22 de maio de 2013

Alfabetizando através dos livros - parte III

Eu estava ansiosa para chegar no livrinho de hoje, que é dos meus preferidos: O macaco e a mola, de Sônia Junqueira e ilustrações de Alcy. A versão que tenho é a mais antiga, a atualizada é em letra bastão. Como comprei em um sebo, tive que me dar ao trabalho de transcrever todo o texto da edição antiga para bastão também... mas para quem usa o método Doman fica a dica de procurar pela edição antiga para letra de imprensa. Este livro também pertence à Coleção Estrelinha e é classificado com uma estrelinha - nível iniciante.

Como recurso pedagógico eu escolhi um macaco, uma mola e uma malinha. A ideia é, toda vez que a criança ler uma página, você usar os recursos para fazer o que ela leu, como num teatrinho que funciona à medida que ela lê o livro. Claro que nas primeiras vezes você irá ajudar lendo aquilo que a criança não conseguir, até que ela seja capaz de ler tudo. E também pode propor que ela mesma faça o teatrinho se desejar.

 Fiz um vídeo demonstrando algumas das tarefinhas dos nossos livros de atividade, porque às vezes as mães têm dúvidas sobre a diferença entre os métodos silábico, fônico e da palavra inteira. No vídeo coloquei uma tarefa de cada, mostrando como as apresento. Desculpem a má qualidade de iluminação :-P

 

PARA VISUALIZAR O TEXTO DO LIVRO CLIQUE AQUI.

Para baixar a apresentação de power point abaixo (necessário para visualizar as palavras em movimento), clique no botão "slideshare", e na nova página clique em "Save" no menu superior; 

 Com este power point tive o cuidado de colocar as imagens depois das palavras aparecerem, o que é bem interessante para que a criança faça uma leitura real.



CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO DE ATIVIDADES

 Achei o blog "Mistura de Alegria", que também tem várias atividades a partir do livro, voltadas para crainças em nível de alfabetização. Para acessar CLIQUE AQUI.

Um comentário:

  1. Luuuuuuuuuuuuu!!!!

    preciso de beliscar para acreditar que vc é real!!!!

    Que maletinha mais "fala tudo" foi essa?!?

    ainda não comecei esse processo de programa de leitura com meu pequeno. Mas sem sombra de duvidas já tenho meu cronograma todinho aqui!!!

    Perfeito!!!!!!!!!!!

    "Agora quero outra tarefa!!!" (Bruninho aprende, aprende como se faz meu filho!!!! rsrsrs) Lindo lindo lindo....

    Oh pra vcs <3

    ResponderExcluir