens, é a criança,.depois de arrumar a sequência, escrever um pequeno texto sobre elas. Foi o que fiz com Vinícius, e essas foram suas primeiras "redações" por assim dizer. Comece propondo que a criança apenas descreva o que vê. Depois, peça que especifique mais alguns detalhes, como nome dos personagens, os porquês de suas atitudes, caraterísticas dos objetos que aparecem em cena, etc. Quando ela já estiver mais desenvolta, experimente estabelecer um número de linhas para ela escrever sobre o tema, então ela mesma vai buscar elementos nas figuras para comentar.

 Primeiro ele corta (e com isso também está exercitando as mãozinhas para a escrita)

 Depois cola os quadros em outra folha, na sequência correta

 Depois traçamos linhas com a régua

E ele escreve um texto sobre as figuras.

SEQUÊNCIAS EM MATEMÁTICA

O raciocínio lógico-matemático envolvido na compreensão das sequências fundamenta muitos conceitos matemáticos. A própria numeração, ordinal, cardinal, é uma sequência. As operações matemáticas passam pela noção de sequências. E por aí vai (pra eu não me perder e acabar falando besteira hahahah). Deveríamos ensinar sequências lógicas desde a primeira lição sobre numerais, e continuar a fazê-lo periodicamente. Use materiais que você tem em casa: carrinhos, bonequinhas, blocos tipo lego, bolinhas, e o que mais estiver à mão. Com as crianças menores, comece com sequências simples, de dois elementos. Depois vá tornando-as mais complexas, com mais elementos e mais características por elementos (por exemplo, forma e cor).

Para exemplificar, deixa eu partilhar com vocês uma receita caseira deste brinquedo da Melissa and Doug, o "Primary lacing beads", recomendado para crianças de 3 a 5 anos (mas dá pra usar antes) para trabalhar também a coordenação olho-mão, porque é preciso enfiar as contas no cordão.


Usei esta receita aqui, que veio num livro da série "Disney na sala de aula" de matemática (nível 2). É a tradicional receita de massinha de modelar caseira, só que assada ao forno:


Para fazer minhas formas eu usei cortadores de massinha de modelar, desses que vem em kits, que os meninos já tinham em casa, você pode usar cortadores de biscoito. Na minha receita usei mais meia xícara de farinha de trigo para dar o ponto certo.

Para fazer os furos usei um palito de churrasco. É só enfiar e movimentar ele um pocuo para os lados para alargar  o furo. Tenha em mente a espessura do cordão que você vai enfiar para não ficar estreito ou largo demais.
Aqui eu assei por 45 minutos em temperatura máxima. Acho que 40 minutos seria o suficiente. Se assar demais, as pecinhas ficam queimadas, aí fica ruim pra pintar. Fiz um teste e coloquei anilina em uma pequena porção de massa para ver se servia colorir as peças desse modo. Pelo que vi serve sim. Se você quiser misturar a anilina à massa, as pecinhas já vão sair coloridas. Mas tem que ter cuidado para não assar demais, se não elas ficam escuras.

 Depois pintei tudo com guache. É bem fácil de pintar, seca rápido. Fica parecendo madeira mesmo, só que mais rústico, heheheh Não experimentei lixar, mas acho que daria um acabamento melhor.

Depois e só enfiar as peças em cadarços de tênis. Abaixo, algumas formas de arrumar as sequências. Na primeira, uma sequência de formas e cores. Na segunda uma sequência de cores (neste caso o ideal seria fazer mais uma fornada);. Na terceira uma sequência simples na cor azul.

Você pode usar cartelas de controle para a criança ver e imitar, colocando no cordão as peças que a cartela indica. Veja algumas ideias abaixo:
(essas acima foram feitas com EVA)


Vinícius fazendo sua própria sequência:


 Dá pra virar um colar sim, senhor!

Os dois brincando, Rafael apenas enfiando tudo do seu jeito (nesse momento inicial deixei ele manipular livremente mesmo), e Vinícius fazendo vários tipos de sequências (e muito incomodado porque o irmão não  estava seguindo uma ordem kkkk).
 Ao final, guardei tudo numa caixinha de sorvete vazia.


LIVRO RECOMENDADO, com muitos adesicos e atividades divertidas (clique na imagem para comprar):


ATIVIDADES para os pequenos colorirem sequências (clique na figura para acessar):


OUTRAS ATIVIDADES montessorianas com formas e sequências (clique nas fotos para acessar o passo a passo):



 (ideia bem legal, sequências com mini-borrachas)

(dá para fazer as sequências com adesivos coloridos contornando as formas)

SITES com jogos de sequências:

http://jogosinfantis24.com/Jogo-sequencia.aspx

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sequencia-logica.html

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogos_online_simon.htm

http://prek-8.com/games/schoolGames/index3.php