2 de abril de 2013

Caixas sensoriais com gelatina

Aqui em casa amamos gelatina. Tem essa sobremesa AQUI, que eu gosto de fazer de vez em quando (e que, por sinal, é perfeita para se fazer com as crianças), que leva diversos tipos de gelatina, por isso sempre tenho um pequeno estoque no armário da cozinha. Acontece que às vezes escapa de uma ou outra perderem a validade, e aí, o que fazemos? Caixa sensorial! kkkkkk


1 - CAIXA SENSORIAL FUNDO DO MAR

 Fiz essa caixa em duas camadas para dar um efeito tridimensional ao nosso "mar". A primeira camada fiz com gelatina azul. Depois que endureceu, cobri com gelatina verde. Os bichinhos marinhos mais bacanas são da marca "Buba", comprei nesse site AQUI, mas parece que estão esgotados. Também usei aquelas tartarugas simples de aniversário e uns pingentes plásticos. Obviamente tudo foi previamente higienizado.

  É curioso observar como em toda caixa sensorial a dinâmica é a mesma: primeiro a surpresa, depois um certo receio de mexer com aquilo tudo, e por fim eles se entregam e exploram de todas as formas possíveis. Aqui, dei ferramentas para eles descobrirem como "pescar" os animais. Eles se empenharam em misturar as gelatinas também.


 2 - CAIXA SENSORIAL FORMAS (ideia retirada do blog Inventando com a Mamãe)

 Com a receita da bala de gelatina eu fiz duas formas e depois disponibilizei alguns cortadores de biscoito para eles explorarem. Também fiz balinhas (essas antes do vencimento!) usando formas de acetato, do tipo que se faz chocolate, mas é preciso untar com uma msitura de óleo e água, para a hora de desenformar. Essas até eu provei! Ficam durinhas e ótimas!

Atividades sensoriais agradam crianças de todas as idades. E mesmo os adultos que estejam por perto não resistem...

3 - CAIXA SENSORIAL QUANTIDADES

 Para esta caixa eu usei forminhas de gelo de silicone. Também foram previamente untadas com água e óleo para facilitar na hora de desenformar (ainda assim quebrei um pouquinho). Não sei se dá pra perceber pelas fotos, mas são numerais e cubos que imitam dados. O jogo foi relacionar os números e as quantidades dos "dadinhos", trabalhando ainda a coordenação motora com o pegador de gelo/macarrão.

 Quando ficou difícil de levar à boca  ele apelou pra mão mesmo :-)

5 comentários:

  1. Acho que neste post tem algumas das caixas sensoriais mais lindas que já vi em minha vidinha. Lu, lindas lindas lindas!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muitoooo lindo!!! Da mil possibilidades, efeito lindo e estimulo par todos os sentidos, ne?!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas! Sim, Nana, pra quem tem caixa sensroail de luz, fazer essa brincadeira com gelatina é uma possibilidade ótima também ;-)

    ResponderExcluir
  4. Monique Oliveira3 de abril de 2013 17:23

    Que ideia maravilhosa!! Tá ai uma opção de base pro meu filho, que ainda quer colocar algumas coisas na boca rs

    ResponderExcluir
  5. eu queria essa receita da bala de gelatina...
    érica

    ResponderExcluir