6 de março de 2013

Programa Inicial de Música - Doman

Este post se destina não apenas a quem pratica os programas de estimulação infantil criados por Glenn Doman como também a pais, mães ou educadores que desejam conhecer mais uma forma de musicalizar a criança. Este talvez nao seja o melhor programa de musicalização infantil, mas certamente é o mais fácil para quem não entende NADA de música e deseja começar do zero, junto com a criança. Também é uma opção para educadores, que tem tão pouco material teórico sobre musicalização para essa faixa etária: conhecer o programa é abrir horizontes para novas possibilidades em educação musical. Ele é um subprograma de "Bits de conhecimento enciclopédico", ou seja, procura introduzir a criança no mundo das notas musicais e dos sons, preparando-a para o futuro estudo formal de um instrumento musical. Mesmo que não se tenha esse objetivo em vista, o programa também serve como forma de educar os ouvidos e desenvolver a percepção sonora, mais especificamente, trabalhando a percepção rítmica e melódica. Também é uma oportunidade de incrementar o aprendizado cultural da criança, e ainda trabalhar a concentração e a sensibilidade para saber ouvir, nesses dias de superexposição a ruídos.

Faz um tempo recebi aqui os três livretos disponíveis para venda no site do IAHP. São as únicas publicações sobre música fundamentadas no método Glenn Doman que consegui. Elas são utilizadas no programa de Música que é ministrado aos pais nos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano (IAHP). Ano passado me debrucei sobre este tema e escrevi um artigo para um congresso de Educação Musical (ABEM), onde o mesmo foi apresentado. E este trabalho acabou sendo também um bom resumo para quem quer conhecer e aplicar o programa inicial de música - o primeiro da série de três níveis.

Vale salientar que nesse trabalho eu me detive mais em explicar a parte técnica mesmo, como ele está estruturado, qual sua origem, objetivos, e toda a parte procedimental. Se você tem dúvidas sobre a parte de teoria musical (explicações sobre termos e conceitos musicais), aconselho a aventurar-se e procurar pela net, onde é possível encontrar materiais muito bons para iniciciantes. Recomendo ESTA SELEÇÃO de links sobre o assunto. Os livretos originais podem ser encomendados ao preço de $15 mais frete por este e-mail.

Para não iniciados no método Doman, recomendamos fortemente que, antes de ler este material, leiam sobre o método Doman nos livros e em nossos posts. Em nosso grupo no facebook também é possível encontrar muito material de consulta.

BAIXAR ARQUIVO PDF
(Resumo do Programa Inicial de Música)

Este artigo foi baseado neste material original:
PROGRAMA INICIAL DE MÚSICA
Por Kathy Myers, diretora musical dos Institutos

Visando a ajudar na divulgaçao do conhecimento musical entre nossas crianças, e como forma de inventivar os próprios pais a estudarem junto com seus filhos e fazerem a iniciação musical dos mesmos, criei um "Kit Programa Inicial de Música". Neste Kit está tudo que você precisa para começar o programa. Veja seu conteúdo abaixo:

1 - Arquivo em pdf explicando como usar o Kit - Nele há um resumo bem objetivo de cada etapa do programa, e orientações básicas para entendê-lo. São cinco etapas abrangendo diferentes formas de estímulos musicais e auditivos, que devem ser aplicadas conforme o orientado, caso contrário a criança poderá começar a se desinteressar. Então não vale usar só uma parte do programa, especialmente se forem as notas musicais isoladas. Se você quer dar uma olhada no arquivo antes de baixar o Kit, CLIQUE AQUI.

2 - O arquivo power point que foi usado no Congresso da ABEM para apresenar o programa. Também é uma forma de conhecer, objetivamente, sobre Glenn Doman e seu Programa Inicial de Música.

3 - Arquivo APRECIAÇÃO MUSICAL - a primeira etapa do programa. Um arquivo .txt com orientações e como baixar vídeos com peças eruditas simples, curtas e especialmente editadas para ser apresentadas a crianças pequenas.

4 - Pasta de OUVIDO ABSOLUTO - a segunda etapa do programa. Um .pps e um .ppt (arquivo power point editável) com os nomes e sons das notas musicais (para a escala diatônica de Dó Maior)

5 - Pasta LEITURA DE NOTAS - é a terceira etapa e está subdividida em duas partes. Contém um .pps e um .ppt (editável) com os nomes das notas, e mais outros dois só com o som das notas. Nesta pasta também incluí um pequeno programa, o "Noteworthy composer", que é bem fácil de usar, e ainda coloquei um pequeno manual ensinando a usar seus comandos básicos. Também acrescentei algumas partituras simples, para que o adulto possa contextualizar as notas que serão ensinadas à criança: de preferência ele deve escolher uma canção que ela conheça, e usar as notas dessa canção no programa. Com o Noteworthy composer é pósível acrescentar outras notas ao power point.

6 - Pasta LEITURA RÍTMICA - A quarta etapa do programa. Contém um .pps e um .ppt com a representação de figuras e células rítmicas, lidas com a minha voz de taquara rachada. A voz guia é só para os pais terem uma noção da leitura. Depois que abusarem no meu sotaque, podem eles memos fazer a leitura, o que é altamente recomendável. A partir daí poderão criar, eles mesmos junto com a criança, suas próprias combinações de ritmos.

7 - Pasta TERMOS MUSICAIS - vários power points editados para servirem de "Bits" de conhecimento musical. Estão todos em inglês, mas são facilmente editáveis. Servem mais para ilustrar que tipo de conhecimento você pode apresentar à criança.

A pergunta que não quer calar: Com que idade começar? Recomendo a partir de 6 meses até 6 anos.

115 MB

No vídeo abaixo estão demonstradas as cinco etapas do programa. Bem à época que eu deveria apresentar meu trabalho no congresso da ABEM meu pequeno Rafa adoeceu de pneumonia e lá ficamos nós 15 dias internados no hospital. Acabei tendo que fazer os vídeos lá mesmo.



Observações: No primeiro vídeo demonstrativo, o de apreciação musical, minha ideia era fazer cócegas para brincar com ele. Mas depois, assistindo ao vídeo, percebi que ao fazer isso eu o desconcentrei desnecessariamente. Repare no esforço que o coitadinho faz para prestar atenção ao vídeo e a mãe boba aqui não deixa. Não façam isso em casa, crianças heheheh No vídeo do ritmo é possível perceber que tem uma hora que ele olha pra trás: entenda que a criança não precisa parecer muito atenta ao programa para ele funcionar. Hoje mesmo uma amiga  comentou em um grupo do facebook em que participo que se preocupa com o fato do filho não prestar muita atenção às coisas que ela mostra. Isso é totalmetne normal e saudável. Crianças bem pequenas, até 3 ou 4 anos, não focam mesmo a atenção por muito tempo em nada, a não ser que seja algo pelo que ela tenha profundo afeto. Mas ao mesmo tempo, esas mesmas crianças possuem uma extraordinária capacidade de captar as informações sem precisar estar muito focadas nelas. Qualquer mãe mais experiente sabe do que estou falando. Aquela conversa que você tem perto da criança, despretensiosamente, enquanto ela brinca, pode vir à tona num futuro breve, com ela usando exatamente suas palavras, quando você achava que ela não estava nem prestando atenção em você. Por essa incrível capacidade de assimilar informações do ambiente, as crianças pequenas não precisam ser forçadas a olhar, ficar paradas ou caladas enquanto você mostra uma informação.

8 comentários:

  1. Olá.

    Adoro seu blog, que acompanho já faz algum tempo.

    Baixei o kit de musicalização, mas fiquei com uma dúvida:

    tenho a impressão que o pps de ouvido absoluto seria mais eficiente se primeiro tocasse a nota com a imagem da mesma e so depois se falasse o nome da nota.
    Sou leiga em música, por isso mesmo creio que o mais difícil é associar o som à nota e não a notação ao nome.
    O que vc acha?

    obrigada

    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana! Obrigada por comentar.
      Todos os ppts foram feitos com base nas orientações de Glenn Doman. Em todos os programas dele, primeiro se fala o nome, e depois se mostra a palavra, figura, ou neste caso, o som. Se vc ler cuidadosamente as instruções, vai ver que a associação do som à nota, é trabalhado na etapa "Leitura de notas", parte 2.
      Beijos,

      Luciana

      Excluir
  2. Querida Luciana,

    Você é muito, muito legal. Acho o máximo sua dedicação em ajudar pais a utilizarem o método Doman com seus filhos. Baixei seu material e existe um manual de instrução para um programa, mas o programa não vem junto, não é? No meu caso, havia um arquivo em branco, como se não fosse possível abri-lo. Aliás, eu não entendi para quê serve o programa. É como se fosse um piano virtual? Parabéns pelo seu trabalho!!!

    Emanuelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Emanuelle, desculpe a demora em responder e obrigada por seu comentário.
      O programa serve para fazer partituras e arquivos midi das notas musicais e melodias que você quiser usar com seu bebê.
      Você pode baixá-lo aqui: http://www.noteworthysoftware.com/composer/evaluate.htm

      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  3. Olá Luciana, o link para o Kit está off, vc poderia disponibilizá-lo novamente? Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cal, consertei o link, agora está ok. Obrigada por avisar, abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana, estou com o mesmo problema do Cal. Poderia ajudar-me?
    Maravilhoso seu trabalho aqui no blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, testei o link e está funcionando normalmente.
      Para baixar é só colocar a senha mencionada abaixo do link e depois clicar no botão que tem escrito "baixar" com uma nuvenzinha e uma seta para baixo azul. Depois aguarde 20 segundos e vai baixar automaticamente. Você precisa fazer login ou se cadastrar no 4shared para conseguir. Beijos.

      Excluir