24 de abril de 2013

Alfabetizando através de livros - parte I

Os métodos de alfabetização às vezes parecem muito complicados e sectaristas. Cada um que reclame para si o título de melhor método de albetização. Mas eu cá desconfio que, para a criança, de nada interessa os professores sisudos, austeros e inflexíveis que discutem suas teses acadêmicas.

Quem quer chegar até a mente da criança tem que ser leve como ela. Para saber alfabetizar uma criança é preciso dançar com ela. Você, professor alfabetizador, já dançou com uma criança? Esse é um requisito muito importante e que nenhum acadêmico sério ainda levou para estudar no laboratório do professor doutor orientador. Ler e escrever é um processo único para cada criança. E por isso a dança: é preciso descobrir o ritmo, a melodia e compasso que lhe indicarão o movimento a seguir. E quem toca a música não é você, é a criança! Será que saberemos ouvir? Será que saberemos dançar ao som dela? Não adianta armar-se de cartilhas, teorias e materiais pedagógicos se você não se curvar, envergando toda o seu conhecimento à altura da criança, e, delicamente, oferecer-se para ser conduzido por ela. Quantas mães e professores estão dispostos a serem conduzidos enquanto ensinam? Dancem, adultos, dancem. E se permitam redescobrir o prazer de descobrir. De re-conhecer letras, palavras e significados.

Hoje estou começando uma série que propõe a alfabetização através de livros (já fiz algo parecido há um tempo atrás, veja neste POST AQUI). Estou fazendo para meu filho mais novo, mas gostaria de compartilhar pois pode ajudar outras crianças também. O bom de se permitir estudar, sem preconceito, vários métodos de alfabetização, é se deter no que eles tem em comum, e não suas divergências. E o livro é o que todos os métodos tem em comum. É para o livro que desemboca todo o sentido de ler e escrever. É dele, portanto, que partiremos em busca desse sentido. Para cada livro escolhido utilizaremos diversas estratégias. Palavra inteira, silábico, fônico, manipulação concreta da letra, escrita espontânea, cópia no pontilhado, etc. A leitura e a escrita serão trabalhadas em conjunto ofertando à criança diversos caminhos para apreendê-las. É preciso saber observar qual estratégia fala com mais eficácia a cada criança, e reforçá-la. Respeitar seu tempo de processar e compreender, que é sempre diferente para cada um dos pequenos. E sobretudo demonstrar total confiança na capacidade da criança, não importa qual seja o seu nível de expectativa - ou o dela.

Serão 10 livros, para cada um criei um power point apresentando o vocabulário através de sílabas, palavras e frases, que também podem ser impressos em forma de cartões para trabalhar sua formação com a criança. Compartilharei também um livro de atividades para trabalhar a escrita a partir do texto. Mas nada impede que você escolha seus próprios livros e adapte as atividades para sua criança. Na verdade seria ótimo se fizesse isso! Quanto mais próximo o livro estiver do contexto de vida da criança, melhor.

Para que idade é indicado esse material? Para qualquer criança que já seja capaz de identificar e escrever as letras do alfabeto em bastão, e também de reconhecer sílabas simples.

O primeiro livro faz parte do programa Alfa e Beto de alfabetização, que adota o método fônico. É uma história bem simples, com poucas páginas. Um bom modo de começar para dar à criança a segurança de que é capaz de ler um livro.
PARA VISUALIZAR O LIVRO CLIQUE AQUI

Para baixar a apresentação de power point abaixo (necessário para visualizar as palavras em movimento), clique no botão "slideshare", e na nova página clique em "Save" no menu superior;

01 fafa from luxlunae




CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO DE ATIVIDADES
 

8 comentários:

  1. Ai Lu, vc é demais! Que lindo seu jeito de compartilhar seus conhecimentos, fico orgulhosa de ser sua amiga! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. ôpa, já estou ansiosa pelas próximos posts dessa série rsrs
    Érica

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciana! Parabéns pelo post e obrigada por ccompartilhar mais está atividade. Leio seu blog quase todos os dias. Gostaria de te fazer uma pergunta, não sei se vc pode me ajudar, uma vez eu assisti um vídeo seu sobre a organização de um espaço em sua casa q ficou maravilhoso e nele tinha o seu filho mais novo fazendo uma atividade no tablet sobre vogais. Gostaria de saber como vc baixou ou que endereço devo procurar baixar, e para eu trabalhar c minha filha de saber2 anos. Desde já, agradeço sua atenção e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida, o nome do app é "LetterSchool", para ipad, vc consegue buscando na app store. Ele é ótimo!

      Excluir
  4. Uau, descobri este blog agora e fiquei impressionada!! Ele vai me ajudar muuuito, rs. Parabéns! Vou voltar nele para consultar suas dicas porque também AMO estimular minhas filhas em casa. Quando tiver um tempinho, visite meu blog também. Eu escrevo sobre maternidade: www.maternidadeproativa.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  5. Tatlita, muito obrigada por seu lindo comentário! Fui até seu blog e gostei bastante também, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Luciana, eu não entendi direito como usar o texto do powerpoint...é só pra ler pra criança? pra completar quando aparece a figura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica, vc precisa baixar o arquivo de power point para ele funcionar corretamente. O slideshare não mostra os efeitos. A ideia desse power point é trabalhar as sílabas, que sao mostradas por partes e em cores diferentes, e também a palavra inteira. A ideia é mostrar e falar cada sílaba e palavra antes de ler o livro, quando ela for ler o livro é provável que reconheça algumas palavras e sílabas, e dependendo do estágio em que se encontra, consiga até mesmo ler sozinha.

      Excluir