28 de janeiro de 2013

Material em power point para programa de leitura Glenn Doman

Bem, estou devendo uns posts sobre Doman, faz bastante tempo que não escrevo sobre isso, não é?

Por aqui, temos continuado com o programa de leitura, mas nunca de forma isolada. Sempre faço minhas "adaptações" e incluo outros métodos, ainda mais agora que Rafael já está com quase 3 anos e Vinícius com 5 anos.

Mas decidi compartilhar um presentinho com os leitores deste blog: todo o meu material Doman em power point, desde as palavras simples até os livrinhos. Tenho sempre uma frase comigo: "quem partilha nunca perde".

Aconselho veementemente que, a partir dos pares de palavras, os pais procurem utilizar cartões físicos, ou seja, de papel mesmo, porque pela minha experiência e a de outras mães, nessa fase eles são mais eficientes que o power point. Aliás, o power point não deveria substituir os cartões, mas ser uma alternativa para variar um pouco a forma de apresentar as palavras, e assim renovar o interesse da criança pela atividade.

Teve um tempo que pensei em vender isso num kit, mas definitivamente não nasci com habilidades comerciais, então vou compartilhar mesmo, que é o que gosto de fazer. Gastei muitas horas pesquisando, fazendo e melhorando cada um desses slides, então, por favor, a única coisa que peço é que usem bem, e espalhem a ideia de que estimular bebês e crianças é divertido e saudável.

Lembro que o material foi feito para os meus filhos, portanto as palavras e figuras foram escolhidas levando em conta a realidade e o gosto deles. Mas os arquivos são editáveis, e você pode facilmente adaptá-los a realidade e preferências dos seus filhos (altamente recomendável). O programa de Doman recomenda APENAS a apresentação das palavras, mas por minha conta, depois de cada palavra eu coloquei uma figura, às vezes com som, como fator de motivação para as crianças. Isso estaria mais próximo ao programa de Bits de Inteligência, do mesmo autor, mas foi o que funcionou melhor para mim aqui, além de eu acreditar que, assim, também estou proporcionando outros tipos de estímulo durante o programa. Mas à medida que o programa avança, fui retirando sons e movimentos, e deixando o foco mais para a palavra em si. Fui muito criteriosa na escolha das imagens para seguir os princípios recomendados por Glenn Doman: precisão (o mais concreto e exato possível), discrição (um item apenas de cada vez), não-ambiguidade (um significado certo, que só pode ser interpretado de uma maneira) e novidade (apresentar sempre algo que desperte a curiosidade da criança).

Então vamos lá! O material postado aqui é suficente para 6 meses a um ano de programa de leitura, dependendo da frequência que você escolher. Você também pode imprimir os slides com as palavras, e, colocando em saquinhos ou pastas plásticas transparentes, usar como cartão (adaptação minha também). O POWER POINT NÃO É RECOMENDADO PARA BEBÊS MENORES DE 6 MESES, para essa idade, usar o tamanho de cartão/letra especificado no livro.

Mais que o simples uso, que este material sirva de inspiração para você fazer o próprio material de seu filho (a). Acredite, isso pode ser bem divertido!

1ª ETAPA - PALAVRAS SIMPLES

- Palavras Gostosas - 15 palavras (nessas, é fundamental usar nomes e figuras que o bebê conheça)
- Partes do corpo - 25 palavras
- Casa e escola - 60 palavras
- Posse e brinquedos - 35 palavras
- Alimentos - 45 palavras
- Animais - 30 palavras
- Ações - 50 palavras
- Cores - 15 palavras
- Opostos - 30 palavras
- Adjetivos - 30 palavras
- Advérbios - 30 palavras


2ª ETAPA - PARES DE PALAVRAS

- Palavras gostosas e partes do corpo - post no slideshare (dá pra baixar também)
- Cores - 12 pares
- Animais- 10 pares
- Alimento- 7 pares
- Adjetivos - 16 pares
- Advérbios - 5 pares
- Jogo de formar pares e frases - arquivo do word

3ª e  4ª ETAPAS - FRASES E SENTENÇAS (tentei formar "livrinhos", com uma sequência lógica entre as frases também)
- Animais - 10 frases
- Comida - 10 frases
- Vinícius e Rafael - 10 frases
- Festa dos bichos - 12 frases
- Cabe na mala - com power point e livro de atividades para baixar.


COMO USAR ESSE MATERIAL
- Baixe aqui o resumo (3 capítulos do livro)
- Livro Como Ensinar Seu Bebê a Ler, edição antiga.
- Comprar o Livro Como Multiplicar a Inteligência do seu Bebê (Que também traz o programa de leitura)
- Pedir direto da editora (caso não encontre para vender)

18 comentários:

  1. Luciana, parabéns pela sua iniciativa, excelente. Minha filha tem quase 3 meses e já estou tentando aplicar o método com ela. Mas não sei se está certo, ela está na etapa 1, depois de mostrar as "palavras gostosas" quando for apresentar o "corpo" devo juntar com as "palavras gostosas"? E quando apresentar "casa e escola" devo juntar "palavras gostosas" + "corpo" + "casa e escola" e assim sucessivamente com as outras etapas? E no arquivo "casa e escola" você colocou 60 palavras, devo apresentar tudo de uma vez? Eu achei o livro um pouco confuso na explicação e perdoe-me pelo comentário grande. Mas como você já está mestre, não encontrei pessoa melhor para explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, José!

      Cada grupo de palavras é chamado de "categoria". Numa mesma sessão você pode mostrar até 5 categorias. Aconselha-se a introduzir uma nova categoria por semana, por exemplo:
      1ª semana - palavras gostosas
      2ª semana - palavras gostosas + corpo
      e assim por diante, mostrando apenas CINCO palavras de cada categoria por sessão.
      Mas como sua bebê é muito novinha, tem apenas três meses, eu aconselharia você a ir mais devagar. E mostrar 5 palavras de uma categoria (grupo) por sessão, e fazer as três sessões com essa mesma palavra, durante cinco dias por semana. Na outra semana você começa a acrescentar uma palavra nova por dia (do MESMO GRUPO), e tirar uma palavra já vista, assim, ao final da segunda semana, ela terá visto mais cinco novas palavras naquela semana. Faça isso até terminar o grupo, então comece outro grupo.
      Certifique-se também que as letras estejam sendo apresentadas do tamanho correto (que nessa fase tem que ser bem grandes, de acordo com as instruções da etapa zero) e numa distância ideal (50cm da criança).
      Quando ela fizer seis meses, aí você pode a começar a instroduzir mais grupos por sessão, uns três grupos, com cinco palavras cada (por sessão).
      Os cinco grupos por sessão, eu acho que é melhor para crianças maiores, depois de um ano.
      Mas sinta-se à vontade, sinta qual o "timing" de sua filha, e não deixe que ela se sinta cansada ou desmotivada. A sessão deve sempre terminar com ela querendo ver mais (por isso mesmo, não mostre tudo de uma vez mesmo que ela queira). Aproveite o processo como uma brincadeira, não tenha pressa de terminar ;-)
      Abraços!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Muito obrigado pelas explicações. Só algumas dúvidas, eu devo apresentar, por exemplo, "mamãe", "papai", "primo", "irmão", "vovó" durante os cincos dias e 3 vezes ao dia? E depois na outra semana apresento as mesmas palavras acrescidas de mais cinco, menos uma velha? Sendo que a palavra velha deve ser substituída por uma palavra nova de uma outra categoria?
      Eu estou usando um tablet com ela, pelo que notei, ao terminar uma sessão ela fica sempre querendo mais, como você e o livro relatam. Pois fazer os cartões sairá muito do meu orçamento.
      Mas já estou correndo atrás de livros, e se me permite dar uma dica, encontrei uma indicação de 18 educadores que selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio, o link é o http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/

      Excluir
    4. Oi, José, desculpe a demora, só vi seu novo comentário agora. Na segunda semana, vocÊ acrescenta UMA palavra nova por dia, e tira UMA palavra velha por dia. Isso vale para cada categoria, separadamente, cada categoria é uma sessão a parte. Esse é método para educação em casa aconselhado pelo Glenn Doman (no caso da escola, os grupos de palavras são renovados semanalmente). Muito obrigada pela dica dos livros, vou olhar sim! Desejo toda sorte para vocês nesse projeto, e fico feliz que sua filha esteja gostando. Deixe-a sempre com esse gostinho de "quero mais". Abraço!

      Excluir
  2. Olá, Luciana!
    Tenho um filho de 1 ano e 8 meses, estou pensando em utilizar o Método Doman com ele. Temo que se ele se ele aprender a ler precocemente possa perder o interesse pelo processo de aprendizado de leitura na escola, ou que, para manter-se motivado, seja adiantado para outra classe, onde terá de lidar com crianças fisicamente maiores e mais fortes. Já que você tem dois filhos que já devem ter passado pela fase do meu, gostaria de pedir sua opinião antes de comprar um livro sobre o método.
    Aguardo sua resposta.
    Grato,
    João Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João Pedro!
      Obrigada pelo comentário e parabéns pela iniciativa de ensinar seu filho. O livro "Como ensinar seu bebê a ler" dedicar os primeiros capítulos a responder essa e outras dúvidas sobre a leitura precoce: consequências, mitos, tudo isso respondido por alguém entendido em neurologia e com muita experiência: o próprio Glenn Doman. Por isso aconselho que vc baixe, no link que coloquei acima, a versão em pdf do livro (é a versão antiga, mas o conteúdo é bem parecido) e leia especialmente o capítulo 6 (vc tb pode baixar o resumo, que tem esse capítulo), e os capítulos 2, 3, 4 e 5 também são muito esclarecedores. É uma leitura gostosa, rapidinha, você nem sente o tempo passar. E ao final estará suficientemente motivado e esclarecido para começar :-)
      Sobre os meus filhos, posso lhe garantir que entrar precocemente no mundo da leitura só lhes fez bem, uma vez que a leitura está ligada com várias outras habilidades cognitivas. Não precisei adiantá-los na escola, ambos estão matriculados regularmente na série em que devem estar, e não tem qualquer tipo de problema com aprendizado ou socialização, muito pelo contrário. A escola tem sido um local motivante por outras razões que não só aprender a ler ou escrever, principalmente por causa da interação deles com outras crianças, outro ambiente, outras atividades. A única preocupação é oferecer uma boa escola para que eles possam aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer, mas isso a gente já faz, né? É muito compensador saber que eles tem todas as ferramentas cognitvas bem desenvolvidas para esse aproveitamento.
      Abraços e volte sempre por aqui!
      Luciana

      Excluir
  3. Obrigada por esse material. Moro nos EUA e é bem difícil achar material em PT. Na amazon tem uns livros, mas não é variado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Oi, Marcela! Obrigada pela vista e pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  5. Oi Lú já tenho lido tanto material, já estou em todos seus trabalhos na net, por isso essa intimidade rsrssss
    Porém estou com dificuldades para abrir este material já baixei o 4shared, porém manda fazer download varias vezes e não abre?

    Desde já agradeço.
    Atenciosamente Sabrina

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcela! Obrigada pelo seu comentário!

    Oi, Sabrina!
    Tb me sinto a vontade com vc, pois minah irmã mais nova tb se chama Sabrina kkkkkk Olha, não sei se entendi bem sua dúvida, mas acho que é com o site do 4shared, não é? NA primeira página, clique no botão azul. Vai abrir outra página, e você clicará em "free download". Depois que baixar o arquivo, se o seu computador usar o windows 7, é provável que priemiro vc tenha que abri o programa power point, e abrir o arquivo através dele. Veja se vc consegue assim. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ola, Luciana, conheci hoje seu blog e sua home no facebook e estou encantada! Gosto muito de estimular meu bebê e suas dicas e atividades sao fantasticas!!! Eu ja tinha lido o livro do Doman. Fiz no computador a palavra mamae e coloquei uma foto minha, o mesmo com papai... fiz isso algumas vezes e ele reconheceu bem as palavras e chegou a falar mama aos 7 meses e 20 dias, mas achei que seria melhor começar mesmo o metodo quando Gabriel estivesse começando a falar as palavras gostosas, para que eu percebesse melhor as reaçoes dele... se bem que desde o 1° mes de vida ele nos surpreende e entendi de perto quando o livro diz que toda criança é genial so precisa de estimulo... pois bem, agora que ele tem 10 meses e um bom vocabulario, vamos começar o metodo Dolman. Tentei baixar seus links no 4Shared mas nenhum esta mais disponivel...você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adihélen, muito obrigada por seu comentário e desculpe a demora em responder. Realmente os arquivos ficaram indisponíveis por um tempo. Eu até comecei a upar tudo novamente (um trabalhão, pois tb tive que refazer os links um por um), mas parece que o 4shared já normalizou os links e está tudo OK. Tb comecei com meu filho mais novo com 10 meses é uma idade ótima! Logo, logo você verá como o vocabulário dele vai "explodir" :-) Um grande abraço.

      Excluir
  8. Parabéns pelo blog e pelos excelente posts que compartilhou. Tenho uma dúvida: os arquivos em powerpoint estão na extensão pps, que não permite edição. Seria possível compartilhar o arquivo ppt? Obrigada pela sua atenção. Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula! Para editar os arquivos .pps, basta salvá-los em seu computador, depois abrir o programa power point, e na aba "abrir", selecionar o arquivo onde vc salvou e abrí-lo. Se ainda assim não cnseguir me diga. Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  9. Que iniciativa heim mamãe!!! Muito obrigada por compartilhar conosco essa preciosidade! Estou lendo o livro, e assim que terminar vou começar a aplicar. Adoro seu blog, me espelho muito em você como mãe... aprendo muito em seu blog.
    Grata

    ResponderExcluir
  10. Luciana, vc é um amor!!!
    Estava me sentindo bem perdida em como começar...
    Obrigada!

    ResponderExcluir