13 de maio de 2013

Alfabetizando através dos livros - Parte II

Continuando a nossa série de livrinhos para alfabetização, gostaria de dar algumas dicas quanto a apresentação desses livrinhos. Primeiramente é bom que você os tenha de forma física. Para a mente de um adulto pode parecer bobagem se as figuras e textos já constam no computador. Mas para a criança faz bastante diferença folhear, sentir a textura do papel, tocar nas palavras impressas. Se você não puder comprar, imprima, mas deixe que a criança tenha essa experiência sensorial com o livro, pois ela também aprende com o sentido tátil.

Invente formas interessantes de contar a história: pode ser um teatrinho de bonecos, pode ser imitando a fala dos personagens, pode ser você desenhando enquanto conta a história. Na foto abaixo, eu estou mostrando o livro com uma lanterninha antes do pequeno dormir.


Antes de fazer as tarefinhas faça um jogo com um silabário, que nada mais é que as sílabas escritas em cartoezinhos para a criança reconhecer, juntar, se familiarizar. Selecione as sílabas que aparecem com mais frequência no livro, é uma espécie de "revisão" antes de começar as tarefas.


Respeite o ritmo da criança, haverá dias em que ela se mostrará mais disposta, outros não. Não tem problema em passar até mais de uma semana trabalhando o livro, ou dar uma pausa para renovar o interesse. Em todo caso, faça desses momentos, momentos de alegria. Nunca pressione ou force-a a participar. Se ela não se sentir bem e interessada, é porque ainda não chegou o tempo certo dela ler.


O livro selecionado esta semana é da Coleção Estrelinha, uma coleção preparada pra crianças em diferentes estágios da alfabetização. Os livros são classificados com uma, duas ou três estrelas, por ordem de dificuldade. Este livro está entre os mais simples: sílabas simples e poucas frases pequenas.

Peço que me perdoem porque não consegui digitalizar meu livro, por isso usei gravuras de baixa resolução que peguei num album do picasa que tem o livro redesenhado. Mas não se preocupem, que a imaginação da criança se encarrega de completar e colorir os desenhos :-)

Nota para quem usa o método Doman: eu fiz todo o texto em bastão porque é o tipo de letra que estou usando com meu filho. Mas o arquivo .ppt é editável, e você pode reescrever em letra de imprensa. Se pretendo mostrar as frases, a melhor forma é imprimir os slides com as frases, recortar as palavras e mostrar numa única linha horizontal (com ou sem o sentenciador, mas o recomendável é NÃO colocar palavras uma embaixo da outra)

PARA VISUALIZAR O TEXTO DO LIVRO CLIQUE AQUI

Para baixar a apresentação de power point abaixo (necessário para visualizar as palavras em movimento), clique no botão "slideshare", e na nova página clique em "Save" no menu superior; 






CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO DE ATIVIDADES

Um comentário:

  1. Acho que até nós adultos preferimos um bom livro impresso,dizem que a tendência é deles acabarem,mas espero que a editoras comecem a fazerem mais feiras do livro (nunca consegui gastar 80 reais em um livro,mas nas feiras gasto mais do que 100 reais e a sensação de ter muitos livros para ler não tem preço!).

    Adorei a forma como apresenta um novo livro,trabalhando em várias etapas e estimulando a interpretação pessoal.Quem não lembra da parte de gramática e de interpretação láaaa da terceira série (quarto ano)?Uma pena no Ensino Médio tentarem resgatar esse período e os alunos não acompanharem (por falta de leitura ou acompanhamento em casa,estímulos).

    Vou ficar de olho nessa coleção estrelinha (uma preciosidade para dar de presente,não é?Não,não foi uma cantada!)

    Sou uma preguiçosa pra usar Doman,sei que pode ser flexível,mas muita liberdade no meu caso,não é bom.Quero fazer os livrinhos,deles meu filho ama =)

    Tá de parabéns essa postagem!Obrigada por nos disponibilizar tanto tempo,carinho e atenção!

    Hekat Ribeiro

    ResponderExcluir