10 de junho de 2013

Alfabetizando através dos livros - parte IV

PARA VISUALIZAR O TEXTO DO LIVRO CLIQUE AQUI.

O livor "O rabo do Gato" é o mais simples da coleção "Gato e Rato", e tem um vocabulário fácil, com muitas repetições: um convite irresistível à leitura. Ainda assim pode ser bem desafiador para a criança distinguir entre palavras como sapO e sapA. Pequenos detalhes como esse promovem um grande desenvolvimento na leitura. Eu SUPER indico a leitura DESTE POST, no blog Ensine seu Filho, a respeito dos pares mínimos.

Tive a ideia de fazer um joguinho bem simples de dominó com os nomes dos animais que vimos nos livrinhos até agora. São apenas cinco: tatu, sapo, gato, pato e macaco. Mas já é uma forma de reforçar o aprendizado dessas palavras. O jogo não está um primor gráfico porque usei este gerador automático AQUI, acrescentando só o tatu. Clique na imagem, depois clique novamente com o botão direito e salve a imagem para depois imprimí-la (imprima em papel mais grossinho).



Para baixar a apresentação de power point abaixo (necessário para visualizar as palavras em movimento), clique no botão "slideshare", e na nova página clique em "Save" no menu superior; 


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO DE ATIVIDADES

6 comentários:

  1. Uau, Lulu! Tá demais esse material. Que bom que estás compartilhando tudo. Já vai ficar pro baby.

    O legal é que na biblioteca da escola das minhas filhas tem toda a coleção gato e rato, estrelinha, mico maneco, tudinho.

    Besitos

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Luciana!!!! Obrigada por partilhar o material sobre os livros. Estou salvando todos, para começar com ela mais tarde. Esta simplesmente fantástico. Aproveitando o momento gostaria de pedir sua valiosa opinião, claro se não for pedir demais.Minha filha está com 2 anos e 3 m, e comecei a aplicar o método Doman com 1 ano e 2 m. Ela está ativa no processo, agora quando mostro a frase ela tá soletrando a palavra, exemplo: MAR (ela fala assim:M de macaco,A de avião e R rato) fiquei um pouco preocupada. Ela conhece o alfabeto só que o som as vezes ela troca, ela sabe a palavra mas fala o som de outra letra. Desculpa, você entendeu??? Na sua experiência, vc acha que devo fazer com ela aquele silabário que vc disponibilizou ou ainda está cedo ou vc me indicaria outra coisa. Minhas perguntas à você é porque confio e respeito demais o seu trabalho. Seu blog é a prova concreta da sua competência, inteligência e dedicação. Desde já, agradeço imensamente sua resposta. Aguardo sua opinião quando puder responder ok???. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida, desculpe a demora em responder, estava viajando. Sobre sua filha, não há motivo para preocupação, muito pelo contrário. Se ela está demonstrando que é capaz de analisar as palavras, certamente é hora de trilhar o caminho analítico, e começar a mostrar os sons das letras e das sílabas, começando pelas letras, encontros vocálicos e depois sílabas simples. O site bebele.com.br é uma opção que sempre recomendo, e você também pode usar os silabários, joguinhos de formar palavras, letras móveis, etc. sempre através de brincadeiras e com jogos rápidos para não cansá-la. Também chame sua atenção no dia-a-dia, para as palavras e letras que a cercam. Quando ela estiver reconhecendo as sílabas você pode continuar apenas com esse caminho e parar como Doman. Desejo boa sorte, parabéns pela filha esperta! Beijos!

      Excluir
  3. Querida Luciana! Muito obrigada pela resposta. Fiquei mais tranquila. Vou fazer o que vc me orientou. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciana!

    Em meio a pesquisas na Net eis que encontro o seu blog. Gostei muito dele e já me tornei seguidora. Parabéns pelas postagens!

    Abraços

    Marilene Terra

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog! Recomendei na página para educadores, pais e mães.

    ResponderExcluir