4 de fevereiro de 2013

Como organizar o espaço de brincar e estudar dos filhos - inspiração Montessori


Atualização em Novembro de 2013:

O vídeo que iniciava este post foi retirado por mim. Por vários motivos, os principais é que ele era muito longo e que desde que o gravei eu aprendi mais aspectos interessantes sobre a organização Montessori e resolvi mudar algumas coisas. E viva a dinâmica da vida! Para mim é um privilégio aprender e ter a oportunidade de mudar para melhor. Pretendo fazer uma sequência de vários vídeos explicando em detalhes sobre a organização desse espaço para as crianças, até lá, as dicas deste post ainda são muito válidas. Vou apenas adaptá-las para mais próximo da pedagogia montessoriana. Obrigada pela compreensão e pela visita ao blog.

------------------------------------------------------------
Segue um resumo de como está organizada minha casa através de fotos (para ver em tamanho maior basta clicar nelas). E super aconselho a quem quiser se aprofundar sobre o tema "organização infantil", procurar nas fontes onde pesquisei para elaborar estes espaços:

- Lar Montessori - Gabriel Salomão
- Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro
- Escola Peteleco
- Nádia Mota Monteiro - Blog 1Blog 2

 Espaço externo: sensorial e psicomotor.

Caixas sensoriais permanentes: areia e água, com cestos de "ferramentas".

Terraço: espaço de brincadeiras livres. Brinquedos organizados por tipo em caixas etiquetadas.

As caixas são empilháveis mas leves, de forma que eles possam ter acesso a qualquer uma.

Sobre o tapete, os brinquedos do rodízio: destaque para eles, por alguns dias, para serem explorados em diversas brincadeiras. Depois são trocados, assim, conserva-se a novidade e alegria do brincar (as espadas, na verdade, são de fazer bolinha de sabão: você coloca o detergente na bainha e balança ela no ar).

Brinquedos temáticos devem ficar juntos, neste caso, carros junto com ferramentas e bomba de gasolina, facilitando a interação entre os mesmos.

 Cabide

Espaço interno: área com material e brinquedos pedagógicos.

Nas estantes, material de artes, que aqui, fica em cima, e são disponibilizados durante o horário para as atividades.

Em recipientes diversos (maletas de aniversário, por exemplo), são guardados materiais pequenos, como material dourado, ímãs, alfabeto móvel, números e moedas, bolhas de sabão, pedrinhas.

Em caixas de sorvete recicladas, são guardados os conteúdos das caixas sensoriais (insetos, fazenda, zoológico, fundo do mar, etc) e materiais pedagógicos (formas de gesso, massinha, carimbos, alinhavos)

Caixas leves e facilmente removíveis de carrinhos, bonecos, joguinhos.

Prateleira com jogos de montar e encaixar

Caixas arquivo para guardar materiais em EVA, TNT, papelão, jogos de tabuleiro, etc.

No cantinho da escrita, os materiais são separados em potinhos para fácil visualização: lápis grafite, caneta, borrachas, apontadores, etc.

Uma estante com jogos pedagógicos a quem eles tem completo acesso.

Quando a caixa do jogo não é resistente, recorto o nome e as instruções da embalagem original e colo com durex num pote plástico transparente.

 Nossas mesas de atividades. São duas porque vou dar aulas particulares de música nese espaço. Mas com meus filhos, acabou ficando uma para atividades gerais e outra para informática (laptop, tablet), para eles manipularem na hora dos jogos educativos.

Um exemplo de estante boa e barata que é perfeita para organizar os materiais das crianças. Essa, que vem com cinco prateleiras (está incompleta na foto) custou apenas R$ 40,00 e é bem firme. Pretendo usá-la para dar aula, colocando em cada prateleira os objetos que vou precisar durante as atividades.

10 comentários:

  1. Lu, vou comentar aqui e depois no Face, porque sei como é mais gostoso receber comentários no blog!
    Sua demonstração é preciosa. Eu me atraio pelo minimalismo, tanto na escola quanto em casa. Mas é muito interessante ver um ambiente tão cheio de coisas e que, com base unicamente na organização cronológica e espacial, funciona perfeitamente para as crianças!
    O amor à ordem é capaz de salvar o mundo. Eu quero que o mundo possa perceber isso, e mães como você criam filhos que podem espalhar essa percepção: em um mundo organizado é possível agir.
    Estou curioso pelos ambientes adaptados!
    Super abraço,
    Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Lu, não consegui ver o video! Esta dando pau...
    Mas so ver as fotos, fiquei impresssionada e adorei!!
    Aqui em casa ainda estamos a caminho, mas ja tenho muita coisa organizada e todos ganham com isso. As crianças aprendem naturalmente que cada coisa tem o seu lugar e para mim, na condição de dona de casa acaba sendo uma mão na roda, pois eu ganho um tempo danado na hora de triar e guardar. Vale muito a pena.
    E ah!!! Preciso comentar o seu post sobre a musica classica/erudita! Queria te dizer que li, reli, li para o marido em voz alta, pois tudo que escreveste vem sendo feito com muita naturalidade aqui em casa. O ponto positivo é que tanto eu quanto o Junior gostamos muito de musica classica, temos realmente prazer em conhecer a biografia dos compositores, dar uma lida no periodo historico e, obvio, ouvir a musica. E percebo como isso é precioso para a criança, de como elas também se encantam com a musica de boa qualidade, com a riqueza das notas musicais. Mais uma vez, obrigada por compartilhar dicas e vivências preciosas!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana! Sensacional!!!!!! Que maravilha de post. Sabe de uma coisa, tinha essa curiosdade para saber se o que fiz em casa estava certo, (acho que todas q preocupa com essa organização)acredito estou engatinhando ainda, mas sempre com muita vontade. Obrigada por nos trazer mais orientações sobre o método montessori. Um abraço!!! Ah... Parabéns para o Rafael que pareceu no vídeo todo concentrado. Lindoooo!

    ResponderExcluir
  4. Ou Luciana, gostei muito do seu blog. Tenho 6 filhos, vivo na Irlanda e faco homeschooling com eles. este post me ajudou muito, faz um tempao que estou tentando organizar meu espaco mas estava dificil, voce me deu bastante ideias. obrigada,
    Daniela

    ResponderExcluir
  5. Olá! Desde q minha bebe nasceu (Há 2 anos)visito seu blog esporadicamente! Aprendi muita coisa por aqui e em outras fontes! Comecei a fazer homeschooling com ela resolvi voltar por aqui e me deparei com esse post maravilhoso! Amo organização e apesar do pouco espaço pq estamos em obra separei uma mini brinquedoteca pra ela! Nada se comparada à do post, mas muito organizada tb! Voru visitar com regularidade a partir de agora! Bjinhos.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todos pelas palavras tão preciosas e estimulantes para mim. O carinho de vocês me comove e me motiva a continuar partilhando minhas experiências. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Hola! Luciana
    te escribo de Chile , también nosotros somos Homeschool .
    soy uma Bra-chilena . parabems no seu blog !adorei !.
    Gracias por compartir tu organización e experiencia
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, estou muito feliz por teu comentário! Volte sempre! gracias por su amabilidad!

      Excluir
  8. Lu eu amei seu vídeo, suas explicações e sua linda organização. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Que perfeito este post. Nossa, eu assisti o vídeo e o sam ia e vinha assistir partes comigo... quando ele viu os brinquedos ficou falando sem parar:
    __"Ki ligauuu ki ligauuu ki ligauuuu"
    E eu entendi né rsrsrs preciso organizar os brinquedos dele, vc me inspirou muito. beijos

    ResponderExcluir